Encontrou seu cachorro com nariz escorrendo? É bom ficar atento! Essa é uma situação que pode acontecer por diferentes motivos, e nem sempre significa algo grave, mas todo cuidado é pouco quando se trata da saúde do cachorro. A cor da secreção nasal, inclusive, é um fator importante na hora de entender o que está acontecendo. Pensando nisso, separamos as principais razões por trás do nariz de cachorro escorrendo e o que é recomendado fazer em cada uma dessas situações. Veja a seguir!
Cachorro com nariz escorrendo e espirrando: será que é gripe?
Geralmente essa é a primeira pergunta que se passa pela nossa cabeça quando vemos um focinho de cachorro escorrendo. Na maioria das vezes a gripe canina é, de fato, o motivo por trás dessa situação, que pode vir acompanhada de tosses e espirros. Embora seja mais comum no inverno, nada impede que a doença se propague também em outras épocas do ano, por isso é importante ficar atento. Transmitida por meio do contato de um cão saudável com um cão doente, a gripe em cachorro pode ser facilmente prevenida com uma simples medida: vacinação. O recomendado é que a vacina seja aplicada principalmente em cães que têm o hábito de sair com frequência.
Focinho de cachorro escorrendo pode ser por causa de alergia
Outra causa muito comum para o nariz do cachorro escorrendo são as alergias, que podem ser de diferentes tipos. A reação alérgica pode acontecer porque o animal comeu alguma coisa que não faz bem ao seu organismo ou porque teve contato com substâncias alergênicas, como pólen ou produtos químicos. Quando isso acontece, alguns dos principais sintomas que podem ser observados são o cachorro com olhos remelando e nariz escorrendo. Além disso, pele vermelha, queda de pelos e coceira excessiva também podem ser notados. É importante procurar o auxílio de um médico veterinário nesses casos.
Cachorro com secreção nasal amarela é sinal de cinomose
Se você observar uma secreção com coloração amarelada, redobre a atenção com seu amigo de quatro patas. A cinomose é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus que é altamente transmissível e pode até levar à óbito ou deixar sérias sequelas no animal. A enfermidade possui três estágios distintos: no primeiro, o cãozinho pode apresentar diarreia e vômito. No segundo, uma das sintomatologias é o cachorro com nariz escorrendo, espirrando ou com corrimento ocular. No terceiro e último estágio, pode haver febre, tremores, desorientação e até mesmo convulsão. Por se tratar de uma doença bastante séria e que pode ser fatal, é imprescindível levar o seu doguinho ao veterinário o quanto antes caso haja qualquer suspeita da cinomose. A vacinação também é a forma mais eficaz de prevenir a doença.
Cachorro com o nariz escorrendo: problemas dentários ou tumores também podem estar associados ao problema
É mais raro de acontecer, mas o nariz do cachorro escorrendo também pode ser porque o cãozinho está com a saúde oral comprometida. A inflamação da gengiva e a presença de tártaro podem obstruir a cavidade nasal, e por isso, é muito importante cuidar da saúde bucal do seu amigo de quatro patas, escovando os seus dentes e fazendo limpezas regulares na região.
Já no caso de tumores, é possível perceber uma diferença na coloração da secreção também. Geralmente ela fica mais avermelhada, apresentando um leve sangramento nasal. Por isso, se o seu cãozinho por acaso estiver com o focinho escorrendo com uma coloração diferente, não hesite em procurar a ajuda de um médico profissional assim que possível.
Redação: Juliana Melo