Encontrar o cachorro salivando muito pode ligar o alerta de muitos pais de pet. A salivação canina é um processo natural que desempenha múltiplas funções no organismo do animal, mas é compreensível que os tutores fiquem preocupados ao ver seu cachorro babando muito. Entretanto, é importante destacar que a produção de saliva desempenha papéis cruciais, como a lubrificação da boca e a participação em processos metabólicos. Para esclarecer melhor o que está por trás do cachorro babando, o que pode ser e como agir, o Patas da Casa vai te mostrar as principais causas da baba em excesso. Confira!
Quando o cachorro fica salivando muito, o que pode ser?
O cachorro salivando muito pode ser causado por várias razões, algumas das quais são super normais, já que a saliva desempenha um papel muito importante na digestão dos animais. Porém, é importante ficar atento quando há saliva em excesso, especialmente quando é acompanhado de outros sinais, pois o exagero pode indicar algum problema na saúde do cachorro. Mas afinal, quando o cachorro fica salivando muito, o que pode ser?
- Alimentação: assim como os humanos que salivam quando sentem o cheiro de comida gostosa, o peludo pode salivar mais do que o normal quando sente o aroma de comidas que eles gostam, pois o cérebro canino aciona as glândulas salivares do animal quando um alimento apetitoso é oferecido, como é o caso do sachê para cachorro. Esse comportamento é bastante comum e não apresenta nenhum risco para o peludo.
- Temperatura: em dias mais quentes, o cachorro com calor pode salivar mais do que o habitual, pois a salivação ajuda na regulação da temperatura corporal do animal. Após passear com cachorro em dias quentes, por exemplo, é possível notar essa alteração na quantidade de saliva. Vale lembrar que é preciso de alguns cuidados no verão para que o peludo não sofra com as altas temperaturas, como evitar passear entre as 10 da manhã e 16 da tarde.
- Excitação: quando ficam muito animados e empolgados, não é difícil se deparar com um cachorro salivando. Essa é uma resposta fisiológica natural do organismo animal desencadeada por emoções intensas que, normalmente, vem acompanhada de outros comportamentos caninos, como abanar o rabo.
- Problemas dentários: em casos de tártaro em cachorro, gengivite ou de dente de cachorro quebrado, não se assuste se o animal salivar mais do que o normal. O incômodo e a dor provocada por essas condições de saúde podem estimular a produção de saliva no cão. Nesse caso, é necessário levar o peludo para uma consulta para aliviar o desconforto.
- Intoxicação alimentar: existem alguns alimentos que o cachorro não pode comer de jeito nenhum que podem desencadear a salivação excessiva como resposta, como é o caso do chocolate e da cebola. O envenenamento provocado por ingestão de substâncias tóxicas também pode desencadear esse quadro, mas, nesse caso, você pode se deparar com um cachorro salivando muito e tremendo.
- Cinomose: provocada por um vírus altamente contagioso que pode ser fatal para os cães, a cinomose é uma doença gravíssima que causa a salivação em excesso nos animais. No entanto, há outros sintomas que devem ser observados, além do cachorro babando.
- Raiva: a raiva canina é uma das doenças que podem deixar o cachorro babando muito. Essa zoonose é super perigosa, tanto para os cães quanto para os humanos. Além da salivação, é possível perceber quadros de agressividade, agitação e até convulsões.
- Problemas neurológicos: como a salivação é controlada pelo sistema nervoso, qualquer distúrbio neurológico pode deixar o cachorro babando, como problemas na deglutição. A epilepsia canina, por exemplo, é uma condição caracterizada pelo desequilíbrio elétrico cerebral que também pode provocar a salivação, mas nesse caso, o cachorro baba espuma.
- Ansiedade ou estresse: o cachorro estressado ou ansioso, assim como no caso de cães excitados, também podem salivar muito devido a resposta fisiológica natural do organismo desencadeada por emoções.
Como saber se o cão está intoxicado?
É preciso muita atenção no cachorro babando espuma, pois esse é um sinal de cachorro intoxicado. Outras formas de identificar uma possível intoxicação é se houver vômitos, dificuldade locomotora e sonolência. Se você perceber esses sinais no peludo, não hesite em levá-lo ao veterinário.
Quais são os sintomas da cinomose?
A doença pode manifestar nos cães espasmos, baba gosmenta, apatia, diarreia, vômitos, dores abdominais e até paralisia. Em caso de suspeita, leve imediatamente o cão para uma clínica veterinária.
O que fazer quando o cachorro está salivando muito?
Antes de dizer o que fazer ao ver o cachorro salivando muito, é preciso saber que existem raças de cachorros com lábios mais caídos que tendem a salivar mais, como é o caso do Labrador, Bulldog e São Bernardo. No caso desses animais, nada precisa ser feito, pois a salivação não representa riscos para a saúde do peludo. Mas e quando você deve se preocupar com o cachorro salivando muito? O que fazer?
Quando a cor ou textura da baba do cachorro mudar, como no caso de uma baba gosmenta ou espumosa, ou a saliva estiver acompanhada de outros sintomas, como vômitos, febre e diarreia, é sinal de que algo está errado com o seu pet. Nesses casos, é recomendado levar o peludo para uma consulta veterinária para que ele seja avaliado.
Saliva de cachorro cura ferida humana?
A afirmação de que a saliva de cachorro cura ferida humana não é verdadeira! Pelo contrário, a saliva do cachorro não tem propriedades curativas e pode até piorar as feridas dos seres humanos. A presença de bactérias e germes na saliva podem aumentar o risco de infecções do machucado. Por isso, em hipótese nenhuma ela deve ser usada como medicamento humano.