É bem provável que você já tenha visto um cachorro na janela do carro curtindo o ventinho no rosto ou até tenha presenciado o seu doguinho fazer isso. Essa é uma situação super comum, principalmente quando os donos decidem viajar com cachorro de carro ou nas idas para o veterinário. Mas já parou para se perguntar por que esses bichinhos gostam tanto de ficar com a cabeça na janela? Será que é só por uma questão de aventura, ou existe explicação por trás do comportamento? Para desvendar esse mistério, separamos algumas informações importantes sobre o assunto. Veja!
Cachorro: carro e janelas proporcionam uma experiência totalmente diferente para o animal
Tudo que é novidade para os cães é sempre bem-vindo, e isso também inclui o cachorro em viagem de carro. Mesmo que ele já esteja acostumado a passear pelas ruas, quando o cãozinho viaja de carro com as janelas abertas, ele tem acesso a uma infinidade de cheiros e aromas que ele nunca sentiu antes. É basicamente um mundo completamente novo para ele explorar!
O olfato canino é um dos sentidos mais apurados dos cães, com cerca de 200 milhões de células sensoriais (para se ter uma ideia, nós, humanos, temos apenas 5 milhões dessas células). É por isso que esses animais têm o hábito de cheirar tudo que eles ainda não conhecem - seja uma pessoa nova ou um petisco diferenciado. Então, quando se trata do cachorro no carro, toda essa experiência fica ainda mais intensa. Como o ar em movimento é capaz de ativar ainda mais os sensores olfativos, o doguinho consegue sentir vários odores distintos ao mesmo tempo.
Por que é perigoso andar com o cachorro na janela?
Existem vários motivos para não deixar o cachorro na janela do carro e nem andando livremente pelo veículo. Embora a sensação seja gostosa para os peludinhos, existe o risco de pequenas pedrinhas, grãos de areia e outros objetos acertarem o seu amigo de quatro patas. Além disso, o vento que bate nas orelhas do cachorro também pode desencadear um quadro de otite. Fora isso, ainda tem o perigo do animal simplesmente pular para fora do carro, caso algo desperte a atenção dele e ele esteja sem o cinto de segurança.
E não para por aí: um outro bom motivo para não andar com o cachorro no carro sem proteção ou na janela é porque isso é proibido por lei. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o transporte de animais na parte externa do veículo é considerado uma infração que pode custar uma multa de até R$ 130. Por isso, não deixar o cachorro com livre acesso dentro do carro é a melhor forma de garantir a sua segurança e a dele também.
Carregar cachorro no carro requer o uso de acessórios como o cinto de segurança ou caixa de transporte
Se você está pensando em fazer uma viagem ou um passeio com o cachorro no carro, saiba que não é tão simples assim e, mesmo que o destino seja relativamente perto, alguns cuidados devem ser tomados. É fundamental garantir que o seu cãozinho vai estar seguro e confortável durante todo o trajeto e existem acessórios que são indispensáveis para esse momento.
No caso de cachorros pequenos, a caixa de transporte é a melhor opção para cuidar do seu amigo de quatro patas, mas também é possível investir em um assento ou cadeirinha de carro para cães. Já quando se trata de um animal grande, o cinto de segurança para cachorro é que dá conta do trabalho. Não se esqueça de ficar atento na hora de comprar o acessório, já que o cãozinho deve ter espaço (mesmo preso) para levantar, andar, deitar e sentar.
Redação: Juliana Melo