Que o cachorro sente frio quando a temperatura cai, todo mundo já sabe. Mas será que o tipo de pelagem do animal influencia nessa percepção do clima? Será que um cachorro peludo sente muito frio, ou eles são mais resistentes às mudanças de temperatura do inverno? Para responder a essas perguntas, o Patas da Casa preparou uma matéria especial sobre o assunto. Veja abaixo o que descobrimos sobre a relação dos cachorros peludos com climas gélidos — e o que fazer quando o cachorro está com frio!
Cachorro peludo sente frio?
Sim, os cachorros peludos sentem frio! Algumas raças — em especial aquelas que foram criadas originalmente em países nórdicos — acabam tendo maior resistência às baixas temperaturas, mas ainda assim qualquer cachorro peludo tende a sofrer com o frio do inverno.
Existem dois tipos de cachorros peludos: os que têm uma pelagem comprida, mas que pode ser muito fina e/ou sem a presença de subpelo; e os que, além da camada externa dos pelos, também tem uma camada interna (subpelo). Esse segundo grupo — ou seja, o cachorro com pelagem dupla — costuma sentir menos frio, mas ainda assim exige alguns cuidados. Já o primeiro grupo, que é o de cachorro peludo com uma espessura muito fina de fios, é bem mais friorento.
Saiba quais cachorros peludos que mais sentem frio
Como não é necessariamente o comprimento da pelagem que dita se o cachorro sente frio ou não, é importante saber que alguns cães mais felpudos são, sim, sensíveis às baixas temperaturas. É o que acontece, principalmente, com algumas raças de cachorro pequeno peludo, como:
- Yorkshire
- Shih tzu
- Maltês
- Chihuahua pelo longo
Por outro lado, tem cachorro peludo que não sente tanto frio por causa da pelagem dupla que o protege. Esse é o caso, por exemplo, de raças como o Husky Siberiano, Malamute do Alasca, Chow Chow, São Bernardo, Akita Inu e Samoieda.
O que fazer quando o cachorro sente frio?
É bom estar preparado para as estações mais geladas do ano, pois o cachorro peludo sente frio no inverno sim! Alguns cuidados são fundamentais para amenizar os impactos das baixas temperaturas e deixar o animal mais confortável e quentinho. Nessa época, o cachorro peludo pequeno ou grande precisa de:
1) Cobertores e mantas à disposição. Assim ele poderá ficar bem aquecido na hora das sonecas e do descanso.
2) Tapetes térmicos. O acessório é muito útil para quem se pergunta como aquecer cachorro no frio, já que ele é acionado quando entra em contato com o peso do animal e logo fica bem quentinho.
3) Roupinhas de frio para cachorro. Se o seu aumigo é adepto das vestimentas, vale a pena investir em casaquinhos, jaquetas, gorros e cachecóis.
Além disso, é importante apostar em passeios e caminhadas nos horários mais quentes do dia para evitar os ventos muito gelados. Outra dica é aproveitar para deixar o cachorro dormir com o dono na cama!