Uma forma do pet manter a higiene em dia é por meio das lambidas, um hábito natural de qualquer animal, mas podem existir outras razões para o cachorro se lambendo muito de madrugada, além da limpeza, como a coceira, o estresse, a ansiedade ou compulsividade. O Patas da Casa vai te explicar os motivos dos cães se lamberem constantemente, inclusive durante a madrugada, e quando esse comportamento canino pode significar um problema para o bem-estar e a saúde do seu pet. Se liga!
Cachorro se lambendo em excesso, é normal?
É normal que alguns donos reclamem que não conseguem dormir porque se incomodam com o barulho do cachorro se lambendo durante a madrugada. Mesmo que seja da natureza do cachorro, uma maneira natural deles se limparem, é preciso ficar atento ao comportamento animal para entender se esse hábito é prejudicial ou não para sua saúde.
Esse costume animal pode ser apenas tédio, quando o cachorro não é estimulado a praticar atividades que ocupem seu tempo, como também pode ser algo mais sério, como verminoses, dermatite ou até problemas emocionais.
Cachorro se lambendo: estresse ou tédio?
Antes de mais nada, é preciso ter certeza se o seu animal se lambe muito porque está com tédio ou por estar estressado. Para descobrir essa informação, faça algumas mudanças na rotina do cachorro durante 1 semana. Confira:
- Comece a passear com o cachorro diariamente
Os passeios gastam a energia acumulada do animal e diminui os riscos de desenvolvimento da depressão e ansiedade.
- Ofereça brinquedos interativos para o seu pet
Além de estimular habilidades cognitivas dos cães, esses brinquedos são uma ótima forma de distraí-los.
- Brinque todos os dias durante 15 minutos com o seu cão
Os seus animais precisam de atenção diária, então é importante separar alguns minutos do seu dia para brincar com seu pet.
- Na hora de dormir, faça carinhos e acalme o animal
Além de estreitar os laços, essa atitude vai acalmar e relaxar o seu pet.
- Jamais brigue com o seu cachorro caso ele esteja se lambendo
Brigar com o cachorro durante suas lambidas é um reforço negativo para o cão e além de causar um estresse adicional, pode agravar a situação.
Essas mudanças vão permitir que o seu cachorro ocupe o tempo e relaxe mais. Se mesmo após essas alterações ele continuar se lambendo constantemente, é recomendado levá-lo ao veterinário para ser examinado.
Cachorro se lambendo muito pode ser TOC
Assim como os humanos, os cachorros também podem desenvolver problemas de origem psicológica, como o transtorno obsessivo compulsivo (TOC), distúrbio caracterizado por comportamentos compulsivos repetitivos, como o cachorro lambendo a pata sem parar. Alguns cães também podem perseguir o próprio rabo compulsivamente ou arranhar e morder repetidamente objetos. O diagnóstico para TOC, normalmente, é realizado por um comportamentalista canino.
Quando isso ocorre, pode ser que seja um caso de dermatite psicogênica, uma síndrome de automutilação ocasionada por distúrbios comportamentais, como o comportamento compulsivo de lamber e morder alguma determinada área do corpo.
O diagnóstico costuma ser mais difícil de ser alcançado pelo médico veterinário, já que os únicos sintomas físicos são as feridas na pele. Este hábito pode estar relacionado a problemas emocionais, como a ansiedade, estresse ou depressão canina.
Nesse caso, o tratamento envolve tanto os aspectos comportamentais do cão, como a busca e solução da origem do comportamento canino, como também a cura das lesões.
Cachorro se lambendo pode ser verme
Se o seu cachorro tem o costume de lamber o ânus, pode ser que ele esteja com alguma verminose. Isso porque a presença desses parasitas causam um incômodo forte nessas regiões, e para tentar aliviar, é comum que o animal tente coçar, arrastar o bumbum e tentar lamber.
Vale lembrar que as verminoses também apresentam alguns sintomas físicos no animal, como a diarreia, vômitos, barriga inchada, aumento de apetite e emagrecimento inexplicado. A recomendação é realizar a vermifugação indicada pelo médico veterinário, para evitar o verme no cachorro.
Cachorro se lambendo pode ser alergia
A dermatite em cachorro, uma inflamação na pele do animal, é outro fator que provoca muito incômodo e que pode vir acompanhado de coceira insistente e lambidas durante a madrugada. Então se você reparar que o seu cachorro está se coçando muito, além das lambidas, fique alerta porque ele pode estar com alergia.
As causas são variáveis, pode ser porque o cachorro comeu algo que não deveria, alguma reação alérgica a produtos ou até genético, como é o caso da dermatite atópica canina, comum em algumas raças como Dachshund e Shih tzu.
Ao notar esses sinais, o indicado é levar o seu cachorro ao médico veterinário para identificar a origem da alergia e começar o tratamento indicado pelo veterinário, que pode incluir banhos terapêuticos, dieta especial, remédios orais e locais.
Memes de cachorro se lambendo de madrugada tomam a internet
Silêncio total, você quase dormindo quando, de repente, seu cachorro decide começar a se lamber no meio da madrugada. Quem nunca, né?! Essa mania de cachorro ganhou a internet e vários vídeos engraçados circulam por aí:
@madaebica Odeio esse barulho ? #humor #meme #pet ♬ som original - mada e bica
Apesar do meme de cachorro ser engraçado, nunca deixe de observar seu pet: em excesso, o comportamento de se lamber à noite pode significar um problema mais grave que precisa de atenção!