É muito comum associar o cachorro rosnando com momentos em que o animal se coloca em posição de ataque, que acontecem quando ele se sente ameaçado. Ainda assim, se você convive com um cãozinho, já deve ter percebido que os rosnados podem aparecer em outros momentos - alguns sérios e outros nem tanto. Assim como acontece com o movimento do rabo do cachorro, é importante desvendar o que significa o cachorro rosnando para o dono ou outras pessoas.
Somente depois de entender o motivo é que o tutor pode ajudar a solucionar a situação sempre que for necessário. Se você ouve o seu cachorro rosnando com frequência, o Patas da Casa pode te ajudar com isso: conheça, aqui embaixo, diversas razões que podem levar o cachorro a rosnar no dia a dia.
O que significa quando o cachorro fica rosnando?
Da mesma forma como acontece com os latidos de cachorro, o rosnado é uma forma que os cães têm de se comunicar com outros humanos e animais ao redor dele. Por essa razão, eles podem significar uma série de coisas diferentes. No caso de animais com a personalidade mais forte, o rosnado defensivo é, sim, o mais comum. Porém, mesmo com eles, o grunhido na garganta pode indicar coisas variadas. Conheça algumas explicações aqui embaixo:
Cachorro rosna quando está brincando
No meio de uma brincadeira com o dono ou com outros animais, o cachorro também pode rosnar. Neste caso, os sinais de animação são mais fáceis de serem identificados: eles podem correr, pular ou se manter abanando o rabinho. Aqui, fica claro que não há ameaça nas ações dele.
Carinho também pode desencadear um rosnado de cachorro
Se a pergunta “por que meu cachorro rosna quando faço carinho nele?” passa pela sua cabeça, não precisa se preocupar: ele só está demonstrando satisfação. Significa que o carinho é muito agradável e ele está feliz. Às vezes, o som também se assemelha com um cachorro roncando — e é um barulhinho que pode até lembrar o ronronar dos gatos.
Dependendo da raça, defender o território é motivo para o cachorro rosnando
Esse é um tipo de rosnado parecido com o de quanto ele se sente ameaçado. Acontece quando outro animal ou humano entra no espaço de cães mais territorialistas, sendo comum que eles comecem a rosnar. Isso pode ser aplicado tanto a caminhas e casinhas quanto aos próprios donos — existem cachorros ciumentos que sentem ciúmes do que é deles e não gostam que outros se aproximem.
Medo e desconforto também podem fazer o cachorro rosnar
Algumas situações de estresse podem deixar o cachorro com medo e desconforto, e nesses casos também é comum que o cachorro rosne. Neste caso, vale prestar atenção à linguagem corporal do animal — esse rosnado pode aparecer junto do rabo entre as pernas e uma postura mais tensa e firme.
Ao ser desafiado, o cachorro também pode responder rosnando
Principalmente nos primeiros meses de vida, é comum que os rosnados do cachorro apareçam quando o dono quer que ele mude de atitude em determinado momento. Isso acontece porque ele ainda não aprendeu a identificar a autoridade do tutor, ou seja: as ordens de mudar de lugar ou parar com algo são interpretadas como um desafio. É comum que ele tente resistir e mostrar que é mais forte.
Por que os cachorros rosnam para algumas pessoas?
No caso de cachorro rosnando do nada para pessoas desconhecidas, é possível que o motivo quase sempre seja a sensação de ameaça. Tudo depende de como a pessoa se aproxima do animal e do tutor. A questão, quando constante, pode ser resolvida com socialização e adestramento.
Ainda sobre o cachorro rosnando, significado espiritual muitas vezes levanta a hipótese de que, assim como os gatos sentem energia das pessoas, os cães também podem sentir. Porém, não existe nenhuma confirmação científica disso, e geralmente os rosnados só acontecem quando o animal é naturalmente desconfiado e se sente ameaçado por alguém.
Como acalmar cachorro rosnando?
No momento em que o cachorro está rosnando de forma defensiva, o ideal para acalmá-lo é afastar o animal da causa da ameaça. A longo prazo, uma rotina bem estabelecida, socialização e adestramento também podem ajudar com um cachorro raivoso. Outro ponto importante é não esquecer de gastar a energia do animal no dia a dia.