O cálcio para cadela amamentando é uma medida que visa manter a saúde da mãe e dos filhotes, que estão em fase de crescimento. A alimentação canina é cheia de regras e precisa atender a todas as exigências nutricionais do animal. E neste momento, não poderia ser diferente: a necessidade de cálcio pode ser maior e é importante estar ligado nisso.
Mas quando e como se deve suplementar cálcio? Para tentar responder essas perguntas, conversamos com a nutróloga veterinária Bruna Saponi, que explicou mais sobre a vitamina para cadela amamentando. Acompanhe.
Quando oferecer suplemento para cadela amamentando?
A ração para cachorro é a dieta mais recomendada para o pet, até mesmo quando a cadela está gestante. Quem afirma isso é a veterinária nutróloga, Bruna Saponi. Ela conversou com o Patas da Casa e assinalou a importância da ração: “A ração é um alimento que contém todos os nutrientes obrigatórios para a vida do pet - inclusive o cálcio”.
Mas então por que há busca por vitamina para cachorro pós parto? Bruna explica que antes do mercado oferecer rações completas, a solução era a suplementação. Porém, isso resultou em complicações: “Se estou dando uma ração e suplemento de cálcio além do necessário, acontece o efeito contrário”, explica.
Ela argumenta que suplementar cálcio não é uma necessidade, exceto em caso de dieta restrita em alimentação natural para cadelas amamentando: “Não precisa suplementar cálcio. A menos que o animal tenha uma alimentação natural, feita por um nutricionista. Nesse caso, com certeza vai ser prescrito o suplemento de cálcio manipulado”, diz.
Cachorra gestante pode comer ração de filhote, indica veterinária
A nutróloga pontua que pode ser interessante trocar a alimentação da gestante, para uma ração de filhotes: “Pode entrar ração de filhote no segundo mês de gestação, pois é uma ração encorpada, calórica e com mais nutrientes. Mantenha ela até o primeiro mês de amamentação. No segundo mês, já pode mudar para ração normal, pois ela já começa a desmamar os filhotes”.
Por que o cálcio é tão importante para o cachorro filhote?
O cálcio é um mineral conhecido por aumentar a saúde dos ossos. Os animais também se beneficiam do cálcio e ele deve fazer parte da sua dieta, principalmente quando filhotes. Bruna Saponi explica como ele age e como é fundamental no crescimento do cachorro: “Na gestação, o cálcio tem impacto nos filhotes. Ele tem fósforo e vitamina D, que ajudam a manter os níveis adequados para formar a estrutura óssea do animal. Na amamentação, ele vai manter essa estrutura em crescimento e é por isso que o filhote precisa de quantidades maiores de cálcio: ele está em fase de crescimento”, esclarece a veterinária.
Tenha cautela ao oferecer cálcio caseiro para cachorro
Qualquer alteração brusca na dieta do cachorro deve ser mediada por um profissional, pois cada pet tem sua demanda e oferecer suplemento para cadela amamentando, é uma dessas particularidades: “Somente na alimentação natural é oferecido cálcio, calculado por um nutrólogo de acordo com a necessidade do animal, que é algo individual”.
Ela também menciona os perigos de oferecer cálcio caseiro, sem supervisão: “Oferecer em uma dieta caseira, de maneira errada, é muito perigoso. O excesso de cálcio prejudica a formação dos filhotes e podem acontecer problemas ósseos e articulares. Tudo porque (o cão) estava comendo muito cálcio.” Ou seja, sempre busque ajuda veterinária, principalmente em caso de cachorra amamentando muito magra.
A ração é a melhor forma de oferecer cálcio para cachorro
Como saída, Bruna afirma que a ração, até mesmo a standard, deve ser a principal fonte de nutrição do cachorro: “Melhor oferecer uma ração econômica, que vai ter o mínimo dos nutrientes necessários, do que uma alimentação natural, feita errada”, diz.
Ela também comenta os benefícios da ração Super Premium: “Claro que é sempre bom oferecer um alimento Super Premium, que vai ter tudo com muito mais qualidade, enquanto uma ração econômica sempre vai ter o mínimo de tudo”.
Cachorro pode comer alimentos ricos em cálcio - mas como petisco
A nutróloga alerta que na hora de buscar alimentos para reposição de cálcio para cachorro, tenha em mente que ele não deve substituir a ração e que deve ser usado como um petisco. Ela aproveita e lista quais são os alimentos com cálcio para cachorro liberados: “Existem vários alimentos que têm cálcio: o brócolis, couve… vegetais de cor verde escura tem bastante cálcio. Mas não ofereça porque tem que suplementar. Ele é mais como um petisquinho saudável, que vai ter uma quantidade de cálcio, para um animal em amamentação ou gestação, é legal. Mas na ração já tem tudo o que a cachorra necessita”, finaliza.
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes