Se perguntar se o cachorro pode comer cebola e alho é comum no dia a dia de tutores que costumam oferecer alimentos humanos aos animais. A verdade é que nem tudo o que faz bem para o nosso organismo pode ser consumido pelos bichinhos por diversas razões - por isso, saber se o cachorro pode comer alho é muito importante. Entre os alimentos proibidos para cachorros, existem os que são mais fáceis de identificar, como chocolate, diferentes tipos de doces e açúcar, itens com cafeína na composição e bebidas alcoólicas.
Duvidar se alho faz mal para cachorro é mais comum porque ele costuma ser usado como tempero e não é oferecido diretamente ao cãozinho - mas é prejudicial ainda assim. Aqui embaixo, o Patas da Casa vai explicar esta questão de uma vez por todas. Confira!
Cachorro pode comer alho?
Você não pode dar alho para cachorro porque, assim como a cebola, ele tem componentes que não são metabolizados pelo organismo do animal e, por isso, são tóxicos. Depois da ingestão, eles podem oxidar os glóbulos vermelhos dos cães, causando uma anemia em cachorro grave. Ou seja, alho faz mal para cachorro!
Por que o cachorro não pode comer alho?
O tipo de anemia causada pela intoxicação por alho é a anemia hemolítica. A influência dos componentes do alimento na corrente sanguínea do animal diminui a quantidade de glóbulos vermelhos em seu organismo. Com isso, os diferentes órgãos e tecidos do corpo do cachorro ficam com deficiência de oxigênio, já que o transporte é de responsabilidade dos glóbulos vermelhos. Isso pode causar diferentes complicações para o dia a dia e a saúde do seu cãozinho.
Qual o benefício do alho para o cachorro?
Não há nenhum benefício em dar alho para cachorro. Ao contrário de alguns temperos que cachorro pode comer — como manjericão, salsinha e alecrim —, o alho represente um grande perigo para a saúde canina e pode levar a um quadro grave de anemia.
Após consumir alho, cachorro pode apresentar fraqueza, inapetência e desmaios
Após a ingestão de uma quantidade grande de alho, seu cachorro pode apresentar sintomas como fraqueza, letargia, falta de apetite e palidez nas gengivas e mucosas. A apatia e falta de disposição para exercícios e tarefas comuns do dia a dia também devem chamar sua atenção. Em casos mais graves, ele pode defecar com sangue, desmaiar e pode até acontecer de você ter um cachorro com falta de ar.
O tipo de reação vai variar de acordo com o organismo do animal e com a quantidade de alho consumida. Em quantidades bem pequenas, talvez, ele não seja efetivamente tóxico. Ainda assim, como a consequência é séria, é mais recomendado e seguro evitar o contato do seu cachorro com esse ingrediente.
O que acontece quando o cachorro comeu alho?
Ao identificar os sintomas de intoxicação alimentar por alho no seu cachorro, a melhor coisa a fazer é levá-lo imediatamente ao veterinário. O diagnóstico de anemia acontece depois de um hemograma e, a partir daí, outros exames vão determinar a causa e o tratamento ideal.
Qual o tempero que o cachorro pode comer?
Quer apostar na alimentação natural para cães? Itens como vinagre de maçã, hortelã, orégano, tomilho, salsinha, açafrão, manjericão e gengibre podem ser usados no preparo e no tempero da comida dos cachorros. A quantidade recomendada é de uma pitada por refeição.