Optar pela adoção de cachorro é uma decisão que transforma a vida dos animais e dos tutores. Existem muitos cães que são abandonados e resgatados por ongs e abrigos, e tudo que eles buscam é uma família para chamar de sua. Mas sabia que o processo de adoção de cachorros, apesar de fácil e gratuito, requer muita responsabilidade? Os bichinhos não podem ser vistos como uma mercadoria que pode ser trocada ou descartada se a adaptação não der certo.
Pensando nisso, o Patas da Casa preparou um infográfico com tudo que você precisa saber sobre como adotar um cachorro — desde a decisão inicial até o planejamento com os gastos, adaptação e dicas de onde procurar doação de cachorro.
Para ter um cachorro, adoção deve ser bem planejada
Não basta apenas decidir adotar um cachorro: o futuro tutor deve entender como isso vai impactar a rotina dele e ter consciência de que essa é uma decisão que envolve muitas responsabilidades. Cães precisam de atenção, então é importante ter tempo disponível para se dedicar aos bichinhos no dia a dia (seja para passear ou simplesmente passar algumas horinhas brincando e fazendo carinho nele).
Além disso, o ideal é que toda a família esteja de acordo com a decisão. Por isso, quem divide a casa com os pais ou outros familiares precisa conversar com os membros antes. Também é bom ter em mente que caso seja uma família com crianças ou que já tenha outros pets, o processo de adaptação com os pequenos e/ou outros animais exige atenção. Por último, mas não menos importante, o tutor deve ter condições financeiras para arcar com todas as despesas que acompanham um cãozinho.
Adoção de cachorrinhos: a dica é abrir o coração para todo tipo de animal
Tem quem prefira procurar filhotes de cachorro para adoção, mas a verdade é que quem deseja adotar, deve olhar para todos os cãezinhos com o mesmo carinho. Mesmo que os filhotinhos sejam incrivelmente fofos, adotar cachorro idoso ou adulto também tem suas vantagens. Eles são espertos, já tem a personalidade bem definida e costumam ser mais tranquilos em termos de energia, ao contrário dos filhotes.
O mesmo vale para quem tem preferência por cachorros pequenos na hora da adoção. Por incrível que pareça, um cachorro grande ou de porte médio também pode ser uma ótima companhia para qualquer momento e muitas vezes são animais que se adaptam bem a apartamentos, desde que o tutor saiba gastar a energia do pet.
Leve em consideração os gastos que acompanham a adoção de cachorro
Quem quer adotar nem sempre se preocupa em pesquisar quanto custa manter um cachorro — e isso pode se tornar um problema a longo prazo. Uma dica é colocar na ponta do lápis todos os gastos que o animal demanda, como: ração, petiscos, consultas veterinárias, vacinas, vermífugos, remédios antiparasitários, banho e tosa, brinquedos e itens básicos de higiene (como tapetinhos higiênicos). Tudo isso deve estar incluído no planejamento financeiro.
Doação de cachorro: saiba onde procurar o seu novo aumigo
Existem várias possibilidades de lugares para adotar cachorro. Geralmente, buscar ongs e abrigos é uma das estratégias mais indicadas. Várias instituições têm perfis nas redes sociais e anunciam os cães disponíveis para adoção por lá. Outra possibilidade são as feiras de adoção de cachorro, que também podem te ajudar a escolher seu novo melhor aumigo. Além disso, uma novidade que surgiu nos últimos anos é a adoção online. O Adota Patas é um exemplo disso, já que é uma plataforma que permite adotar cães e gatos à distância.
Após a adoção, cachorro precisa passar por um processo de adaptação na nova casa, então não pense que tudo será fácil. O animal ainda está conhecendo o lugar e precisa ser ensinado algumas coisas, como onde é o banheirinho dele. Ele também precisa de um cantinho confortável para dormir e descansar, além de estímulos positivos (principalmente durante o adestramento e socialização). Não esqueça também de fazer um check-up geral da saúde do pet e dar todas as vacinas para cachorro obrigatórias!
O Adota Patas te ajuda a encontrar seu novo pet!
A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato.
No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!
*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região.