Muita gente diz que ter um cachorro é muito parecido com ter um filho e nós é que não vamos discordar, né? Além de todo o amor e diversão, é preciso pensar nas necessidades do seu bichinho porque, assim como um ser humano, ele também precisa de alguns cuidados. Na hora de dormir, por exemplo, o ideal é que o cãozinho tenha seu próprio espaço em casa ou apartamento para descansar e a escolha de uma caminha de cachorro é fundamental nesse processo.
Hoje existe uma variedade enorme no mercado e isso acaba deixando as pessoas bastante confusas e indecisas na hora de decidir qual a melhor opção. “Qual o tamanho ideal de cama para cachorro grande?”, “Meu cachorro é friorento, qual o tipo de cama mais quentinha” ou “Qual o modelo de caminha mais prático para lavar?” são algumas das dúvidas comuns aos pais de pet. Para essas e outras respostas, dá uma olhada aqui embaixo nas nossas dicas!
Cama para cachorro grande ou pequeno, como escolher?
1. Filhotes crescem e o tamanho do seu cachorro importa!
Os animais tendem a se esticar enquanto dormem, portanto esse espaço também precisa ser pensado para que o animal se sinta confortável. Então, por mais que ele ainda seja um filhote quando entrou para a família, não se pode esquecer que em alguns meses o seu tamanho vai mudar e a caminha precisa estar de acordo com ele.
2. Você deve conhecer bem o seu cãozinho.
Saber se ele tende a sentir frio ou calor, se ele gosta muito de morder as coisas ou se ele dorme mais encolhidinho ou esparramado podem ajudar bastante na hora da escolha. Para cães que sentem frio, o ideal é procurar um modelo tipo toca, por exemplo.
3. O formato também vai depender da posição em que o animal costuma dormir.
Para os que se esticam durante o sono, a cama para cachorro mais indicada é a retangular, enquanto os que curtem descansar enroscadinhos vão gostar mais das camas redondas ou quadradas.
4. Conforto é tudo!
Por isso, é importante ficar atento ao material da nova caminha, de forma que ela esteja sempre bem acolchoada. Uma cama de madeira para cachorro, por exemplo, pode ganhar umas almofadas para ficar bem aconchegante.
Depois de analisar tudo isso, é hora de escolher, enfim, qual a melhor opção para o seu pet! Confira os modelos que mais se destacam, tanto pelo conforto quanto pela praticidade.
Toca para cachorro: uma opção bem acolhedora
Excelente opção para deixar seu melhor amigo bem aquecido, a cama estilo toca - também chamada de iglu - traz uma sensação de acolhimento e aconchego inigualável. Indicada principalmente para cachorros pequenos, já que a maioria é projetada para abrigar cães com até 10kg, esse modelo oferece um “esconderijo” para o animal e promete deixá-lo bem quentinho enquanto isso.
Almofadão: a melhor opção de cama para cachorro grande
Esse é o verdadeiro paraíso para cachorros grandes, pois eles podem se esticar e se espreguiçar o quanto quiserem durante o sono. Camas no estilo almofadão - que também podem ser substituídas por colchonetes - oferecem mais liberdade ao cão e são extremamente confortáveis, ou seja, capazes de atender muito bem às necessidades do seu novo amigo. Mas atenção: qualidade é importante e o ideal é que o modelo venha com uma capa removível para facilitar o processo de limpeza. Outra dica é que se o cãozinho gosta muito de morder, você pode optar por tecidos impermeáveis, que garantem maior durabilidade e retêm menos odor. Se você mora em um local muito frio, é válido usar uma mantinha para tornar a superfície mais aconchegante.
Como fazer: cama para cachorro com pneu
Essa é a opção mais ousada! Apesar de existir alguns lugares que vendam esse tipo de cama, muitas pessoas têm se rendido ao famoso “faça você mesmo” ou “do it yourself” - também conhecido como DIY. Sabe aquele pneu velho que está aparentemente sem utilidade nenhuma? Pois bem, ele pode se transformar em um lugar ideal para seu bichinho tirar aquela sonequinha. Com um material capaz de protegê-lo do frio, o pneu é uma opção perfeita de caminha para cachorro pequeno. Para fazer, você só vai precisar de um pneu, uma faca afiada, tinta acrílica e uma almofada grande, que preencha todo o interior do pneu.
Confira o passo a passo!
Passo 1: limpe bem o pneu com uma escova e pano úmido;
Passo 2: com muito cuidado, corte a “tampa” de um dos lados do pneu. Se restarem rebarbas, apare com uma tesoura grande;
Passo 3: pinte o pneu com sua cor preferida e espere secar por, pelo menos, 24h;
Passo 4: coloque uma capa bonitinha na almofada que será a parte macia da caminha e, pronto! Agora é só colocar a almofada dentro do pneu, com a lateral não cortada para baixo e chamar o doguinho para curtir!