O cachorro se esfregando na parede ou em objetos aleatórios é uma das diversas manias de cachorro curiosas que chamam a atenção dos tutores no dia a dia. Seja nos móveis de casa, nas paredes ou até mesmo em carniças, é muito comum ver o pet roçando coisas aleatórias sem motivo aparente. Além disso, o cachorro se esfregando no dono ou em visitas também é um comportamento bastante recorrente. Mas afinal, porque os cachorros se esfregam nas coisas e em pessoas? O Patas da Casa te explica a seguir o que leva o cão a realizar esses comportamentos!
Por que os cachorros se esfregam nas coisas da casa, como sofá e outros móveis?
Uma dúvida muito comum sobre o comportamento canino é: por que os cachorros se esfregam nas coisas? No dia a dia, não é raro ver o pet roçando o sofá, uma cadeira, a cortina ou qualquer outro objeto que vê pela frente. São muitos os motivos que levam a essa atitude. Um deles é bem simples: chamar atenção. O pet pode estar apenas tentando atrair o tutor com essa atitude diferente. Outra explicação do por que os cachorros se esfregam nas coisas é coceira. Pulgas, carrapatos, alergias e outras doenças podem acabar causando uma coceira excessiva no animal. Uma das formas que o pet encontra de aliviar o incômodo é se esfregando em qualquer objeto.
Já se você se pergunta por que os cachorros se esfregam nas coisas após o banho, também há uma explicação. O cheiro do shampoo e condicionador é diferente para o animal. Muitas vezes, ele se esfrega em uma tentativa de se desvencilhar desse odor. Por fim, o cãozinho pode se esfregar nos objetos da casa por causa de um excesso de energia acumulada. O cachorro agitado precisa colocar sua energia para fora e essa é a maneira que ele encontra naquele momento.
Cachorro se esfregando na parede: por que isso acontece?
O cachorro se esfregando na parede é um comportamento canino que também pode ter diferentes explicações. Uma delas é a necessidade de captar os cheiros do ambiente ao seu redor. Trata-se de um instinto natural dos cães que pode se manifestar dessa maneira. Outro motivo para o cachorro se esfregando na parede é coceira. Como explicamos, se esfregar em objetos pode ajudar no alívio da coceira e a parede é um bom local para isso. Já o cachorro se esfregando na parede após o banho tem o mesmo objetivo do cão se esfregando em outros objetos: está apenas tentando tirar o cheiro do shampoo e condicionador da sua pelagem.
Por que cachorro se esfrega em carniça?
Muitos tutores já passaram pela seguinte situação ao passear com cachorro: vocês estão andando tranquilamente e, ao passar por um monte de lixo, o cão corre para rolar por cima dele. Ou então, pode acontecer ainda pior: o animal começa a rolar em alguma carniça largada na rua. Além de deixar o cachorro sujo e com cheiro ruim, esses comportamentos podem ser perigosos, pois tanto o lixo quanto a carcaça de um animal morto podem transmitir doenças. Mas então por que cachorro se esfrega em carniça?
Para entender esse comportamento, precisamos lembrar que os cães são descendentes de lobos e têm um passado selvagem de caçadores. Antigamente, os cães precisavam caçar presas para servir de alimento. Rolar na carcaça era um método de mascarar seu próprio cheiro com o objetivo de fazer com que as presas não percebessem a sua presença e evitar que outros cães aparecessem para roubar seu alimento. Hoje, os cães são domesticados, mas certos instintos permanecem. Isso explica por que cachorro se esfrega em carniça: nada mais é que um instinto herdado de seus antepassados.
Por que os cães se esfregam nos donos e nas visitas?
Outro comportamento canino curioso é o do cachorro se esfregando nos donos. Além disso, o cão pode fazer o mesmo com visitas. Esse comportamento diferente também tem mais de um motivo. A primeira possível explicação do por que os cães se esfregam nos donos ou visitas está relacionada aos hormônios. O excesso de testosterona pode deixar o cãozinho excitado em momentos aleatórios, o que acaba levando a esse comportamento um pouco constrangedor. A castração do cachorro é uma boa maneira de evitar que isso aconteça.
Por outro lado, uma outra possibilidade do por que os cães se esfregam nos donos é simplesmente chamar atenção. O animal quer carinho, brincadeira ou simplesmente que o tutor volte seu foco para ele de alguma forma. Além disso, o comportamento também pode ter relação com uma necessidade de dominância. O cão pode estar querendo se mostrar dominante em relação a outro animal. É como se ele estivesse marcando território, sendo que esse território é o dono ou qualquer pessoa que esteja sendo esfregada. Novamente, a castração do cachorro é a melhor saída para diminuir esse comportamento canino.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Mariana Fernandes