Um acessório que com certeza faz muito sucesso entre os felinos é a casinha para gatos. Como esses animais prezam pela sua privacidade e gostam de escolher os cantinhos mais “escondidos” da casa para descansar, nada melhor do que ter um lugar apropriado para isso, certo? E é aqui que entra a casa para gato! É nesse acessório para gato super útil que ele vai encontrar todo o conforto que precisa para dormir e aproveitar a própria preguicinha.
Então se você ainda tem dúvidas se deve providenciar uma casa de gato ou não, chegou a hora da verdade: o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber sobre o acessório e os principais modelos para presentear o seu amigo. Dá só uma olhada!
Por que investir em uma casa para gatos?
Da mesma forma que nós gostamos de relaxar em um ambiente confortável, os nossos bichinhos de estimação também gostam. E, se você já reparou, os gatos passam boa parte do tempo dormindo, com um sono que varia entre 12 e 16 horas por dia. Não é à toa que eles levam a fama de dorminhocos, não é mesmo? Pensando por esse lado, é importante ter um espaço que comporte o sono dos gatos - e a casinha para gatos é uma ótima opção para isso.
Veja alguns motivos para investir no acessório:
1) Conforto. Nossos pets precisam de um lugar aconchegante para descansar.
2) Privacidade. Os felinos prezam muito por isso, e a casinha de gato oferece um espaço reservado para eles passarem o dia sem serem incomodados.
3) Vista. Os gatos são observadores por natureza, e dentro da casinha eles conseguem ver tudo que acontece sem precisar sair.
4) Proteção e segurança. Quem tem um gatinho sabe que esses animais gostam de se sentirem protegidos e seguros, e a casa providencia isso.
Casinha para gatos: conheça os principais modelos para o seu amigo
Existem várias opções de casinhas para gatos, e muitos tutores podem ficar confusos sobre qual modelo comprar. Para decidir isso, o primeiro passo é observar o comportamento do seu amigo: ele gosta de passear pelos móveis mais altos da casa? Quantas horas o gato dorme? Ama afiar as garras em todos os lugares possíveis? Saber responder a essas perguntas é uma ótima forma de definir qual é a melhor casa para gato! Conheça os modelos mais indicados abaixo:
Arranhador para gatos com casinha: é ideal para pets que não vivem sem um arranhador do lado;
Casinha de papelão para gato: esse é o material preferido dos gatos e faz sucesso com qualquer felino;
Casinha para gato de madeira: é uma casinha mais resistente e duradoura, ideal para os descansos do seu amigo;
Casinha de gato em forma de nicho: é uma ótima opção para gatos verticais e que gostam de ficar no alto;
Casinha para gato dormir: costuma ser feita de um material mais acolchoado e é perfeita para as horas de sono do animal;
Mas lembre-se: na hora de escolher uma casinha de gato, é importante verificar se o tamanho é apropriado para o seu pet. Ele precisa conseguir se movimentar dentro do acessório sem ficar apertado. Além disso, a escolha do material também é fundamental para evitar o gato arranhando o acessório ou mordendo, o que pode acabar danificando rapidamente a casinha.
A casa de papelão para gatos pode ser feita por você!
Para quem gosta de botar a mão na massa, saiba que é possível seguir um passo a passo de como fazer casa de papelão para gatos. O modelo, além de ser incrível para os nossos bichinhos, também é uma ótima iniciativa para abrigar animais de rua. Por isso, se você sabe de algum lugar que tenha muitos gatos abandonados, essa pode ser uma boa forma de ajudá-los a ter um cantinho confortável e não vai custar quase nada do seu bolso.
O material básico para esse tipo de casinha é um papelão bem grosso e resistente - não pode ser daqueles mais moles e quebradiços, ok? No final da montagem, você também pode personalizar o lugar com carpetes, grama sintética, almofadas e outros acessórios. No caso de uma casinha para gato de rua, uma boa dica é providenciar outros cuidados básicos, como um potinho de água e comida.
Redação: Juliana Melo