O cachorro com diarreia sempre gera uma preocupação em quem tem um bichinho de estimação, principalmente porque esse é um sintoma comum a vários problemas de saúde. Como se isso não bastasse, o aspecto das fezes pode assumir diferentes colorações, que variam desde o marrom - que é o normal - até tonalidades de verde, vermelho ou amarelo. Mas o que será que o cachorro com fezes mole e amarela indica? É um problema muito grave? O que pode ser feito para aliviar a diarreia em cachorro? Tire suas dúvidas a seguir!
Fezes de cachorro com muco amarelo: o que pode ser?
Observar o aspecto do cocô de cachorro é muito importante para saber quando há algo de errado com ele. Existem vários tipos de fezes, mas quando se trata de um organismo saudável é importante que elas sejam de cor marrom - que pode variar entre um tom de castanho mais claro ou mais escuro -, com consistência firme, formato cilíndrico e sem a presença de objetos estranhos ou revestimentos. Ou seja, se você encontrar um cachorro evacuando gosma - como se fossem fezes com muco - com cor e consistência diferente do normal, é importante avaliar a situação.
No caso das fezes de cachorro com muco amarelo, algumas possibilidades são:
- Síndrome do intestino irritável;
- Alergia alimentar em cães;
- Presença de parasitas intestinais;
Em todo caso, não deixe de levar o seu doguinho ao veterinário. Somente um profissional qualificado poderá diagnosticar o problema e sugerir o tratamento mais adequado para a situação.
A diarreia em cachorro também pode ter diferentes causas
Para saber o que significa o cachorro com fezes mole e amarela, é importante entender o que causa a diarreia isoladamente. Apesar de ter alguns motivos em comum - como infestação por parasitas e problemas na alimentação -, outros quadros que podem deixar o cachorro com diarreia são estresse, intoxicação, doenças virais e infecções.
O tratamento, portanto, vai depender principalmente daquilo que originou o problema. Se for uma infecção, a administração de um antibiótico para cachorro e outros remédios às vezes é suficiente para amenizar a situação. Já se for um caso de parasitas intestinais, a vermifugação é a melhor alternativa, enquanto outros tipos de parasitas - como pulgas e carrapatos - precisam de medicamentos específicos para a situação. De toda forma, é sempre muito importante ficar atento quando a diarreia em cachorro dura muito tempo e assume uma coloração inesperada!
Cachorro com diarreia: o que fazer para ajudar o pet?
Uma das maiores dúvidas ao se deparar com as fezes moles do pet é: o que dar para cachorro com diarreia? Apesar de parecer a solução mais fácil, já alertamos que não é seguro procurar receitas caseiras ou qualquer tipo de medicamento sem orientação veterinária. Mesmo que a intenção seja ajudar o animal, pode surtir o efeito contrário e acabar piorando a situação dele.
Tendo isso em mente, aqui vão algumas dicas: ofereça água para o cachorro, mas em uma quantidade moderada. Isso vai ajudar a evitar quadros de desidratação que podem ser provocados pela diarreia. Também é importante não oferecer nenhum petisco ou alimento que fuja da dieta tradicional do pet.
O tutor deve observar se existem outros indícios que indicam um problema mais sério, principalmente se o quadro de diarreia perdurar por mais de 24 horas ininterruptas. Se detectar sintomas como febre em cachorro, apatia e falta de apetite, vale a pena marcar um veterinário o quanto antes! Além disso, casos de diarreia em cachorro filhote ou idoso também precisam de avaliação médica imediata, porque são animais com o organismo naturalmente mais frágil.
Redação: Juliana Melo