O focinho de cachorro é um aliado em todos os processos da rotina da espécie graças ao poderoso olfato canino, que eles usam para se alimentar, brincar e socializar. Especialistas acreditam que cachorro sente quando algo vai acontecer por causa dessa alta capacidade olfativa, que chega a ser 40% maior do que a dos humanos. Essa característica permite que eles tenham uma maior sensibilidade a cheiros do ambiente e também de outras pessoas, prevendo até mesmo desastres naturais. Mas será que o cachorro sente cheiro de doença no dono com esse superpoder? O Patas da Casa vai te dizer se isso é possível e porquê.
Como funciona o olfato dos cães?
O nariz dos cachorros possui milhões de células olfativas que permitem que eles captem cheiro de objetos e pessoas a 20 km de distância. Impressionante, né? Tá explicado porque os cãezinhos de apartamento podem pressentir a chegada dos tutores mesmo estando a vários andares de distância. Por esse motivo, eles podem até trabalhar como cachorro policial, farejando drogas ilícitas em aeroportos e rodovias, e atuando na busca de pessoas desaparecidas.
Uma curiosidade engraçada é que, como muita gente costuma usar perfumes e cremes com cheiro, o odor natural do humano fica meio que “camuflado” e o cão sabe que esse não é o odor original do tutor, o que explica porque os cães cheiram as partes íntimas das pessoas.
Cachorro sente quando algo vai acontecer?
Sim, justamente devido ao olfato muito aguçado, o cachorro sente quando algo vai acontecer. A capacidade olfativa do cão aliado aos outros sentidos, como a audição e a visão, permite que eles consigam prever desde uma chuva até terremotos. Eles também detectam algumas informações ligadas à saúde das pessoas. Ou seja, é provável que seja verdade a afirmação de que o cachorro sente quando o dono vai morrer.
Mas você deve estar se perguntando, “como o cachorro sente cheiro de doença?” O olfato canino é 100 mil vezes mais potente que o dos humanos, graças à presença de um órgão chamado vomeronasal, um receptor capaz de detectar feromônios e agentes químicos específicos no nosso corpo. Por isso, eles conseguem captar a mudança de odores no organismo humano que podem estar ligados à doenças.
Alguns pesquisadores também afirmam que os tumores podem mudar o odor do suor e da urina das pessoas, mesmo no início da doença. Ou seja, os cães podem farejar a doença nos pacientes. Resultados positivos dessa pesquisa podem levar a novos testes de detecção de câncer precoce e aumentar as chances de cura dos doentes. Então será que no futuro, com esse poderoso olfato, o cachorro farejador pode adotar também a profissão de médico?
Como o cachorro sabe que alguém está com câncer?
Mas e quando falamos de doenças que não podem ser vistas a olho nu? Como o cachorro sabe que alguém está com câncer? Se é difícil para o próprio humano reparar no seu corpo a manifestação dessa doença gravíssima, por que será que os cães conseguem? Uma pesquisadora estadunidense chamada Heather Ann Junqueira realizou uma pesquisa com cães para identificar a presença de câncer no organismo humano. Segundo ela, os cachorros conseguem identificar qualquer tipo de câncer, mas para definir qual tipo de câncer se trata, eles precisam de treinamento.
Cachorro sente quando a dona está grávida
Mas com um olfato tão potente, o que os cachorros podem pressentir? Bem, uma infinidade de situações. Por exemplo, o cachorro pode sentir a gravidez da tutora antes mesmo dos próprios humanos, devido às mudanças hormonais que acontecem no corpo da mulher que exalam um cheiro diferente e pode ser percebido pelo animal. Além disso, eles também são capazes de pressentir o nível de glicemia corporal nos humanos e também são capazes de antecipar uma convulsão, pois nessas duas situações o organismo libera um odor característico para os pets. Por isso, existem algumas pessoas que têm cachorros de assistência que são treinados para agirem nesse tipo de situação.
Como saber se o cachorro está pressentindo algo?
Normalmente os animais demonstram que estão sentindo algo de diferente no dono a partir do comportamento canino. Quando o cão descobre que sua tutora está esperando um bebê, é normal que o instinto protetor dele fique mais aguçado e ele passe mais tempo ao lado dela, e pode até ficar mais próximo de sua barriga. Mas o que será que o cachorro pensa? Mesmo que ele não entenda totalmente o que está acontecendo, os cachorros são observadores e reparam nas transformações no corpo da mulher e também no ambiente, e sabem que algo está diferente. Já em outras situações, o cachorro pode ficar mais agitado e ansioso que o normal sem motivo aparente.