Algumas doenças de cachorro acometem não só um, mas vários sistemas do corpo do bichinho. Esse é o caso da cinomose canina, que tem três fases distintas e pode atingir os sistemas digestivo, respiratório e nervoso do animal. Como são três regiões completamente diferentes, os sintomas da cinomose variam bastante conforme a doença progride. Para conseguir identificar o quadro, é importante saber quais sinais são percebidos em cada fase.
O que é a cinomose canina?
A doença de cachorro cinomose é infectocontagiosa e viral, causada por um vírus da família Paramyxovirus. É um quadro altamente contagioso e pode levar à morte ou causar sequelas no cachorro. O contágio acontece por meio do contato com objetos ou secreções de animais infectados, mas também pode ocorrer pelas vias aéreas, com a respiração do ar contaminado. Filhotes de cachorro, cães idosos ou animais que estejam com o imunológico enfraquecido são os mais afetados. O vírus se replica na corrente sanguínea do paciente e, em seguida, atravessa o corpo inteiro. Por isso, pode afetar vários sistemas do corpo do cãozinho, em especial o digestivo, o respiratório e o nervoso.
Cinomose canina: sintomas digestivos incluem vômitos e diarreia
A primeira fase costuma acontecer quando o vírus afeta o sistema digestório do cãozinho. Um dos principais e mais conhecidos sintomas de cinomose é o cachorro com diarreia, mas existem outras alterações que devem ser observadas. As principais são:
- Diarreia
- Vômito
- Falta de apetite
- Dor no abdômen
Cinomose: sintomas respiratórios podem causar febre e tosse
Na segunda fase da cinomose canina, sintomas costumam estar relacionados à respiração. Dessa forma, quando o sistema respiratório é afetado, quadros de pneumonia em cachorro podem aparecer, então é preciso tomar bastante cuidado. Dentre os sintomas estão:
- Tosse
- Pneumonia
- Secreção no nariz e nos olhos
- Dificuldade de respirar
- Febre
- Cansaço
Sintomas: cinomose pode evoluir para convulsões e dificuldades motoras
Na última fase da cinomose canina, o sistema nervoso é acometido. É o momento mais grave da doença e que requer muitos cuidados para evitar que o cão chegue a óbito ou que tenha sequelas graves. Nesse cenário, os sintomas de cinomose que precisam de atenção são:
- Tremores
- Contrações musculares involuntárias
- Convulsões
- Paralisia
- Alteração no comportamento
- Dificuldade motora
Sintomas da cinomose também podem afetar a pele do cachorro
Ao longo das fases da cinomose canina, sintomas cutâneos também podem ser observados. Por isso, vale ficar de olho nas seguintes alterações na pele do cachorro:
- Pústulas abdominais (bolinhas na pele com pus)
- Focinho e patas mais ásperas, como uma espécie de crosta
- Conjuntivite
- Erupções cutâneas
Não hesite em correr para o veterinário se seu cachorro apresentar algum desses sintomas. A cinomose é uma doença grave e que precisa de tratamento adequado e rápido para evitar que o pior aconteça com seu bichinho.
Redação: Maria Luísa Pimenta