Levar o cachorro em casamento é uma atitude que tem se popularizado cada vez mais entre os pais de pet. Afinal, é um momento que todo mundo gosta de compartilhar com quem ama — e os bichinhos estão incluídos nisso. O problema é que nem todo mundo sabe como incluir cachorro no casamento. Existem alguns treinamentos que podem ser feitos, além de outros cuidados que devem ser tomados ao levar os cães para a cerimônia.
Quer saber como treinar seu pet para ter um cachorro levando aliança no seu grande dia? O Patas da Casa preparou um infográfico com 10 dicas de como tornar esse momento ainda mais especial ao lado do seu amigo de quatro patas; confira!
Como incluir cachorro em casamento?
Existem muitas formas de ter o seu cachorro em casamento! As principais delas incluem o animal no cenário principal, que é no altar. Você pode ter o pet como um dos padrinhos da cerimônia, pendurar uma plaquinha no pescoço dele e treiná-lo para anunciar a chegada da noiva ou até ter o cachorro levando aliança.
Casamento normalmente é algo feito com planejamento e antecedência, então é super possível treinar o cãozinho até lá. Essa, inclusive, é outra dica: apostar no adestramento de cães. O processo pode levar em torno de 6 meses para ser concluído, mas uma dica para facilitar tudo é contratar um adestrador profissional.
Outras dicas são:
- Ter uma pessoa para ficar tomando conta do cãozinho no dia;
- Levar o cachorro para fazer xixi e cocô antes do casamento;
- Ter alguns petiscos e grãos de ração à disposição do pet;
- Assim que acabar a cerimônia, levar o cachorro para casa.
Vale lembrar que, caso o seu doguinho não tenha uma personalidade muito sociável ou não goste de multidões, é melhor deixá-lo em casa. Nesses casos, uma dica é tirar fotos de cachorro com os noivos antes da cerimônia — ah, e não esqueça de uma roupa para cachorro bem característica, como um terninho, gravata ou véu.
Qual o tempo mínimo necessário para ensinar os cães a levar as alianças em uma festa de casamento?
Em tese, o tempo de duração do adestramento de cães para ensiná-los a carregar as alianças é em torno de 3 a 4 meses. Mas, por precaução, o ideal é disponibilizar até 6 meses de treinamento para ter certeza de que o pet estará apto para exercer a função no grande dia.
Pode levar cachorro no casamento civil?
Se o casamento civil acontecer no próprio cartório, não é possível levar cachorro em casamento. Porém, se a comemoração for feita em outro local, pode ser que os cães sejam permitidos na cerimônia. Para ter certeza, os noivos devem checar com antecedência se essa é uma possibilidade ou não para não pegar ninguém de surpresa.
É permitido cachorro na igreja?
No geral, igrejas não são lugares pet friendly. Os cães podem ficar muito eufóricos no local e, por isso, dificilmente aceitam a presença desses animais durante cerimônias religiosas — inclusive casamentos. Ainda assim, a recomendação geral é confirmar essa informação com a igreja em questão.