Na lista de legumes que cachorro gosta, a cenoura com certeza ocupa o primeiro lugar! O sabor docinho e a textura crocante são atrativos para o paladar canino, por isso, dificilmente o seu peludo vai negar esse agrado. A cenoura para cachorro está liberada na dieta e pode, inclusive, ajudar na manutenção da saúde (especialmente a bucal). Mas por que será que a cenoura é tão irresistível para os cães? Será que o cachorro pode comer cenoura todo dia? Devo oferecer crua ou cozida? São tantas perguntas que não cabe em um único parágrafo. Vem conferir por que esse legume é tão apreciado pelos cães e como incluir a cenoura na dieta canina!
Por que a cenoura para cachorro é tão apreciada?
De modo geral, a maioria dos cães amam cenoura, mas é claro que pode acontecer do doguinho não dar a mínima para esse legume, afinal, cada indivíduo possui suas próprias preferências alimentares. Dentre os principais motivos que explicam esse fascínio, podemos destacar o sabor adocicado e a textura crocante desse legume, que são super atrativos para o paladar canino. Além disso, os cães têm um instinto natural de mastigar e roer objetos, e a textura da cenoura permite que eles consigam expressar esse comportamento canino.
É bom dar cenoura para o cachorro? Veja os benefícios desse alimento
Se já te disseram que a cenoura faz mal para cachorro, saiba que isso está longe de ser verdade. A cenoura é um alimento riquíssimo em vitamina A, E e B, fundamentais para a saúde dos olhos de cachorro, para reduzir o estresse, fortalecer a imunidade do animal, prevenir contra alergias e câncer, além de ser um antioxidante para defesa celular. Por ser um alimento rico em fibras, a cenoura ajuda a regular o intestino do animal e a evitar um caso de cachorro com prisão de ventre. Outro benefício super bacana da cenoura é que ela ajuda a limpar os dentes de cachorro, já que ela funciona como se fosse um “ossinho” quando está crua. Então fique tranquilo, pois o cachorro pode comer cenoura sem nenhum problema, desde que oferecidas com moderação.
Como devo dar cenoura para cachorro?
As verduras e legumes para cachorro devem ser oferecidas de duas maneiras: crua ou cozida, sem sal. No caso desse legume tão adorado pelos cães, pode dar cenoura crua para cachorro: este petisco para cachorro natural é ótimo para limpar os dentes. Se você tem um cachorro médio ou grande, pode oferecer a cenoura inteira (mas é importante sempre supervisionar, ok?!). Agora, se você tem um cachorro pequeno, o indicado é picar a cenoura em pedaços proporcionais ao tamanho da mandíbula do cão, em rodelas ou em formato de palitos, para evitar um cachorro engasgado.
Se o peludo tem os dentes mais frágeis, como um cachorro idoso, você pode oferecê-la cozida, pequena e em menores quantidades junto com a ração para cachorro. Lembre-se que cozinhar demais a cenoura pode eliminar alguns nutrientes do legume, por isso opte por cozinhá-la rapidamente no vapor.
Quantas vezes posso dar cenoura para o meu cachorro?
Não é porque “cenoura é bom para cachorro” que ela pode ser oferecida sem moderação. Assim como qualquer outro alimento, a cenoura não deve ser ingerida em excesso, e a frequência que ela deve ser oferecida vai depender da saúde do cachorro e do tamanho do animal. No caso de um cachorro obeso, por exemplo, vale conversar com um nutricionista para entender a quantidade ideal do alimento na dieta. O mesmo vale para um cachorro com diabetes, já que a cenoura é rica em açúcares.
Quantas vezes o cachorro pode comer cenoura por semana?
Definir quantas vezes o cachorro pode comer cenoura por semana vai depender do porte do animal e sua condição de saúde. No geral, as raças de cachorro grande, como o Malamute do Alasca, podem ingerir 1 unidade de cenoura por dia, enquanto os cachorros pequenos podem ingerir meia cenoura. Porém, não há nenhuma necessidade de oferecer cenoura todos os dias para os cães, pois o excesso de vitaminas no organismo do animal pode trazer consequências para a saúde do animal, como alergias em cachorro e queda de pelo. O ideal é oferecer a cenoura para cachorro dia sim, dia não.