Ver o seu cachorro feliz não tem preço! Existem muitos sinais que mostram que seu cãozinho está alegre, como a postura relaxada e o rabinho abanando. Sim, a felicidade é uma das emoções que os cachorros sentem! Mas será que você sabe como deixar o seu pet ainda mais feliz? O enriquecimento ambiental é um grande aliado nessa hora, e você pode apostar em algumas estratégias para tornar a rotina do seu aumigo bem divertida e livre de tédio. Veja 8 dicas abaixo!
1) Aposte em um quebra-cabeça para cachorro se divertir
Já ouviu falar no quebra-cabeça para cachorro? Pode ficar tranquilo que não é igual ao que os humanos brincam e não tem nada a ver com peças para encaixar. Na verdade, esse tipo de brinquedo tem o objetivo de fazer os cães desvendarem como acessar os petiscos escondidos em compartimentos semelhantes a “portas”. Existem vários modelos, mas é um ótimo acessório para distrair e entreter qualquer cachorro.
2) Use um tapete interativo para cachorro brincar no tempo livre
Os tapetes interativos estimulam vários sentidos dos cães. Eles têm uma série de compartimentos e divisões que fazem com o que o animal esteja sempre em busca por recompensas (ou seja, petiscos). Para isso, eles usam sentidos diferentes, desde o olfato ao tato. O tapete interativo para cachorro é ideal para evitar o estresse e deixar o cachorro feliz!
3) Jogar frisbee para cachorro buscar nos passeios pode ser uma ótima ideia
Gastar a energia do cachorro é muito mais fácil do que se pensa! Durante os passeios, por exemplo, uma dica para fugir do “comum” é usar o frisbee para cachorro como um aliado. Antes, é preciso ensinar o cãozinho a buscar o acessório do jeito certo: comece jogando o frisbee rente ao chão e com pouca força. Aos poucos, vá aumentando a intensidade da brincadeira até o seu dog pegar o jeito. É uma brincadeira super divertida!
4) A bolinha para cachorro recheada é sinônimo de diversão
Todo cãozinho adora correr atrás de uma bolinha. Alguns podem fazer isso por horas! Mas sabia que além dessa brincadeira, também existe a bolinha para cachorro recheada? Ela é ideal para o cachorro brincar quando estiver sozinho. Esse tipo de brinquedo parte do mesmo princípio do quebra-cabeças, mas é muito mais fácil: o tutor guarda alguns grãos de ração dentro da bolinha, e o cachorro precisa aprender como “liberar” a recompensa.
5) Cabo de guerra para cachorro é outra brincadeira bem interessante
Brincar com cabo de guerra para cachorro, além de gastar energia e ser muito divertido, ainda ajuda a estreitar os laços do pet com o tutor. Afinal, o tutor precisa puxar de um lado, enquanto o cãozinho puxa de outro.
No entanto, a atividade exige alguns cuidados. É importante que a corda tenha comprimento suficiente para não deixar que a boca do cachorro alcance sua mãe. Além disso, não se deve puxar a corda para cima durante a brincadeira, pois isso pode lesionar a coluna do animal.
6) Caça ao tesouro com petiscos deixa o cachorro feliz e entretido
Os petiscos para cachorro sempre fazem muito sucesso, não importa qual seja a atividade. Por isso, uma ótima ideia para estimular os sentidos do pet e tornar a rotina dele bem divertida é começar a fazer algumas “caças ao tesouro” com ele. Para isso, você pode esconder alguns grãos de ração ou petiscos pela casa. Assim ele sempre ficará entretido!
7) O adestramento de cães pode ser super estimulante para os pets
Tem quem pense que não, mas o adestramento de cães pode ser muito benéfico e estimulante para os pets! Além de ser uma forma de aprenderem, os doguinhos são recompensados e ficam super animados com isso. Ou seja, aguça as habilidades cognitivas do animal enquanto ele se diverte. Você pode ensinar o cachorro a sentar, dar a pata, deitar, rolar e muito mais.
8) Creche para cachorro é uma atividade que com certeza afasta o tédio
Se você tem um cãozinho sociável e obediente, uma ótima forma de deixar seu cachorro feliz é colocando ele em uma creche. O serviço tem feito cada vez mais sucesso entre os tutores, porque os cães podem passar o dia brincando e interagindo com outros doguinhos e sempre de maneira supervisionada. Para buscar uma creche legal de cachorro, algumas dicas são pedir indicações de amigos e conhecidos, visitar o local e verificar como é o tratamento dos “aulunos”.