Todo cão pode apresentar algum comportamento canino que deixa até os tutores mais experientes intrigados. Afinal, é natural que os donos se perguntem o porquê de algumas atitudes do seu amigo de quatro patas, já que nem sempre a resposta pode ser tão óbvia. Pensando em mais um dos comportamentos curiosos do cão, é possível que você já tenha se deparado com um cachorro passando a pata no rosto. Mas por que será que eles fazem isso? Para desvendar o mistério, o Patas da Casa vai te mostrar o que significa essa atitude. Confira!
Cachorro passando a pata no rosto pode ser um sinal de alergia
Quando o animal passa repetidamente a pata no rosto, pode ser indicativo de diversas situações e até um alerta de alergias em cachorro. Ou seja, se ele estiver com alguma irritação ou alergia, isso pode gerar um desconforto e coceira no focinho do cachorro. Passar a pata no rosto é uma forma de aliviar esse incômodo. Dentre as principais alergias que causam coceira no rosto do animal, podemos destacar:
- Alergia alimentar - Existem alguns alimentos proibidos para cachorro que podem acabar gerando uma alergia alimentar no cão. Isso nada mais é do que uma resposta imunológica do animal para combater esse agente nocivo identificado pelo corpo. Além das comidas que o cachorro não pode comer, ele também pode desenvolver alergia a alguns componentes presentes na ração para cachorro, como corantes.
- Alergia de contato - Se o cachorro apresentar irritação na pele ao entrar em contato com produtos de limpeza ou shampoos e condicionadores perfumados, pode ser que ele tenha alergia de contato, também conhecida como dermatite de contato. É muito comum que algumas raças de cães sejam mais sensíveis a desenvolverem o quadro, como é o caso do Dachshund.
- Alergia ao ambiente - Também conhecida como dermatite atópica canina, essa é uma das alergias de origem genética mais comuns. Ela ocorre por meio do contato do animal com alérgenos no ambiente, como poeira, pólen e ácaro. Essa condição pode causar pequenas lesões na pele e intensa coceira, inclusive na região do rosto do animal.
Cachorro esfregando o focinho, o que pode ser?
O cachorro esfregando o focinho com as patas pode ter a ver com alguma das alergias citadas acima, já que elas causam coceira e irritação na região facial inteira do animal, mas também pode ser devido a problemas bucais que geram desconfortos, como o tártaro em cachorro e a dor de dente.
Outro comportamento curioso é o cachorro esfregando o focinho no chão, normalmente durante o passeio ou até mesmo em casa. Como o cão tem um olfato muito aguçado, existem alguns motivos que explicam porque o cachorro esfrega o focinho no chão, como sentir odores diferentes e explorar o ambiente. Além disso, esse comportamento pode indicar um cachorro marcando o território.
Outros motivos que explicam o cachorro passando a pata no rosto
Assim como os gatos, o cachorro esfregando o focinho no chão ou passando a pata no rosto pode ser apenas para limpar e retirar restos de comida, sujeira ou poeira que o esteja incomodando. Além disso, se o animal estiver passando por algum período de mudança na rotina e demonstrar sinais de nervosismo e ansiedade, é possível que ele apresente o comportamento repetitivo de passar a pata no rosto como forma de trazer alívio para sua angústia. Para reverter esse comportamento, existem alguns tratamentos naturais para a ansiedade canina que podem ajudar.
Além disso, você também já deve ter visto aquela cena fofíssima dos cachorros passando a mão no rosto enquanto os tutores estão falando, né? O cachorro passando a pata no rosto pode ser uma forma de se comunicar e chamar a atenção das pessoas. Vale lembrar que é importante considerar todo o contexto desse comportamento para avaliar o que pode estar acontecendo com o peludo.