O olfato canino é um dos sentidos mais poderosos dos cães, o que permite que eles sejam aptos a desempenhar diversas tarefas, inclusive funções importantes para a sociedade, como o de cachorro farejador. Devido a capacidade de detectar odores que os humanos não são capazes de sentir, eles são treinados para usarem seu dom canino em operações policiais e de resgate. Para entender melhor como funciona esse trabalho tão valioso, confira as informações sobre os cães farejadores que separamos!
Quais os melhores cães farejadores? Veja quais raças são mais recomendadas para a função
Embora a capacidade olfativa do cão seja surpreendente, não são todas as raças de cachorro que são indicadas para a função de farejador. Para desempenhar qualquer trabalho que envolva farejar, como no caso de cachorro policial, o animal passa por um treinamento que engloba diferentes técnicas para estimular o faro canino, então a raça precisa ter disciplina e não ter problemas de obediência. Confira quais são as raças mais indicadas para atuarem como cães farejadores:
- Pastor Alemão
- Doberman
- Pastor Belga
- Rottweiler
- Labrador
- Border Collie
- São Bernardo
- Bloodhound
- Beagle
- Foxhound
- Pastor Holandês
Cachorro farejador da Força Aérea Brasileira participou de operação que apreendeu mais de R$ 80 mil em drogas ilícitas
Na última segunda-feira (11/12), um cão farejador ajudou na apreensão de 410 gramas de entorpecentes no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O cachorro, que trabalha na Força Aérea Brasileira, foi acionado pela Receita Federal e pela Polícia Federal para farejar uma encomenda atípica vinda da Alemanha, que passava pela fiscalização nos equipamentos de raio-x. Após farejar o pacote, o animal detectou a presença de entorpecentes, que estavam avaliados em R$82 mil.
Como é o treinamento de cães farejadores de drogas?
Para entender como é o treinamento de cães farejadores de drogas, é preciso ter em mente que esse não é um processo simples. Normalmente, o treinamento de cães farejadores começa quando o pet ainda é um cachorro filhote, com raças que possuem uma capacidade olfativa mais elevada e são mais disciplinadas, como as citadas anteriormente. O adestramento de cães farejadores duram meses e possui várias etapas.
Primeiro, são selecionados os filhotes de cachorro que são mais curiosos, que adoram procurar objetos. Depois disso, esses filhotes passam por um processo de socialização para deixar o animal mais confiante. Após isso, gradualmente eles são expostos a diferentes odores de substâncias ilícitas, que são escondidas em diferentes lugares para o animal encontrar.
Como o treinamento é baseado no adestramento positivo, que envolve oferecer recompensas para o animal, toda vez que ele encontra a droga, ele recebe petiscos. À medida que o cão vai evoluindo, o treinamento passa a ser em ambientes mais complexos. Eles são levados para realizar alguns exercícios práticos e, quando apresentam um resultado satisfatório, são promovidos a cão farejador, que podem atuar em aeroportos, na polícia e rodovias federais.
Qual a distância que um cachorro pode farejar?
O faro do cachorro é uma verdadeira força da natureza. Enquanto os humanos possuem 5 milhões de células olfativas, os cães possuem mais de 220 milhões de células, o que permite que eles consigam farejar substâncias facilmente e diferenciar cada uma delas. Mas quantos metros de distância um cachorro consegue farejar? Estima-se que os cães farejadores consigam sentir cheiros que estão a 2 km de distância.