A jabuticabeira é uma árvore frutífera muito comum nos quintais das casas brasileiras. Mas você já se perguntou se cachorro pode comer jabuticaba? Se você tem um cachorro, precisa entender se essa fruta pode trazer riscos ou não à saúde do animal. Afinal, ninguém quer ver o cachorro passando mal ou intoxicado por causa de uma frutinha, né?! Para esclarecer essa dúvida, venha descobrir se cachorro pode comer jabuticaba ou não.
Cachorro pode comer jabuticaba?
A jabuticaba é uma fruta brasileira bastante popular. Se você nunca comeu ou ouviu falar, ela apresenta um formato arredondado, coloração roxa escura e um sabor docinho. Mas será que o cachorro pode comer jabuticaba?
A boa notícia é que sim, os peludos podem ingerir essa frutinha sem nenhum problema. Ela não faz parte dos alimentos que o cachorro não pode comer, pois não provoca reações indesejadas e perigosas para o animal, como vômitos e diarreia.
No entanto, é importante lembrar que esse não deve ser o alimento principal da dieta dos cães. O cachorro pode comer jabuticaba, mas é a ração que vai fornecer todos os nutrientes que ele precisa para se manter saudável. Ou seja, a jabuticaba deve ser oferecida como um petisco para cachorro de vez em quando.
A jabuticaba é uma fruta para cachorros cheia de benefícios
Agora que você já sabe que pode dar jabuticaba para cachorro, é hora de descobrir quais são os nutrientes que essa frutinha possui e seus benefícios. Em primeiro lugar, a jabuticaba é uma fruta que contém um alto teor de fibras, nutriente que é fundamental para manter o intestino do cachorro regulado.
Essa frutinha também é rica em antioxidantes, como bioflavonoides, que ajudam a reduzir a inflamação do corpo do cachorro. Além disso, a jabuticaba contém vitaminas essenciais, como a vitamina C, que ajuda na saúde da pele e do pelo do animal e fortalece o sistema imunológico.
A jabuticaba ainda possui minerais essenciais, como potássio, cálcio e ferro, que ajudam prevenir doenças cardíacas e a diabetes em cães. Ou seja, o cachorro pode comer jabuticaba e ainda ter uma saúde mais forte e resistente por isso.
Como oferecer jabuticaba para cachorro?
A jabuticaba é cheia de benefícios para a saúde do cão, mas é importante que os tutores saibam como oferecê-la ao animal. Diferente de muitas frutas para cachorro, a jabuticaba pode ser ingerida com casca e tudo — tanto a casca quanto a polpa são benéficas para ele. Então se o pet quiser ‘roubar’ umas frutinhas no pé, pode ficar tranquilo, porque o cachorro pode comer jabuticaba inteira sem problema.
No entanto, como qualquer outro alimento, é importante que os tutores fiquem atentos com a quantidade oferecida. O excesso de jabuticaba na alimentação pode contribuir para a obesidade canina, já que essa é uma fruta calórica. Não é que a jabuticaba faz mal para cachorro, mas em excesso, ela pode trazer consequências negativas para a saúde dele - assim como qualquer alimento. Por isso, uma dica é oferecer esse petisco moderadamente.
Para ter certeza da quantidade adequada que cada cão pode ingerir, é bom consultar um médico veterinário especializado em nutrição animal. Ele vai examinar o pet e indicar qual é a quantidade segura a ser oferecida. Por outro lado, se você tem um cão obeso em casa, é importante consultar o médico veterinário para saber se o esse cachorro pode comer jabuticaba ou não.
Confira frutas que cachorro não pode comer
Você já viu que o cachorro pode comer jabuticaba, mas é importante ficar atento também às frutas que o cachorro não pode comer de jeito nenhum. Afinal, elas podem ser tóxicas e provocar reações desconfortáveis no pet. Conheça as frutas que devem ser evitadas:
- Uva
- Abacate
- Carambola
- Limão
- Laranja
- Figo
- Açaí
Essas frutinhas parecem inofensivas, mas podem deixar o cachorro vomitando, com diarreia e com dores abdominais. Dependendo da quantidade ingerida, algumas dessas frutas podem até ser fatais para o pet, como é o caso do abacate. Por isso, esteja sempre atento ao que você vai dar para o seu cachorrinho comer.