Se você convive com um cãozinho, já deve ter reparado que o cachorro sente frio quando o inverno chega. Mesmo que tenham o corpo inteiramente coberto por pelos, esses animais são sensíveis às mudanças de temperatura - e isso vale tanto para o calor, quanto para o frio. Mas será que cachorro sente frio igual humano? Ou será que os diferentes tipos de pelo influenciam na forma como os doguinhos enfrentam os dias mais gelados? Para solucionar esse mistério de uma vez por todas, o Patas da Casa preparou uma matéria especial sobre o assunto!
Cachorro sente frio, mesmo se tiver pelagem dupla?
Não é mistério que o cachorro sente frio, mas sabia que o tipo de pelo pode interferir na forma como o cão “recebe” a temperatura? E isso não se restringe apenas ao comprimento do pelo, pois até mesmo cães com uma pelagem mais comprida, como o Shih Tzu, tendem a sentir mais frio do que outros cãezinhos.
Quem se salva disso são os cães que têm uma dupla camada de pelos, como o Chow Chow, Husky Siberiano, São Bernardo e Border Collie. Essa dupla camada funciona da seguinte maneira: ela é composta do pelo, que é mais externo e aparente, e do subpelo, que fica escondido e tem um comprimento mais curto. Essa junção confere uma aparência mais felpuda ao cão, e ao mesmo tempo o deixa mais protegido do frio. Por isso alguns pets são mais resistentes às baixas temperaturas, enquanto outros - seja um cachorro de raça ou cachorro vira-lata -, sentem frio com mais facilidade.
Vale lembrar que quando o pelo de cachorro é duplo, o animal pode até não sentir tanto frio, mas exige uma rotina de cuidados mais frequente do que outros bichinhos. O tutor deve aprender como desembolar pelo de cachorro com escovações regulares para evitar que os fios se espalhem pela casa.
Quais são as raças de cachorro que sentem mais frio?
Cães com uma pelagem muito fina e/ou curta e que não tem uma dupla camada de pelos geralmente sofrem mais quando o tempo esfria. É por isso que um cachorro Shih Tzu sente frio mais intensamente do que um Husky Siberiano, por exemplo: o Shih Tzu, apesar de ser peludinho, tem pelos com uma espessura muito fina, enquanto o Husky possui duas camadas de pelo que ajudam a suportar melhor as baixas temperaturas. Nesses casos, o tutor deve ficar atento a quaisquer sinais que indicam que o doguinho está incomodado com o clima, como tremores pelo corpo, respiração lenta, sonolência excessiva e passar mais tempo deitado enroladinho do que o normal.
Se o seu cachorro sente muito frio, é provável que ele pertença a uma das raças abaixo:
- Boxer
- Bulldog Francês
- Bulldog Inglês
- Cão de Crista Chinês
- Chihuahua
- Dachshund
- Galgo Italiano
- Pinscher
- Pug
- Shih Tzu
- Whippet
- Yorkshire
Veja alguns cuidados importantes quando o cachorro sente frio!
Nos dias mais frios, é importante dar uma atenção especial ao seu amigo de quatro patas (especialmente se ele é mais friorento). Uma dica é investir em uma roupa de frio para cachorro, como casacos, jaquetas, moletons e cachecóis. Além de deixar o doguinho super charmoso, esse é um jeito eficiente de deixá-lo mais quentinho. Mas não se preocupe: se o seu pet não é muito fã de vestimentas, também existem outras formas de como aquecer cachorro no frio, como mantas, cobertores e tapetes térmicos para cães. O importante mesmo é garantir que seu amigo não vai sofrer com o clima!
Redação: Juliana Melo