Muitos tutores se perguntam se o cachorro pode beber água da torneira. Se este é o seu caso, continue lendo para descobrir! Caprichar na hidratação do cão é fundamental para preservar a saúde e o bem-estar do bichinho e prevenir problemas no futuro. Estes cuidados incluem acertar na qualidade e na quantidade de água para cachorro. A seguir, o Patas da Casa te explica melhor se é seguro deixar os cachorros bebendo água da torneira. Confira.
Afinal, cachorros podem beber água direto da torneira?
A resposta para essa pergunta é simples: se é seguro para você, é seguro para o seu dog. Portanto, o primeiro passo é verificar se na sua cidade é feito o monitoramento adequado do sistema de tratamento e da rede de distribuição de água. Caso não haja garantia de que a água é 100% potável, o ideal é se informar sobre como tratar água da torneira para beber.
Segundo o Ministério da Saúde, nestes casos, é indicado o uso de filtros ou a fervura da água, por 5 minutos, como tratamento adicional. Também é fundamental realizar a limpeza frequente e correta das caixas d’água, além de mantê-las devidamente vedadas para minimizar os riscos de contaminação. Vale ressaltar que beber água da torneira com cloro faz mal — para a saúde do cachorro e a sua— quando o elemento é utilizado em grandes quantidades (o que, normalmente, não acontece no processo de tratamento da água para consumo).
Se o seu cachorro se interessa mais por água corrente, a dica é investir em uma fonte de água.
Então, o cachorro pode beber água da torneira fervida ou filtrada?
Oferecer água da torneira fervida para o cachorro pode ser uma boa alternativa para momentos e lugares em que você não tem certeza sobre a qualidade da água. O mesmo se aplica à água filtrada. Como mencionado acima, o próprio Ministério da Saúde recomenda estas medidas — principalmente, em situações de surto de contaminação.
Água mineral é mais uma alternativa segura para hidratar o cachorro
Em relação à água mineral, podemos seguir o mesmo raciocínio da água da torneira: se é segura para você, é segura para o cachorro. A diferença é que, neste caso, a potabilidade é praticamente garantida. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), quando a água mineral é engarrafada para consumo humano, ela se transforma em um alimento e, portanto, deve atender a certos padrões de qualidade estabelecidos pelas autoridades regulatórias. Sendo assim, pode deixar o cachorro beber água mineral tranquilamente!
E o cachorro pode beber água de coco?
Sim, a água de coco natural é rica em vitaminas e minerais, mas deve ser fornecida em pequenas quantidades para o cão. Você não pode deixar o cachorro bebendo muita água de coco, como se essa fosse sua principal fonte de hidratação. Em excesso, ela pode deixar o cachorro com dor no estômago e maior frequência urinária. Tendo isso em vista, reserve este agrado para momentos especiais.
Ao notar mudanças no comportamento do pet, como quando o cão não quer beber água ou, pelo contrário, o cachorro está bebendo muita água, procure um veterinário.