Assim como outros sintomas gerais (a febre, por exemplo), o vômito de cachorro pode ter apenas uma indigestão simples ou uma doença mais séria. Cada tipo de vômito costuma apontar para uma causa diferente e, um deles, é o cachorro vomitando ração: ele costuma ter uma coloração marrom, com pedaços da ração mastigada ou com o bolo de massa que se forma no trato digestivo do animal. Para te ajudar a entender o que causa esse tipo de vômito e o que ele pode significar, nós conversamos com o veterinário Rafael Machado, clínico geral no hospital Vet Popular. Vem ver!
Cachorro vomitando ração: o que pode causar o problema?
Entre os diferentes tipos de vômito, o com ração tem uma probabilidade bem pequena de ser algo muito urgente (é diferente do vômito com sangue, por exemplo). Ainda assim, ele deve chamar a sua atenção: “O vômito com ração é um sintoma inexpressivo, mas nunca pode ser subestimado. Pode ser causado por uma alteração viral bacteriana ou fisiológica, doença, alimentação muito gordurosa, indigestão ou, até mesmo, se o animal ficou muito agitado depois de comer”, explica Rafael.
Outra causa muito comum para o vômito de ração é a alimentação acelerada: “o cachorro pode acabar vomitando se comer muito rápido e até desenvolver algumas patologias por causa disso. Por exemplo, se o animal comer e sair correndo para brincar logo depois, ele pode acabar sofrendo uma torção gástrica, comum em animais de grande e gigante porte”, disse o profissional. É importante prestar atenção nessa prática, principalmente, com animais maiores, que têm tendência a comer muito rápido.
Cachorro vomitando: o que fazer com o animal depois disso?
Como é difícil determinar o motivo analisando apenas o vômito, a melhor coisa que você pode fazer ao perceber que o seu amigo está passando por essa dificuldade é ficar atento ao comportamento dele. O veterinário explica: “observe a quantidade de vômito e se o animal se interessou por comida e água depois de expelir a ração. Se ele continuar vomitando, o ideal é ir para um hospital veterinário para que o médico possa entrar com algumas medicações: nunca espere seu animal piorar!”. Mesmo que deva ser motivo de atenção, o vômito isolado não é tão preocupante: a busca por ajuda médica deve acontecer quando ele se torna frequente.
Já no consultório, além de examinar o animal, é comum que o veterinário peça alguns exames mais específicos que vão auxiliar num diagnóstico preciso: “um ultrassom abdominal e um exame de sangue são pedidos para diferenciar se o vômito foi causado por um motivo isolado, como algo que o animal comeu, ou uma patologia mais séria, como alterações endócrinas ou inflamações no intestino”, explica Rafael. Sem a recomendação do veterinário, o ideal é que você não faça nada quando o cachorro vomita: o remédio caseiro para cachorro vomitando ou qualquer outro tipo de medicamento pode piorar a situação do seu amigo, já que você ainda não sabe qual é a causa.
O que fazer quando o cachorro vomita por comer rápido demais?
A ansiedade e a agitação podem ser as grandes vilãs da história do seu cachorro vomitando ração. Pelo menos, foi isso o que aconteceu com a Amora: Ana Heloísa, tutora dessa doguinha de pelos brilhantes, contou como fez para resolver o problema com ela. Olha só: “Amora sempre foi muito gulosa, mas às vezes tem picos de ansiedade para comer ainda mais rápido que o normal. Aconteceu por uns dias depois que adotei a Mia, minha gata. Mesmo sem ela demonstrar nenhum interesse em comer a ração da Amora, ela passou a comer mais rápido para evitar que a gata tentasse comer. Como Amora nunca antes demonstrou nenhum sintoma de gastrite ou de qualquer outra complicação estomacal, a veterinária imaginou que era pela rapidez de comer mesmo. Passei a dar a ração dividida em porções menores, dentro de brinquedos que exigem que ela role para o grão cair. Assim, come mais devagar”. Você pode encontrar esse tipo de brinquedinho para o cachorro mais apressado com facilidade em pet shops: converse com o seu veterinário para saber qual é o melhor modelo para o seu amigo!
Redação: Ariel Cristina Borges