Você já ouviu falar do Chihuahua mini? Para quem não sabe, esse é o menor tamanho possível para a raça de cachorro (que já é pequena). No entanto, é importante frisar que essa não é uma nomenclatura reconhecida oficialmente pelos órgãos de cinofilia, e sim uma maneira de os criadores identificarem os menores cãezinhos da ninhada, que normalmente não passam de 1kg.
Para conhecer melhor o Chihuahua mini toy (preço, características físicas e outras curiosidades), o Patas da Casa preparou uma matéria com tudo que você precisa saber. Dá só uma olhada!
Chihuahua mini: tamanho e características físicas do pet
O mini Chihuahua segue a mesma lógica de outras mini raças: ele é uma versão menor do cachorro Chihuahua. Ambos têm um porte pequeno, mas a diferença é que enquanto o padrão oficial diz que a raça deve pesar entre 1 e 3 kg (sendo que o peso ideal é entre 1,5 kg e 2,5 kg), o Chihuahua mini geralmente pesa menos de 1 kg.
Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), “a altura não deve ser levada em consideração nesta raça, somente o peso.” Porém, a título de comparação, os cães dentro do padrão costumam ter uma altura em torno de 20 a 25 centímetros. Por outro lado, o cachorro Chihuahua mini mede, em média, 15 centímetros.
Outras características marcantes do Chihuahua é que ele é um cachorro de orelha em pé, focinho pequeno e pontudo e pelos com uma diversidade grande de cores. As versões mais conhecidas são o Chihuahua mini creme ou marrom. Mas ainda é possível encontrá-lo com tons de preto, fulvo, branco, dourado, chocolate e até mesmo vermelho. A pelagem do cachorro mini Chihuahua é dividida em longa ou curta — e o valor de um Chihuahua pode variar de acordo com essas características.
Qual o menor Chihuahua do mundo?
O tamanho de um Chihuahua mini normalmente é de até 15 centímetros de altura e eles pesam menos de 1 kg. Mas você sabe qual é o menor cachorro do mundo? De acordo com o Guinness Book, atualmente o menor cãozinho é uma Chihuahua fêmea chamada Pearl, que mede 9,14 centímetros de altura e pesa 553 gramas. Pearl, inclusive, é parente da recordista anterior, que se chamava Miracle Milly e também era uma Chihuahua mini. Ela mora em Orlando, Flórida, com a família.
Chihuahua mini: preço é mais caro do que o cachorro padrão
Para quem gosta de mini raças, o Chihuahua mini é sinônimo de desejo. Ao mesmo tempo em que esse cachorrinho é uma fofura, ele também tem um custo mais elevado e exige certo planejamento financeiro. Isso acontece porque as versões mini são mais difíceis de serem encontradas. Em questão de valor, Chihuahua mini no geral custa entre R$ 4.000 e R$ 6.000.
As fêmeas normalmente são mais caras do que os machos, e outras características físicas - como cores dos pelos e tipo de pelagem - também podem impactar no preço final. O Chihuahua pelo curto mini, por exemplo, é mais barato do que o pelo longo. Mas para ter um Chihuahua, preço não pode ser muito diferente do mencionado e é importante escolher um canil de cachorro de confiança.
O cachorro Chihuahua mini tem coragem de sobra, mas não é bravo
A personalidade do Chihuahua (mini ou não) é cheia de valentia, uma grande prova de que tamanho não é documento quando o assunto é proteger quem se ama. Mas, apesar de ser um cachorro pequeno que é pura coragem, o Chihuahua não é necessariamente bravo. Ele tem um territorialismo mais acentuado que outras raças e pode ser um tanto desconfiado com estranhos, mas não é o tipo de cão que ataca sem motivo.
Ele até leva a fama de "50% ódio, 50% tremedeira” igual o Pinscher, mas a verdade é que são cães extremamente dóceis e apegados com a família. Na verdade, o Chihuahua mini costuma tremer bastante não porque sente raiva, mas porque situações de medo, estresse, frio e excitação mexem bastante com o animal. Então qualquer um desses motivos pode ser a causa do cachorro tremendo.
O Chihuahua mini é um ótimo cão de companhia. Ele é leal, carinhoso e é o tipo de cachorro que ama ficar no colo. Ele gosta de ser paparicado e cria um forte vínculo com os tutores. No entanto, é um cachorro que também exige certa atenção no dia a dia, pois não gosta de passar muito tempo sozinho e pode sofrer com ansiedade de separação.
Quais são os principais cuidados com o mini Chihuahua?
Para quem pensa em ter um mini Chihuahua, preço não é a única preocupação, e sim os cuidados que a raça demanda. Além de uma atenção especial com a alimentação, o tutor deve lembrar que eles são cães com a saúde e corpo mais frágeis. Apesar disso, precisam seguir uma rotina de exercícios físicos adequada, pois assim como qualquer outro doguinho, o Chihuahua mini também precisa gastar energia. Passeios, brincadeiras dentro do apartamento e atividades de baixo impacto são fundamentais para manter o animal ativo e saudável.
Veja alguns cuidados importantes:
- Apostar em uma ração para cachorros pequenos de qualidade, dando preferência para alimentos premium e super premium;
- Fazer exames de check-up periodicamente para acompanhar a saúde do animal;
- Manter o calendário de vacinas atualizado, assim como o vermífugo;
- Redobrar os cuidados no inverno. Os cães mini são ainda mais sensíveis a mudanças de temperatura e precisam ficar bem aquecidos quando esfria;
- Investir no enriquecimento ambiental para cães;
- Ter atenção no manuseio do cachorro, que tem o corpo naturalmente mais frágil.
Quanto tempo vive um mini Chihuahua?
A expectativa de vida de um Chihuahua normalmente é longa e eles podem viver até os 20 anos. Mas quando falamos do Chihuahua mini, por ser um cãozinho mais frágil e suscetível a problemas, a longevidade costuma ser menor, de até 12 anos. Por isso, para ter um Chihuahua filhote, preço deve levar em conta todos os cuidados que o animal demandará ao longo da vida, como uma alimentação apropriada, consultas veterinárias e outros cuidados básicos. Também é necessário dedicar uma parte do seu tempo a esses doguinhos, já que para o Chihuahuam, valor da família é muito importante!
Redação: Juliana Melo
Publicado originalmente em: 28/04/2023
Atualizado em: 15/08/2023