Embora existam várias raças de cachorro, a verdade é que o vira-lata já conquistou um espacinho em nossos corações e está entre as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil. Por se tratar de um cachorro sem raça definida (SRD), esse tipo de cãozinho desperta muitas dúvidas na cabeça dos tutores, principalmente quando o assunto é a saúde de cachorro. Será que esses animais vivem mais do que os outros? O organismo deles realmente é mais resistente e imune à doenças? Como deve ser a alimentação de um cachorro sem raça? Eles podem mesmo comer de tudo? Desvende alguns mitos e verdades sobre a saúde do cachorro vira-lata a seguir!
Vira-lata: cachorro pode comer de tudo, sem seguir uma dieta
Mito! Assim como os cachorros de raça, o cãozinho vira-lata também precisa de uma dieta balanceada. Por isso, nada de sair dando qualquer tipo de comida para o animal, hein? É bom saber o que pode dar ou não para o cachorro comer, evitando principalmente as de consumo humano, já que muitas podem acabar fazendo mal para o organismo do seu amigo de quatro patas. Portanto, na hora de cuidar da alimentação do seu cachorro, a ração ainda é a melhor opção. Para saber qual é a mais indicada para manter seu cachorro saudável e nutrido, vale a pena conversar com um médico veterinário e pedir algumas sugestões. Por ser especialista em saúde animal, ele saberá indicar as melhores rações para alimentar o seu cachorro. Se você optar pela alimentação natural, a dieta precisa ser prescrita e acompanhada por um profissional também.
Cachorro vira-lata nunca fica doente
Mito! É totalmente possível que um cachorro vira-lata adoeça. Apesar da ideia de que seu organismo é mais resistente a problemas de saúde no geral, isso não quer dizer que o cãozinho é completamente imune à doenças. Por isso, não deixe de levar seu amigão ao veterinário regularmente para verificar como anda a saúde dele. Além disso, é essencial manter o calendário de vacinações do cachorro sempre em dia, assim como a vermifugação. Um cãozinho vira-lata também precisa de cuidados com a sua saúde!
Vira-lata tem menor predisposição a doenças genéticas
Verdade! Por ser formado por uma mistura de raças, o cachorro vira-lata é menos propenso a ter doenças hereditárias. Isso acontece por causa do processo de seleção natural que atinge os cãezinhos desabrigados. Na prática, isso quer dizer que, na maioria das vezes, sobrevivem os cães mais fortes e resistentes, enquanto que aqueles que possuem qualquer tipo de problema que possa colocar suas vidas em risco, não conseguem passar para frente a sua herança genética.
Vira-lata: cachorro não precisa de cuidados específicos
Mito! O cachorro vira-lata também precisa de atenção em vários aspectos da sua vida: seja na alimentação, estilo de vida ou cuidados com a saúde física e mental do animal. Só assim é possível garantir que seu amigo de quatro patas tenha uma qualidade de vida adequada e estará semper forte e saudável. Por isso, ao adotar um cachorro vira-lata filhote, lembre-se de fornecer toda a estrutura que o animal precisa e não se esqueça de levá-lo ao veterinário regularmente.
Cachorro vira-lata: características e personalidade podem variar
Verdade! Um cachorro sem raça definida (SRD) normalmente é uma mistura de diferentes raças de cachorro, o que faz do seu cãozinho um ser único. Por isso, tanto características físicas quanto aspectos de comportamento e personalidade do animal podem variar bastante. Tudo vai depender da sua ancestralidade e da forma como o animal foi criado. Pode parecer bobo, mas o ambiente que rodeia o cãozinho faz toda a diferença, e pode influenciar bastante no seu comportamento. Então, não adianta: não tem como prever exatamente como o cachorro vai aparentar ou se portar se você não souber as raças que deram origem a ele. Mas isso nem sempre é um problema, já que o cachorro vira-lata, pequeno ou não, geralmente é muito carismático e companheiro. Mesmo que alguns pareçam ser mais carentes e outros apresentem traços mais agressivos, com muito amor e carinho tudo se resolve!
Cachorro vira-lata vive mais do que o de raça
Mito! Embora muita gente acredite que o vira-lata tenha uma expectativa de vida superior a dos cachorros de raça, isso não é verdade. Essa ideia provém do fato de que os vira-latas geralmente moram na rua e precisam sobreviver a várias situações difíceis, criando assim uma ideia de maior resistência. No entanto, estaticamente, não há nenhum dado que comprove isso - até mesmo porque, na prática, é até muito mais difícil de um cachorro vira-lata que vive nas ruas conseguir manter a sua sobrevivência.
Mas afinal de contas, quantos anos vive um cachorro vira-lata, então? A verdade é que se ele for bem cuidado, pode viver de 10 a 16 anos, como qualquer outro cãozinho de raça nas mesmas condições. Isso vai depender muito mais da qualidade de vida e dos cuidados que o animal recebe, e não da sua raça.
Redação: Juliana Melo