Infelizmente, é muito mais comum do que imaginamos encontrar cachorros perdidos pelas ruas. Quando isso acontece, é inevitável que os tutores desses pets não se sintam angustiados e preocupados com a situação. Porém, o que muitos não sabem é que o cachorro perdido possui uma habilidade surpreendente de conseguir achar o caminho de volta para casa. É como se eles tivessem uma espécie de ‘bússola interna’ que os guiasse até o caminho de volta. Ficou curioso para entender como isso funciona? Venha conferir o que a Ciência tem a dizer sobre isso.
Estudo revela que cachorros perdidos são capazes de encontrar o caminho de casa
Imagina como deve ser desesperador descobrir que seu cachorro fugiu e está desaparecido por aí. Muitos podem perder as esperanças e achar que nunca mais vão encontrar o pet. No entanto, pesquisadores da República Tcheca descobriram que é possível, sim, ter esperanças no retorno do animal.
Publicado no jornal científico National Library of Medicine, o estudo revelou que os cães têm uma habilidade natural em encontrar o caminho de volta para casa, uma característica herdada dos ancestrais selvagens. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores equiparam 27 cães de caça com uma coleira para cachorro com GPS e os colocaram em áreas florestais para que eles pudessem analisar as habilidades dos animais em navegar por áreas desconhecidas.
Ao serem afastados de seus donos e colocados em áreas desconhecidas, os cães demonstraram uma capacidade surpreendente em retornar ao ponto de origem. Em 60% dos casos, os cachorros desaparecidos usaram o olfato canino para achar o caminho de volta. Mas a grande descoberta dos pesquisadores é que esse comportamento canino parece estar associado a uma espécie de “bússola interna” .
Cachorros perdidos possuem a capacidade de de detectar o campo magnético
Por incrível que pareça, cachorros perdidos parecem contar com uma espécie de "bússola interna" para se orientar, embora não no sentido literal da palavra. Durante a realização do experimento, os pesquisadores tchecos descobriram que, assim como uma bússola utiliza o campo magnético da Terra para apontar direções, os cães também são capazes de se orientar por esse mesmo fenômeno natural. Essa habilidade reforça a capacidade canina de encontrar o caminho de volta para casa, mesmo em ambientes desconhecidos.
Essa habilidade é conhecida como magnetorecepção, que nada mais é do que a capacidade de detectar o campo magnético da Terra para perceber direção, altitude e localização. E se você acha que essa habilidade é exclusiva dos cães, está muito enganado. Baleias, aves migratórias, lagostas, tartarugas e pássaros também conseguem sentir o campo magnético da Terra e se localizar por meio dele. Inclusive, você pode não ter ideia, mas uma curiosidade canina bem interessante é que os cães fazem cocô alinhados ao campo magnético da Terra.
Cachorros desaparecidos também usam outros meios para se localizar
A magnetorecepção não é o único meio que os cães utilizam para se localizar. Os sentidos dos cachorros, como o olfato canino, a audição e a visão também são fundamentais para que eles se orientem. O focinho de cachorro, por exemplo, possui cerca de 220 milhões de células olfativas, o que permite que ele consiga farejar pessoas ou objetos a cerca de 20 km de distância.
Além disso, a memória olfativa e visual dos cães permite que eles reconheçam outros animais, pessoas e até locais em que eles já tiveram. Ou seja, através dessa memória, um cachorro perdido consegue identificar sinais ao seu redor, como sons e imagens familiares, e usá-los como um guia.