Por mais que, para o tutor, o cachorro seja sempre um bebê, a verdade é que a terceira idade também chega para os peludos - e chega rápido! Nessa fase, algumas mudanças no organismo podem deixar o cachorro mais lento, com os pêlos branquinhos e banguela! Pois é. Cachorro perde dente na velhice, principalmente quando o tutor não tomou todos os cuidados necessários ao longo da vida do animal. Continue lendo e descubra o que fazer quando o dente de cachorro cai e como evitar essa situação.
Cachorro perdendo os dentes: o que causa esse problema?
Assim como acontece com os humanos, é normal ver um cachorro perdendo os dentes quando o animal ainda é “criança”, por volta dos 4 a 7 meses de idade. É nessa fase que o cão ganha seus 42 dentes definitivos, que vão ajudá-lo a se alimentar, pegar objetos, brincar e até se defender durante toda a vida. Mas e dente de cachorro velho? Cai também?
A resposta para essa pergunta é sim. Os dentes de um cachorro idoso tendem a cair, mas isso não significa que eles precisam cair. O que acaba acontecendo é que o cachorro passe a vida sem ter seus dentes escovados - hábito que deve ser diário e que ajuda a remover restos de comida de toda a boca do animal.
Cachorro perde dente na velhice principalmente por conta da falta de escovação
O acúmulo de sujeira forma as placas bacterianas que, por sua vez, dão origem ao tártaro. As manchas de cor amarela vão se impregnando nos dentes do cachorro e afetam também a gengiva, causando também a gengivite e a doença periodontal. Quando esse quadro se instala, pode-se observar a gengiva do cachorro mais avermelhada e os dentes escuros, além de sentir o mau hálito.
Uma alimentação inadequada também pode desencadear problemas na dentição do cachorro. O sal e alguns temperos usados na nossa culinária, por exemplo, podem afetar negativamente a saúde do cachorro, inclusive a bucal.
Dente de cachorro velho cai quando ele não recebe o tratamento correto durante sua vida. Quantos antes o animal começar a ter uma rotina saudável, melhor.
Com quantos anos o cachorro perde os dentes?
A idade em que os problemas bucais do cachorro vão se agravar a ponto do animal perder os dentes vai variar caso a caso. Um pet que, mesmo sem ter tido seus dentes escovados diariamente, foi acostumado com brinquedos e petiscos capazes de limpar os dentes, passou por consultas regulares com um veterinário e recebeu ração de qualidade a vida toda, tende a manter a dentição até o fim da vida.
Meu cachorro perdeu os dentes: o que fazer?
A primeira atitude deve ser levar o cachorro ao veterinário, para que o profissional avalie a causa da perda do dente. Pode ser que haja uma inflamação que precisa ser tratada, por exemplo. É provável que o cachorro também esteja sentindo dor nesse momento.
Casos mais graves, em que o cãozinho perde uma quantidade significativa de dentes, podem fazer com que seja necessário adotar uma nova dieta, já que mastigar grãos de ração pode se tornar uma atividade dolorosa para o animal. Novamente, é o veterinário que vai poder indicar a dieta canina mais adequada ao estado de saúde do cachorro.
Nunca é tarde para começar a cuidar do seu cãozinho com todo o zelo que ele merece. Faça com que ele se sinta muito amado - com ou sem dente!