Cachorro

Cachorro "cruzando" com bichinhos de pelúcia: o comportamento causa estranheza nos tutores, mas tem explicação; entenda

Publicado - 05 Julho 2024 - 16h20

Atualizado - 05 Julho 2024 - 16h21

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Quem nunca se deparou com a cena inusitada de um cachorro "cruzando" com um bicho de pelúcia ou almofada? Essa situação pode gerar risos, desconforto, estranheza e até preocupação nos tutores, afinal, esse não é um comportamento muito esperado. Mas por que será que os cães têm esse comportamento peculiar com os bichinhos de pelúcia? A verdade é que existem várias razões para essa atitude, desde instintos naturais até questões de saúde. O Patas da Casa vai te mostrar quais são esses motivos e decifrar outros comportamentos estranhos do cão, como montar na perna do tutor.

Entenda o comportamento do cachorro "cruzando" com bicho de pelúcia

Com certeza você não é o único a achar estranho o cachorro "cruzando" com pelúcias, mas porque será que isso acontece? O cruzamento de cachorro com o bicho de pelúcia pode acontecer por diversas razões. Ele pode estar relacionado a instintos naturais do cão ou necessidades emocionais e físicas. Confira quais são os motivos que explicam esse comportamento canino:

  • Necessidade sexual: quando os cães atingem a maturidade sexual, os hormônios sexuais (progesterona e estrogênio) aumentam drasticamente. Como consequência, os cães buscam uma forma de tentar satisfazer as necessidades sexuais do acasalamento. No entanto, na falta de um parceiro, eles tendem a reproduzir esse comportamento de outras formas, seja com uma pelúcia para cachorro ou com outros objetos, como cobertores e almofadas.
  • Impor dominância: em toda matilha de cães existe uma hierarquia onde o cachorro alfa é considerado o líder do grupo, enquanto os demais se submetem. Uma das táticas utilizadas pelos cães para estabelecer essa liderança é justamente o ato de montar no outro animal. Esse é um comportamento instintivo da espécie para afirmar sua dominância, e os bichos de pelúcia podem ser vistos pelos cães como algo que pode ser dominado.
  • Aliviar o estresse e ansiedade: o cachorro "cruzando" com o bicho de pelúcia também pode indicar questões emocionais do animal. Um cachorro estressado ou ansioso pode montar nos bichos de pelúcias como forma de aliviar esse sentimento, já que o ato pode proporcionar um relaxamento e distração para o animal. 
  • Gastar energia; cachorros agitados também podem montar em bichos de pelúcia para gastarem a energia. Esse tipo de comportamento é comum em cães que não passeiam diariamente ou em cães com tédio, que não recebem estímulos suficientes no dia a dia.

Como fazer o cachorro parar de cruzar com as coisas?

O cachorro "cruzando" o tempo todo com bichos de pelúcia e outros objetos da casa é uma situação que pode ser desconfortável para o tutor. Então, como fazer o cachorro parar de cruzar com as coisas? Calma que existe solução. Para reverter essa situação, você precisa descobrir qual é a origem do problema. Se o problema for excesso de energia, por exemplo, você deve passear com cachorro com maior frequência e oferecer brinquedos interativos que possam distrair o pet em casa. A castração de cachorro também é uma forma de evitar esse tipo de comportamento, já que reduz os hormônios sexuais do animal.

Imagem Quiz:Como é o comportamento do seu cachorro com visitas?

Como é o comportamento do seu cachorro com visitas?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Além disso, é importante não permitir que o cachorro reproduza esse comportamento. Quando ele estiver ‘cruzando’ como bicho de pelúcia, você deve redirecionar esse comportamento com um outro objeto que chame a atenção do animal, como o brinquedo favorito dele. Você também pode usar o “não” para repreender a atitude do animal quando ele estiver montando no ursinho de pelúcia, pessoas e outros objetos. Esse é um dos truques para cachorro considerados mais importantes, pois estabelece limites na convivência com o animal.

golden retriever no parque deitado com bolinha para cachorro recebendo carinho
O cachorro "cruzando" com a perna do dono pode ser provocado pelo acúmulo de energia

Porque o cachorro quer cruzar com minha perna?

Não é só no urso de pelúcia que os cães montam. O cachorro montando na perna do dono e de outras pessoas também é pode acontecer. A atitude é bem desconfortável, especialmente se o pet for de grande porte. As razões que explicam "porque o cachorro quer cruzar com minha perna" podem estar relacionadas com algumas situações. O motivo mais comum do cachorro montando no dono é para demonstrar dominância, o que pode ser bem perigoso. O cachorro dominante pode apresentar comportamentos agressivos com outras pessoas e animais, especialmente se estiverem próximas de você.

Por outro lado, o cachorro "cruzando" com sua perna pode indicar apenas tédio e carência. Nesse caso, ele pode estar montando na perna do tutor para brincar ou conseguir a atenção que deseja. Também pode indicar excesso de energia, especialmente se vier de um filhote de cachorro. Os filhotinhos são cheios de energia e precisam de atenção e brinquedos para se cansarem e relaxar. Montar na perna do tutor é uma maneira dele conseguir liberar essa energia acumulada, mas é importante não incentivar esse comportamento.

Como fazer o cachorro parar de cruzar em você?

Mas como fazer o cachorro parar de cruzar em você e evitar essa situação desconfortável? O mais importante para evitar esse tipo de comportamento é não encorajar o cachorro montando na sua perna. Quando ele fizer isso, você deve deixar claro que não gostou da atitude, retirando o animal da perna e dizendo “não” em um tom firme. Se o animal parar de reproduzir o comportamento, recompense-o oferecendo um petisco para cachorro ou um cumprimento animado e empolgado. Dessa forma, ele vai saber que não deve montar na sua perna.

Como fazer o cachorro parar de montar nas pessoas?

Se o seu cachorro também tem o hábito de montar na perna de outras pessoas além da sua, também é importante tomar atitudes para repreender o comportamento. A melhor maneira de dizer para o cachorro que ele deve parar o que está fazendo é ensinando os comandos básicos. Dessa forma, você vai ter mais confiança no animal e vai conseguir fazer com que ele te obedeça. Os comandos mais importantes a serem ensinados são o “não”, “senta” e “fica”. Você pode fazer isso em casa mesmo, com o auxílio de petiscos para o reforço positivo, ou contratar um adestrador de cães experiente para te ajudar nessa tarefa.

Porque as cadelas simulam a cópula?

Muita gente acha que apenas o cachorro macho monta em bichos de pelúcia, almofadas e outros animais, mas as fêmeas também exibem esse comportamento. Mas porque as cadelas simulam a cópula? Como visto anteriormente, o cachorro "cruzando" com bicho de pelúcia não é um comportamento exclusivamente sexual. Ele pode estar relacionado ao tédio, ao estresse, à ansiedade,  falta de atenção do tutor e até dominância. Mas cadelas não castradas também podem exibir esse comportamento devido a influência dos hormônios sexuais, com o propósito de estimular a região genital. 

Cuidados

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu cachorro

Conquistar o amor de um cachorro não é muito difícil, mas exige certos cuidados. Nem todo cão vai se apaixonar pelo dono logo de car...

Cachorro

Cachorro idoso: 6 brincadeiras para manter o ritmo de atividades físicas e mentais na terceira idade canina

Cuidar de um cachorro idoso não é tão difícil quanto parece. É claro que o cãozinho vai exigir mais atenção, principalmente em relaç...

Cachorro

Diarreia e vômitos descontrolados: qual a doença mais grave que pode atingir o sistema gastrointestinal dos cães?

Diarreia intensa, vômitos constantes, perda de apetite e fraqueza extrema. Esses sintomas são comuns em problemas digestivos em cach...

Comportamento

4 livros para pessoas apaixonadas por gatos: eles vão te ensinar algumas lições e emocionar

Se você é um gateiro de verdade, sabe que a vida sempre fica melhor com um toque felino. Afinal, os gatinhos têm o poder de transfor...

Cuidados

Gato idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade, além de dicas dos melhores cuidados

Você já se perguntou com quantos anos o gato fica idoso? A partir dos 7 anos, o animal se torna maduro e começa a apresentar os prim...

Cuidados

Quanto tempo vive um gato? Veterinária explica como a alimentação pode aumentar a expectativa de vida do seu pet!

Você sabia que a alimentação pode ter uma influência enorme em quanto tempo vive um gato? É por meio da ração e de tudo que o animal...

Cuidados

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu cachorro

Conquistar o amor de um cachorro não é muito difícil, mas exige certos cuidados. Nem todo cão vai se apaixonar pelo dono logo de car...

Cachorro

Cachorro idoso: 6 brincadeiras para manter o ritmo de atividades físicas e mentais na terceira idade canina

Cuidar de um cachorro idoso não é tão difícil quanto parece. É claro que o cãozinho vai exigir mais atenção, principalmente em relaç...

Ver todas