Geralmente, só reparamos que existe cachorro com orelha em pé quando aquele doguinho de orelhas caídas as levanta para prestar atenção em alguma coisa. Ao contrário de cães como o Beagle, Cocker Spaniel ou Dachshund, algumas raças naturalmente têm as orelhas para cima. Porém, não pense que elas escutam melhor por isso: todos os cães têm uma audição super potente, independente da raça. Por outro lado, cachorros com orelha em pé demandam alguns cuidados para que nada prejudique a audição. Listamos abaixo alguns exemplos cães de orelhas pontiagudas para você conhecer!
Bulldog Francês: o cachorro com orelha em pé que conquistou o mundo
O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro com orelha em pé mais queridinhas! Mas apesar do nome, ele não é tão francês assim: acredita-se que ele descende do Bulldog Inglês que saiu da Inglaterra para a França durante a Revolução Industrial, no século 19. Nessa época, ele não era visto com tanto pedigree, pois acompanhava os proletários da época. Mesmo assim, os franceses não resistiram ao charme desse pequeno cheio de energia. Quando a raça chegou nos Estados Unidos, foi decidido que a orelha ereta deveria ser um padrão do Bulldog Francês para o diferenciar do Inglês e dar mais particularidade ao cão.
Pastor Alemão é o cachorro de orelha em pé que está sempre alerta!
Como o nome já diz, essa é uma raça de origem alemã e que foi reconhecida no fim do século 19 (especificamente no ano de 1899). Desde essa época, o Pastor Alemão já era usado como vigia, só que de ovelhas e fazendas locais. Atualmente, é a raça favorita para atuar como cão policial. Mas além da fama de protetor, o Pastor Alemão também é conhecido pela inteligência, lealdade e companheirismo. Porém, todas essas características escondem o lado teimoso desse cão. Então, treinamento e socialização são fundamentais para a raça.
Cachorro com orelha em pé e que parece um lobo cinzento? Esse é o Husky Siberiano!
Apesar da aparência, o Husky Siberiano só herdou as melhores características dos lobos: se dar bem com outros cães, por exemplo, é uma forte característica deste cachorro da orelha em pé. Isso acontece pois a raça foi criada em matilhas de tribos originárias da Rússia. O Husky Siberiano também é inteligente e de temperamento gentil. Mesmo gostando de viver em grupos, ele preza pela sua independência e pode ser um pouco teimoso (mas nada que um bom treinamento com reforço positivo não resolva!). Além das orelhas em pé, olhos claros e marcantes chamam a atenção desse cachorro de porte médio.
Chihuahua é um cachorro da orelha em pé cheio de personalidade
Esse cachorro é pequeno no tamanho, mas grande no temperamento! O Chihuahua é uma raça de cachorro de orelha em pé que chama a atenção devido a sua personalidade forte. O chãozinho surgiu na cidade de Chihuahua, no México, e descende do Techichi, um cão considerado sagrado por civilizações antigas. Aos poucos, a raça foi se espalhando pelo mundo e atualmente é “adorado” pelas celebridades: Chihuahua é o cachorro favorito da Paris Hilton. O cãozinho tem fama de bravo e ciumento. Mas essa atitude é só fora de casa: com o tutor, o Chihuahua é só amor!
Yorkshire: um cachorro de orelha em pé que ama brincar
Essa raça é outra queridinha que habita vários lares por aí. O Yorkshire é conhecido pela personalidade dócil e por esbanjar pelos longos e brilhantes, que escondem as orelhas pequenas e para cima. Também é um ótimo cão para os tutores de primeira viagem devido ao fácil manejo e comportamento tranquilo, sendo um cachorro que adora colo e brincadeiras! Porém, nem sempre foi assim: a raça foi desenvolvida na Inglaterra do século 19 com o objetivo de caçar pequenos roedores. Só que aparentemente esse lado caçador não durou muito tempo. Devido a aparência simpática, o Yorkshire passou a ser usado como cão de companhia, principalmente da burguesia britânica.
Corgi é o cachorro da orelha em pé favorito da realeza britânica
Não dá para falar das raças de cachorro com orelha em pé sem mencionar o adorável Corgi, a raça de cachorro da rainha Elizabeth II. Corgi é uma raça que conquistou não só a monarquia, mas também os apaixonados por cães de modo geral. Além de ser um cachorro com orelha em pé, ele é conhecido pelas patas curtas e pelagem branca com ruiva, além do semblante super simpático, no qual esbanja felicidade que não se limita a aparência: o Corgi é um cão extrovertido e companheiro. Também se dá muito bem em lares com grandes famílias, sendo afetuoso com outros pets, crianças e até idosos. Aquelas brincadeiras de cachorro para fazer em casa são fundamentais para entreter o Corgi e toda a família.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes