O cachorro mordendo a pata é um alerta de que algo pode estar incomodando o animal. Se o comportamento acontece apenas uma vez, não tem com o que se preocupar. Mas o cachorro se mordendo com frequência é um sintoma de diversos problemas, sejam eles de origem externa (como alergias e pulgas) ou emocional (como ansiedade e estresse). Além do cachorro mordendo a pata, outros comportamentos também merecem atenção. Um cachorro lambendo a pata ou até mesmo roendo a unha também não são normais caso seja frequente. O Patas da Casa te mostra quais são os possíveis significados do cachorro mordendo a pata e de outros comportamentos curiosos. Confira!
Cachorro se mordendo pode significar ansiedade
Assim como nós, cachorros também podem ter problemas psicológicos. O cachorro estressado ou ansioso traz consequências não só na saúde mental como na saúde física também. O cachorro mordendo a pata é um dos sinais mais comuns de ansiedade. Trata-se de uma reação instintiva obsessiva do cão, uma tentativa de aliviar uma sensação ruim. Outras alterações comportamentais também são muito comuns em um cãozinho ansioso.
Cachorro se coçando e se mordendo pode significar alergias ou parasitas no local
O principal motivo de um cachorro se mordendo nas patinhas é alergia. Ela pode ter diversas causas. As mais comuns são contato com alérgenos, como pólen, ou ingestão de algum alimento que desencadeia o problema. Nesses casos, é comum vermos o cachorro se coçando e se mordendo. Além de alergia, o cachorro mordendo a pata constantemente pode indicar a presença de pulgas e carrapatos. A pata do cachorro vermelha entre os dedos é mais um sinal que aparece por causa da mordida dos parasitas.
Cachorro mordendo a pata pode ser sinal de feridas e queimaduras
A pata do cachorro sempre está em contato direto com o chão. Assim, é comum que o pet pise em objetos que causam ferimentos, principalmente durante passeios na rua. Por isso é importante prestar bastante atenção. Se vir a pata do cachorro vermelha entre os dedos, confira se não há nenhum caco de vidro ou farpa presente. Além disso, tome cuidado extra ao passear com o cachorro nos dias de calor. O asfalto quente pode causar queimaduras na patinha. Com isso, pode surgir uma bolha entre os dedos da pata do cachorro que causa muito desconforto no animal. Outro sinal de queimadura é a almofada da pata do cachorro descascando. Por isso, após todo passeio confira se há alguma bolha na pata do cachorro e evite passear nos horários mais quentes do dia.
Por que cachorro lambe a pata?
O cachorro lambendo a pata é outro comportamento do cão que pode indicar algo de errado. Os motivos que explicam porque cachorro lambe a pata são parecidos com os que levam o pet a se morder. Normalmente, tem relação com alterações psicológicas como ansiedade, cachorro entediado e estresse. Além disso, pode ser uma reação a algum ferimento. Atenção a sinais como a pata do cachorro vermelha entre os dedos ou machucados no local.
O cachorro lambendo a pata constantemente pode significar ainda que a região está desidratada. Sim, a patinha de um cão pode ressecar. O resultado é a almofada da pata do cachorro descascando e o cãozinho lambendo o local numa tentativa de umedecer a região. Para aliviar com o problema, use um hidratante para cachorro.
O cachorro roendo unha é outra consequência de problemas psicológicos
Você já viu um cachorro roendo unha? Não é tão comum, mas pode acontecer. Um motivo bastante comum é alergia. Além disso, o comportamento pode indicar simplesmente que as unhas do cachorro estão muito grandes, o que atrapalha sua locomoção. Manter as unhas sempre aparadas é fundamental. Roer unha também pode ser sinal de ansiedade, estresse ou tédio. Nesses casos, é importante ter uma atenção extra. O cachorro roendo unha constantemente pode significar que os problemas psicológicos geraram um transtorno obsessivo compulsivo que leva o cão a roer unha. Se perceber esse comportamento com frequência, é bom visitar o veterinário para uma avaliação.
Redação: Maria Luísa Pimenta