Alimentação animal

Chocolate para cachorro: entenda porque não pode dar ovo de páscoa para o seu pet

Publicado - 05 Abril 2022 - 18h09

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Com a Páscoa chegando, a tentação de dar um pedacinho do ovo de páscoa para cachorro é grande. Afinal, o pet faz parte da família e por isso alguns tutores se perguntam: cachorro pode comer chocolate? A resposta é: não! Esqueça a ideia de dar chocolate para cachorro. O doce faz parte da lista de alimentos proibidos para cães e é considerado um dos itens mais tóxicos que o animal pode ingerir, podendo até mesmo levá-lo à morte. Mas por que chocolate faz mal para cachorro? O Patas da Casa te explica exatamente o motivo e ainda dá uma dica de como fazer um ovo de páscoa para cachorro sem precisar usar chocolate!

Por que não pode dar chocolate para cachorro?

Chocolate e cachorro não são uma boa combinação. O alimento é considerado um dos mais tóxicos para os cães e a explicação está na sua composição. O chocolate contém uma substância chamada “teobromina” que, apesar de não fazer nenhum mal aos humanos, é extremamente tóxica para o cachorro. Chocolates têm ainda outras substâncias que podem afetar o sistema digestivo do cachorro. Ou seja, você jamais pode dar chocolate para cachorro.

Qualquer tipo de chocolate faz mal para cachorro?

Durante a páscoa, vemos uma infinidade de tipos de chocolate. Mas se você quer saber se algum deles é permitido para cães, a resposta é não. Certos tipos são mais tóxicos que outros, mas todos fazem mal ao cachorro. Chocolate amargo é o pior, pois tem uma quantidade de cacau muito alta. O chocolate branco, apesar de ter menos teobromina e, portanto, ser o menos tóxico, também faz mal pois tem uma elevada concentração de gordura. Por isso, não interessa se o ovo de páscoa é de chocolate branco, preto, amargo, ao leite, zero ou sem lactose: qualquer chocolate faz mal para cachorro.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Chocolate faz mal para cachorro e pode levá-lo à morte

O chocolate provoca uma grave intoxicação canina. Os sintomas mais clássicos são diarreia, vômito, febre e respiração ofegante. Porém, o chocolate para cachorro é tão nocivo que não para por aí. O cão pode apresentar convulsões, tremores, aumento da frequência do coração (podendo causar um ataque cardíaco), pressão alta e overdose. Além disso, os efeitos do chocolate para cachorro são tão graves que podem levar o animal à morte.

cachorro olhando ovos de páscoa para cachorro
Existem opções de ovo de páscoa para cachorro que não levam chocolate

Mesmo que seja um pedacinho, ovo de páscoa para cachorro jamais deve ser oferecido 

Por mais que a época da Páscoa seja rodeada de chocolate e você ame dar um pouquinho da sua comida para o pet, não ofereça o doce ao cachorro, nem que seja só um pedaço pequeno. Engana-se quem pensa que o chocolate para cachorro faz mal somente se for comido em grandes quantidades. Com um simples pedacinho de chocolate, o cachorro pode ter um problema muito sério.

Ovo sem chocolate: cachorro pode se deliciar na Páscoa com opções alternativas

O fato do chocolate fazer mal para cachorro não quer dizer que o pet precisa ficar de fora das comemorações da Páscoa! É possível encontrar em pet shops algumas opções de ovo de páscoa para cachorro feitos com ingredientes que não fazem nenhum mal ao cãozinho! A alfarroba é um dos melhores substitutos do chocolate e é super apetitosa para cães, podendo fazer parte da alimentação do cachorro sem problemas - sem exageros, é claro. 

Ovo de Páscoa para cachorro de alfarroba: faça um delicioso substituto do chocolate!

Para não deixar seu cãozinho com água na boca, que tal fazer você mesmo um ovo de páscoa para cachorro? Sem levar chocolate, o ovo de páscoa para cachorro de alfarroba é super fácil de preparar e faz sucesso entre os cães. Confira a receita a seguir!

Ingredientes

  • 100g de alfarroba
  • ½ xícara de coco ralado
  • ? xícara de água

Modo de preparo

1) Derreta a alfarroba com água em fogo baixo no banho maria. Fique atento à consistência: deve ser mais mole que o ponto de brigadeiro. 

2) Quando chegar no ponto, desligue o fogo. Então, adicione o coco ralado e misture.

3) Pegue duas formas de ovo de páscoa e unte com óleo de coco, para facilitar na hora de desenformar. Jogue a mistura nas formas, cubra com plástico filme e leve à geladeira. Deixe gelar por cerca de cinco horas e está pronto seu ovo de páscoa para cachorro!

O cachorro vai poder aproveitar a páscoa com você e se deliciar bastante. Mas fique atento à quantidade: qualquer alimento, mesmo os liberados, podem fazer o cachorro passar mal se oferecido em excesso.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Mariana Fernandes

Adote um animal

O cachorro mais bonito do mundo foi revelado pela Ciência — e ele não é como você esperava

A ciência finalmente revelou qual é o cachorro mais bonito do mundo, e o resultado pode ser intrigante para muitas pessoas. Para che...

Cachorro

7 sinais de que seu cachorro está estressado – e pode ser culpa sua!

Muitas situações do dia a dia podem deixar um cachorro estressado - e às vezes uma parcela disso é culpa do tutor. Falta de atenção,...

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Alimentação

É assim que você deve oferecer petiscos para o seu gato: veterinário explica o jeito certo!

Os petiscos para gatos são aliados poderosos do bem-estar felino, deixando qualquer pet mais feliz. No entanto, para que sejam benéf...

Adote um animal

O cachorro mais bonito do mundo foi revelado pela Ciência — e ele não é como você esperava

A ciência finalmente revelou qual é o cachorro mais bonito do mundo, e o resultado pode ser intrigante para muitas pessoas. Para che...

Adote um animal

Essas são as 8 raças de gato mais raras do mundo – e algumas custam uma fortuna!

Embora levem a fama de reservados e independentes, os gatos são verdadeiros companheiros dos humanos e estão sempre cheios de amor p...

Gato

Veterinário lista as 6 doenças de gato mais graves que existem — e explica como proteger seu pet

Algumas doenças de gato representam um verdadeiro perigo para a saúde dos bichanos. Elas comprometem bastante a qualidade de vida do...

Comportamento

O que há de diferente nos gatos bicolores? Conheça as particularidades dessa pelagem e raças comuns

O gato bicolor é aquele gatinho que apresenta mais de duas cores simultaneamente. Esse é o caso, por exemplo, dos frajolas, que são ...

Ver todas
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?