Já aconteceu de você comprar uma linda cama para cachorro, mas quando chega de noite ele quer dormir com você? Muitos cães gostam de dormir encostados com o dono por se sentirem mais acolhidos, deixando a caminha para cachorro de lado. Não há problema algum em cachorro dormir na cama com o dono - pelo contrário, pode ser benéfico para os dois! Porém, certos cães são muito agitados à noite e acabam atrapalham o sono do tutor. Em outros casos, o contato direto com os pelos pode causar alergias respiratórias em pessoas mais sensíveis.
O ideal seria o cachorro dormir no seu cantinho, até mesmo para não criar uma relação de tanta dependência do dono, mas muitos resistem. Os motivos são variados e vão desde carência até um tamanho de cama para cachorro grande ou pequeno inadequado. Mas afinal, como fazer o cão dormir na sua própria caminha? O Patas da Casa dá algumas dicas que vão ajudar a adaptar o pet ao seu cantinho e explica quais modelos de camas para cachorro são os melhores em cada caso. Confira!
Cama para cachorro grande ou pequeno: fique atento ao tamanho do acessório!
Um dos principais motivos para a falta de adaptação na caminha para cachorro é pelo desconforto. Normalmente, isso está relacionado ao tamanho do acessório. Seja uma caminha para cachorro fêmea ou macho, o primeiro passo para que o animal durma no local é que ele tenha um espaço adequado para se movimentar. Na hora de comprar uma caminha para cachorro médio, pequeno ou grande, a falta de proporção é um erro comum. Por exemplo, a cama para cachorro grande precisa ser proporcional ao porte do animal, uma vez que a cama pequena vai fazê-lo se sentir apertado e vai gerar a rejeição.
Já a caminha para cachorro pequeno não pode ser enorme, pois acaba não o acolhendo bem por ter muito espaço sobrando. Se você escolher o tamanho de cama para cachorro errado, é bem provável que ele não se adapte. Lembre-se também que os filhotes crescem. Portanto, não adianta comprar uma cama para cachorro muito pequena para um filhote de Golden Retriever, por exemplo, pois em poucos meses não será mais útil.
Cama box para cachorro, almofadão, iglu… os modelos de camas para cachorro também influenciam na adaptação
Além disso, é importante escolher o modelo adequado ao comportamento do seu cão. Seja uma caminha para cachorro pequeno ou uma cama para cachorro grande, ela deve ter um formato que se adapte à maneira como ele dorme. Alguns cães gostam de dormir esticados. Nesse caso, a cama box para cachorro ou o almofadão são boas indicações, por serem longas e permitirem que o animal se esparrame. Já se seu cão gosta de dormir encolhido, as camas para cachorro redonda são ideais.
Além da cama box para cachorro, do almofadão e das camas redondas, existem muitos outros modelos como a toca e a cama suspensa. Se você busca uma caminha para cachorro barata, a cama de pneu é uma ótima escolha. Ou seja, opções são o que não faltam. O importante é escolher uma que tenha a ver com a personalidade e comportamento do animal. Lembre-se que o gosto de cada animal é diferente. Alguns se dão super bem com uma caminha para cachorro barata feita pelo próprio dono enquanto outros preferem uma que seja mais quentinha, como o modelo iglu.
Transforme a caminha para cachorro em um local aconchegante
Se o cãozinho já está acostumado a dormir com o dono ou em outros cantos da casa, é muito importante fazer com que ele se sinta atraído pela caminha específica para ele. Colocar uma peça de roupa sua na cama do cachorro é uma boa ideia. Ao se aconchegar, ele sentirá o cheiro do tutor e isso vai deixá-lo muito mais acolhido e confortável. Além disso, disponha brinquedos na caminha. Cães gostam de se divertir e, ao verem os brinquedinhos na cama, vão associar o local a algo legal, facilitando assim a adaptação. Essas dicas podem ser usadas em caminhas para cachorro pequeno, grande ou médio, já que funciona com qualquer cãozinho.
Cama para cachorro: tenha paciência e coloque-o de volta sempre que sair da caminha
A transição para a cama do cachorro também pode ser difícil para o dono que está acostumado a dormir com o pet ao seu lado. Porém, é preciso ter firmeza, já que o pet vai tentar voltar para a sua cama diversas vezes e você terá que resistir à tentação de deixá-lo subir. Para começar a transição, coloque-o na caminha para cachorro escolhida. Grande parte dos dogs não vão gostar de primeira e vão te seguir até o seu quarto. Nesse momento, você deve impedir que ele suba em sua cama e levá-lo de volta à sua própria caminha. Esse processo pode ser demorado, já que o cão pode ficar voltando diversas vezes em uma mesma noite. Portanto, tenha paciência.
Recompense o animal sempre que ele deitar na caminha para cachorro
Assim como tudo no universo canino, a adaptação na caminha para cachorro precisa ser associada a algo positivo. Além do cheiro da sua camisa e dos brinquedos, o fato de ser recompensado sempre que se deitar nela para dormir vai fazer com que ele acabe gostando de ir até lá. Por isso, quando levar o cãozinho de volta até a caminha para cachorro durante a noite, ofereça um petisco ou faça um carinho. Elogie, brinque um pouquinho e o parabenize por ficar lá. O cãozinho pode sair de novo da cama e ir para o seu quarto. Quando isso acontecer, repita o processo: não deixe que ele suba na sua cama, leve-o até a caminha para cachorro e recompense ao deitar. Pode demorar um pouco para que ele se acostume de vez a dormir na cama para cachorro, mas seguindo todas as dicas e com persistência, ele vai se adaptar.
Redação: Maria Luísa Pimenta