Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, é comum que alguns tutores busquem alternativas para manter o animal mais confortável e aquecido. Além das roupinhas, o cobertor para cachorro é uma das opções mais procuradas para lidar com isso. Ainda assim, há quem acredite que o acessório não é necessário e que apenas a pelagem dos cães é suficiente para aquecê-los. Afinal, seu cachorro precisa de um cobertor nos dias mais frios ou não? A pelagem é suficiente para lidar com a baixa temperatura? Veja o que descobrimos sobre o assunto!
Cachorro sente frio e precisa de cuidados no inverno
Engana-se quem pensa que apenas os humanos possuem sensibilidade ao clima. Os cachorros também sentem frio e, por isso, precisam de cuidados especiais durante o inverno. Nesse caso, fatores como idade, raça e, principalmente, a pelagem do animal podem definir o quanto a mudança de temperatura pode impactar o seu amigo. Os filhotes e idosos, por exemplo, tendem a ter a saúde mais frágil e, consequentemente, serem os primeiros a sofrerem com o frio. Além disso, existem algumas raças de cachorros que sentem mais frio, como Pug, Bulldog Francês e Chihuahua, já que possuem a pelagem curta e o porte pequeno. Para evitar que o frio deixe o seu cachorrinho mais vulnerável a algumas doenças, como gripe, resfriado e até mesmo traqueobronquite, o cobertor para cachorro pode ser a solução.
O cobertor de cachorro é perfeito para manter o seu amigo aquecido e confortável
O cobertor de cachorro é uma boa opção na hora de manter seu pet quentinho e confortável nos dias frios. Geralmente, ele é produzido com materiais como algodão e lã, que garantem a temperatura ideal para o seu amigo. Embora seja quase sempre fino, o cobertor para cachorro é bem quentinho e ótimo para ser usado na caminha do seu cãozinho. Além dele, você também pode encontrar o edredom para cachorro, que nada mais é do que uma versão mais grossa do cobertor. Nesse caso, ele também pode ser usado para aquecer o animal ou até mesmo como colchonete.
Cobertor: cachorro deve usar o acessório para controlar a temperatura corporal
Ainda que a necessidade do uso do cobertor para cachorro possa variar, existem alguns fatores que fazem do acessório um item fundamental. Cachorros filhotes, idosos, de pelos curtos ou tosados, por exemplo, podem ter dificuldade para controlar a temperatura corporal. Nesses casos, a coberta de cachorro pode dar uma mãozinha e garantir o conforto do seu amigo. Além disso, é importante ficar atento a alguns sinais de que o cachorro está com frio, como tremores pelo corpo, respiração lenta e patas, focinho ou orelhas geladas.
Como escolher a coberta de cachorro?
O que não faltam são opções de coberta para cachorro, com estampas ou cores neutras. Se você procura um cobertor para cachorro barato, é possível encontrar modelos mais simples que cumprem seu papel ou mesmo confeccionar um em casa. Independente do modelo, o importante é que o acessório seja feito de algodão ou lã, evitando os materiais sintéticos, como microfibras. Outro ponto fundamental é que cobertor para cachorro não deve conter amarras, lantejoulas ou elásticos - lembre-se que o cachorro precisa de algo confortável para dormir. Além disso, é importante que o tutor atente-se ao tamanho da coberta.
Redação: Úrsula Gomes