Roer e morder são necessidades naturais dos cães. Esse hábito também é associado à saúde mental, já que os mordedores próprios ajudam o animal a relaxar. Por isso, disponibilizar os brinquedos ideais para cachorro morder evita que o animal desconte sua energia nos móveis e objetos da casa, principalmente quando ele é filhote. O casco para cachorro é uma opção muito utilizada para redirecionar as mordidas, mas o "brinquedo" divide opções: o objeto prejudica o cachorro de alguma forma? Quais cuidados devem ser tomados ao oferecer um casco de boi para cachorro? Reunimos algumas informações para sanar todas as dúvidas sobre o casco bovino para cães.
Afinal, o casco para cachorro faz mal?
Assim como qualquer brincadeira, o uso do casco bovino para cães precisa de supervisão e não é indicado para qualquer cãozinho. Filhotes, cachorros idosos e raças pequenas estão mais propensos a terem problemas com o produto, já que possuem dentes menores e mais sensíveis. Por isso, é melhor evitar! No caso de cachorros grandes e com muita energia, o casco bovino é mais recomendado, mas ainda assim é preciso ficar atento a alguns perigos.
Por ser de um material duro e mais resistente, o casco de boi para cachorro pode facilmente provocar a quebra de dentes, expondo canais e deixando o cachorro suscetível à infecções - principalmente se o tutor não perceber na hora. Outros acidentes também estão relacionados ao produto, como engasgos e obstrução intestinal caso o cãozinho engula algum pedaço. Problemas comportamentais também podem surgir: assim como acontece com osso, alguns cachorros mais "possessivos" podem se recusar a deixar o brinquedo e até ficarem agressivos para protegerem o casco bovino.
Se a sua intenção é lidar com a alta energia do seu pet, existem outras formas de fazer isso sem riscos, como o uso de brinquedos interativos para cachorro - que podem ser recheados com petiscos e ainda estimulam a cognição do animal. Longos passeios, esportes caninos e brincadeiras na água também são ótimas estratégias para cansar pets mais hiperativos. E se a sua intenção é promover mais saúde bucal para o seu cachorro, a escovação diária com produtos adequados já é suficiente.
Quando o casco para cachorro é indicado?
Na tentativa de satisfazer a necessidade de morder do animal, o casco para cachorro costuma ser muito oferecido pelos tutores. Além disso, o casco bovino é associado à saúde bucal do cachorro, já que há indícios de que previne o mau hálito, ajuda no controle do tártaro e higieniza os dentes. O casco para cachorro, inclusive, é mais adequado do que os ossos de couro e borracha, muito encontrados nos pet shops, por ser natural. Pode ser oferecido como uma distração, brincadeira ou premiação, mas não se esqueça que o casco para cachorro não é um alimento e não pode substituir refeições. Caso você queira tornar a brincadeira ainda mais divertida, a dica é rechear o casco bovino para cães com patê ou petiscos.
Veja como escolher o casco bovino para cachorro
Na hora de escolher o casco de boi para cachorro, observe se o produto se adequa ao porte do seu animal. O ideal é que a peça seja maior que o focinho do cachorro. Durante a brincadeira, é importante descartar os pequenos fragmentos que se soltam à medida que o cachorro vai roendo o casco para evitar que ele engula. E ah, troque o casco de boi para cachorro sempre que ele estiver gasto, assim o seu pet vai aproveitar a brincadeira com mais segurança.
Redação: Hyago Bandeira