Incluir seu amigo de quatro patas nas festividades juninas não é uma das tarefas mais difíceis. Na verdade, alguns tutores até gostam de se juntar para organizar uma verdadeira festa junina pet — que nada mais é do que uma festa adaptada para os peludos. Mas você sabia que no Maranhão, os cachorros participam com frequência das festas de São João e até usam roupinhas icônicas para a festa? Veja uma galeria que o Patas da Casa preparou e outros detalhes sobre essa festividade que viralizou no X (antigo Twitter)!
Em clima de festa, cachorros são levados para desfilar no maior São João do país
No Sudeste, é comum que os cachorros participem de grandes festas como o Carnaval pet. Já em outras regiões, como no Nordeste, os peludos fazem participações especiais em celebrações semelhantes, como na festa de São João, no Maranhão. Lá, a presença dos peludos é levada bastante a sério e é possível encontrar vários cachorros fantasiados com vestimentas típicas com muitas fitinhas coloridas, cocares e apetrechos que remetem à festividade.
Mas o que tem de tão especial na festa de São João do Maranhão? Enquanto as tradicionais festas juninas não são um evento tão grande em boa parte dos outros estados, no Maranhão essa é considerada a maior festa de todas, durando quase 60 dias. Nesse evento, faz-se uma homenagem a quatro santos: Santo Antônio, em 13 de junho; São João, em 24 de junho; São Pedro, na madrugada de 28 para 29 de junho; e São Marçal, em 30 de junho. A atração principal da festa é o Bumba-Meu-Boi, que é considerado um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
A figura do Bumba-Meu-Boi surgiu a partir de influências indígenas e africanas, antes mesmo da colonização, que foram associadas a outras influências vindas da região dos Açores de Portugal no século XVIII. É um evento com uma forte manifestação cultural religiosa — inclusive que serviu de inspiração para outras manifestações folclóricas, como o Boi-Bumbá, no Amazonas, e o Boi de Pernambuco. Por ser um período de muito festejo, vários tutores gostam de incluir o cachorro nas celebrações de São João no Maranhão — e o resultado são looks impecáveis.
Como incluir seu cachorro em uma festa junina pet?
Em uma típica festa junina, cachorro precisa de alguns cuidados. É importante que o cãozinho seja sociável e esteja acostumado com uma baguncinha, já que é um evento que normalmente reúne bastante gente e sempre tem músicas típicas tocando.
Além disso, saber o que o cachorro pode comer nas festas juninas é fundamental para evitar quadros de intoxicação alimentar. Alguns itens permitidos são a pipoca (sem sal) e milho (sem espiga nem manteiga). Por outro lado, se você quer saber se cachorro pode comer salsicha, cuscuz, canjica, pamonha ou maçã-do-amor, a resposta é não.