O chocolate para cachorro é um verdadeiro veneno para a saúde canina! O alimento pode causar uma série de complicações no organismo animal e, em casos mais graves, levar à morte. Para manter o cachorro seguro, é preciso resistir à tentação de oferecer esse alimento - mesmo que os pets implorem com aquela famosa carinha de pidão. Mas o que pode acontecer quando o cachorro come chocolate? Quais são os riscos envolvidos na ingestão desse alimento tão perigoso? O Patas da Casa conversou com Nathalia Breder, médica veterinária com foco em nutrição, para entender melhor porquê o chocolate para cachorro faz mal. Confira a seguir 6 motivos para não oferecer chocolate para cães em hipótese nenhuma!
1) O chocolate é altamente tóxico para o cachorro
A ingestão de qualquer tipo de chocolate pode deixar o cachorro intoxicado e causar uma série de problemas para a saúde animal. Os chocolates contém em sua composição duas substâncias potencialmente perigosas e tóxicas para os peludos: a teobromina e a cafeína. Tanto um quanto o outro não são metabolizados completamente pelo organismo do pet, o que acaba sobrecarregando órgãos e provocando sintomas gravíssimos. “Quanto mais puro o chocolate, ou seja, quanto maior a porcentagem de cacau, maior o risco”, explicou Nathalia.
2) O chocolate para cachorro provoca problemas gastrointestinais
O chocolate para cachorro faz mal e não deve ser oferecido em nenhuma hipótese. A teobromina e a cafeína podem pode irritar o sistema gastrointestinal dos peludos e deixar o cachorro vomitando e com diarreia. Esses costumam ser os sinais mais “tranquilos” e deve servir de alerta para que o tutor tome providências. Contudo, a profissional alertou que em alguns casos, o chocolate pode causar gastroenterites graves, com perda de sangue e necessidade de internação. Geralmente, os sinais de intoxicação surgem 6 a 12 horas após a ingestão do chocolate.
3) O chocolate para cachorro afeta o sistema nervoso central
Quando o peludo não recebe atendimento veterinário após comer um chocolate, outros sintomas mais graves podem surgir dessa omissão. Como as principais substâncias do chocolate não são metabolizadas direito pelo corpo do pet, o sistema nervoso do cachorro acaba sendo ativado por um tempo longo demais. Como consequência, eles podem apresentar tremores, devido a estimulação dos músculos, aumento da temperatura corporal, aumento da pupila e hiperestesia (sensibilidade ao toque). Em casos mais graves, o chocolate pode levar o cachorro a ter convulsões, entrar em coma e falecer.
4) A ingestão de chocolate pode provocar problemas cardíacos em cachorro
Assim como nos humanos, a cafeína é capaz de aumentar os batimentos cardíacos dos cachorros e causar arritmias. Isso acontece porque a cafeína aumenta a secreção do cortisol, um hormônio produzido pelas glândulas adrenais. Essas arritmias podem deixar o cachorro ofegante, fraco e com falta de apetite.
5) Chocolate para cachorro pode sobrecarregar os rins
O chocolate para cachorro também pode provocar sintomas de insuficiência renal em cães, como aumento na ingestão de água e da quantidade de urina. Isso acontece porque a teobromina é uma substância com ação diurética, além de ser um estimulante cardíaco e vasoconstritor. No último caso, há redução significativa dos vasos sanguíneos, o que resulta em uma diminuição de fluxo sanguíneo para esse órgão. Como consequência, os rins não conseguem filtrar adequadamente o sangue e ocorre uma acumulação de toxinas no corpo do cachorro.
6) As embalagens de chocolate podem provocar asfixia em cachorro e obstrução intestinal
Agora que você já sabe que não pode dar chocolate para cachorro, é preciso tomar alguns cuidados em relação ao armazenamento dele em casa. Os cães são animais naturalmente curiosos e comilões, então podem se interessar e acabar comendo uma barra de chocolate jogada pela casa. Mas outro cuidado importante envolve as embalagens desses produtos, que costumam ser de plástico ou alumínio, materiais difíceis de digerir e mastigar. Se o animal comer a embalagem, ela pode provocar uma obstrução intestinal nos cães e até asfixia, que nada mais é do que a obstrução das vias respiratórias do pet. Por isso lembre-se sempre de armazenar esses produtos em locais seguros, longe do alcance dos cachorros e também descartar corretamente as embalagens.
Veterinária explica o que fazer quando o cachorro come chocolate
Mesmo tomando todos os cuidados possível para preservar a saúde do cachorro, pode acabar acontecendo dele ingerir chocolate. Caso isso ocorra, os tutores precisam estar preparados para saberem exatamente o que fazer. De acordo com Nathalia Breder, o cão deve ser levado imediatamente para um médico veterinário: “O ideal é que não seja ofertado chocolate em momento algum e de nenhum tipo, mas caso aconteça a ingestão, recomenda-se que leve o pet a uma clínica 24h para que possa receber o tratamento adequado.”
Ela ainda reforça que não deve ser ofertado nenhum remédio caseiro para cachorro que comeu chocolate: “Não é aconselhado utilizar produtos alternativos, como leite e carvão ativados em casa.” Em seu perfil nas redes sociais, a veterinária publicou um vídeo explicando exatamente os efeitos do chocolate nos cães: