Oferecer sachê para gatos é uma das melhores maneiras de manter a boa saúde do seu animal de estimação. No entanto, o alimento costuma gerar dúvidas. Há quem pense, por exemplo, que os sachês não podem substituir a ração seca - mas não é bem assim. Isso, na verdade, vai depender se o sachê é considerado um alimento completo ou não. A seguir, conversamos com a médica veterinária Andresa Esteves para esclarecer algumas questões sobre o assunto. Confira!
Sachê para gatos é alimento completo ou petisco?
Os dois tipos de sachês existem, e cada um é indicado para uma situação específica. Conforme a especialista revela, tudo vai depender da formulação do sachê para gatos. Mas, de uma maneira geral, o sachê completo e balanceado pode substituir a ração seca; enquanto o sachê complementar ou petisco não substitui a ração durante as refeições e deve ser oferecido apenas como um mimo.
Então como identificar os dois tipos de comida de gato? Andresa explica que essa identificação deve ser feita pelo rótulo da embalagem, que normalmente fica dividido entre três tipos de necessidades:
- Alimento completo e balanceado: contém todos os nutrientes necessários para manter o consumo diário e pode substituir a ração seca.
- Alimento complementar ou petisco: não possui todos os nutrientes essenciais, e deve ser oferecido como agrado e sempre com moderação, nunca como fonte de alimento.
- Alimento terapêutico ou veterinário: uso com orientação e acompanhamento de um médico veterinário e coadjuvante.
Já para quem pergunta se pode misturar ração seca e ração úmida (sachê), a profissional sugere: “Podemos considerar o uso no modelo misto, usando ração seca e complementando com o sachê. Apenas consultar o médico veterinário para fazer o cálculo diário de cada proporção.”

Com o sachê, gato é beneficiado de diferentes formas
Os benefícios do sachê para gatos são inúmeros. Para começar, o sabor e textura do alimento agradam bastante os felinos, pois se aproximam bastante da alimentação natural da espécie. Além disso, a médica veterinária destaca três grandes vantagens de oferecer sachê para gato:
- Mais consumo de água na dieta (ingestão hídrica);
- Mais palatável;
- Ajuda na prevenção de problemas urinários e renais, devido ao maior teor de água.
Por esses motivos, o sachê para gatos filhotes, adultos e idosos é considerado um grande aliado. Para completar, o alimento costuma ser ainda mais recomendado em algumas situações específicas, como quando a quando a hidratação é insuficiente ou o animal sofre com problemas urinários e renais. Andresa também revela que gatos com sobrepeso, baixo apetite, idosos ou com dificuldade de mastigação devem fazer uso do alimento.
“A frequência recomendada depende do animal, se é manutenção, necessidade especial, perda ou ganho de peso. É importante consultar o médico veterinário para avaliação do consumo”, orienta.
Como escolher o melhor sachê para gatos?
Se você está pensando em comprar uma caixa de sachê para gatos e quer saber qual é o melhor alimento do mercado, é importante dar uma boa pesquisada. De acordo com a médica veterinária, a escolha do melhor sachê para gatos envolve vários fatores que devem ser considerados, como:
- Verificar a composição (se é um alimento completo);
- Considerar a idade e o estilo de vida do gato;
- Textura e sabor de preferência do seu pet;
- Necessidades específicas;
- Optar por marcas confiáveis e super premium;
- Conversar com o veterinário da sua escolha, devido a alguma condição de saúde do seu gato.
Seguindo essas dicas, é possível garantir a melhor nutrição para o seu amigo de quatro patas!