Os cachorros molossos recebem esta denominação porque têm um ancestral em comum: o extinto e famoso cão guardião Molossus, originário da Molóssia (Grécia Antiga). Embora existam diversas raças de cachorros molossos, com diferentes características físicas e comportamentais, os cães deste tipo são conhecidos pela cabeça grande, o focinho encurtado e a pele grossa e enrugada.
Quer saber mais sobre o cachorro molosso? Então, continue lendo! O Patas da Casa reuniu 8 raças de cachorros molossos que vale a pena conhecer.
Mastiff Inglês é um dos cachorros molossos mais famosos
Quando se fala em cães molossos, o Mastiff Inglês é uma das primeiras raças a vir à mente. Este cachorro grande e musculoso, que pode chegar a medir até 80 centímetros de altura, teve origem na Inglaterra e é um ótimo caçador ou cão guardião. Apesar do tamanho imponente, o Mastiff Inglês também é afetuoso e tranquilo, sendo considerado um ótimo companheiro para qualquer família.
Boxer é um dos cachorros molossos mais usados como cães de guarda
Assim como o Mastiff inglês, o Boxer era originalmente considerado um cão de combate. A raça foi criada a partir de cruzamentos entre Buldogues e Terriers e esbanja características tradicionais do molosso cachorro, incluindo o focinho curto e a musculatura marcante. Devido à sua personalidade amigável, brincalhona e protetora, os boxers são bastante procurados por famílias que desejam um excelente cão de guarda e companhia.
Bull Terrier é um cão molosso de aparência exótica
O Bull Terrier é um cão molosso de porte médio, famoso pelo formato oval de sua cabeça. Originário da Inglaterra, o cachorro não nega os seus antepassados e é bastante enérgico. Ele precisa de brincadeiras ao ar livre e exercícios físicos regulares, além de cuidados específicos com a pele, que pode sofrer com os efeitos da exposição solar excessiva.
Cane Corso é um cachorro molosso de porte gigante
O Cane Corso é um cachorro molosso de porte grande, que pode intimidar algumas pessoas. No entanto, com o devido treinamento e uma educação amorosa, o cão tem tudo para ser um grande companheiro. Eles são destemidos e protetores — não à toa, o nome da raça vem da palavra latina “cohors”, que significa “guardião” ou “protetor”.
Dogue de Bordeaux é um cão molosso de personalidade tranquila
O Dogue de Bordeaux — também conhecido como Dogue-de-bordéus — é mais um cão da linhagem dos cachorros molossos. Ele tem uma personalidade tranquila e confiante, ideal para famílias que buscam um cachorro protetor e equilibrado, que não late muito. É uma das raças de cachorro mais antigas da França.
Fila é a versão brasileira dos cães molossos
Há quem se assuste com o tamanho do Fila Brasileiro, que tem o peso mínimo de 40 kg para fêmeas e 50 kg para machos. Mas, apesar do temperamento forte e do porte imponente, o cão da família dos molossos é um cachorro leal, obediente e protetor. Com uma socialização adequada, o animal pode ser o amigo de quatro patas que todo tutor sempre sonhou.
Dogue Alemão é o cão molosso que inspirou o personagem Scooby Doo
O Dogue Alemão (ou cão Dinamarquês) talvez seja um dos cachorros molossos mais famosos. Isso porque é a mesma raça do Scooby Doo. Seu porte gigante e seu corpo musculoso são herança de cruzamentos entre diversas raças — em especial, o Mastiff Inglês e o Wolfhound Irlandês — e sua personalidade é tranquila e amigável, totalmente contrária à agressividade que muitos imaginam.
As dobrinhas do Shar Pei são heranças dos antigos cães molossos
Quem resiste às dobrinhas e à língua azul do Shar Pei? O cão é considerado um dos cachorros molossos mais fofos (e caros!) e conquista a todos por sua aparência e personalidade encantadoras. O bichinho pode ser temperamental e teimoso — afinal, é descendente de uma raça de cães guardiões e caçadores —, mas, também sabe ser bastante obediente, leal e companheiro.