Com a chegada do final do ano e das festas comemorativas, já entra em cena a preocupação com um dos principais barulhos que cachorros não gostam: o temido som dos fogos de artifício. Contudo, não é só esse barulho que incomoda a audição canina. Além dele, existem outros sons que os cachorros odeiam e que os deixam super estressados, e o Patas da Casa decidiu trazer um infográfico para te mostrar qual som irrita os cachorros. Vem conferir!
Qual barulho que cachorro não gosta?
1) Cachorro tem medo de fogos de artifício e sofre com a virada do ano
Cachorro, fogos e audição canina definitivamente não são uma boa combinação no universo animal, e não é muito difícil entender por que cachorro tem medo de fogos de artifício. A audição canina é super potente: eles conseguem captar frequências de até 4000 Hz. É um número quatro vezes maior do que os humanos, que identificam apenas entre 16 Hz e 2000 Hz. É por esse motivo que os sons muito agudos, como os de fogos de artifício, tendem a deixar o cachorro com medo.
É fundamental que os tutores saibam como acalmar o cachorro com medo de fogos. Para abafar os fogos, cachorro pode utilizar a técnica do Tellington Touch, um truque do pano criado pela canadense Linda Tellington-Jones, que é especialista em comportamento animal, para melhorar a relação entre os fogos e cachorro. A técnica consiste em envolver uma faixa no corpo do pet para deixar o animal mais tranquilo e relaxado. Os protetores de ouvido também são uma ótima opção para a festa do Ano Novo.
2) Os raios e trovões são um dos principais barulhos que cachorros não gostam
Assim como os fogos de artifício, cachorro pode ter medo dos barulhos de trovões e raios durante as tempestades. Inclusive, alguns cães, só de escutarem o barulho da chuva, ficam desesperados. Como o som dos trovões tem uma frequência baixíssima, o estrondo provocado por ele pode causar desconforto na audição canina, deixando o animal assustado.
Uma das dicas para acalmar o cachorro com medo de trovão é criar um ambiente seguro, com a caminha dele e cobertores que vão deixá-lo confortável. Dê preferência para um local em que o som fique mais abafado, como dentro do quarto. Outra dica bacana, que serve para proteger a audição do animal, é investir em um protetor de ouvido para cachorro.
3) Os eletrodomésticos, como o secador de cabelo, fazem barulhos que cachorros não gostam
Aspirador de pó, liquidificador, multiprocessador e até secador de cabelo: esses eletrodomésticos estão na lista de barulhos que cachorros não gostam de escutar. São produtos que emitem um barulho tão alto que pode deixar o pet incomodado, especialmente se eles não estão acostumados a ouvir. Para reverter esse quadro e ajudar o animal a superar esse medo, o tutor pode fazer uma introdução gradual do objeto e oferecer petisco para cachorro toda vez que o animal se comportar bem próximo a ele.
4) O som agudo das sirenes estão na lista dos barulhos que cachorros não gostam
Sons agudos e penetrantes, como os de sirene, também podem incomodar a audição do cão. Por ser um volume muito alto e uma frequência aguda, as sirenes podem deixar o cachorro estressado e irritado. Uma curiosidade super interessante é que algumas raças de cães, como o Husky Siberiano, podem confundir o som da sirene com o uivo de outros animais. Por isso, não se espante se você se deparar com um cachorro uivando quando escutar esse som.
5) Os balões de festa e plástico bolha fazem barulhos que cachorros não gostam
Se o som dos balões de festa estourando já é um incômodo enorme para os humanos, imagina para a audição canina. O barulho provocado pelo estouro pode assustar os peludos, por isso evite que o animal brinque com esse objeto para não deixá-lo nervoso. O som do plástico bolha estourando, embora não incomode todos os cães, também pode assustar os peludos.
6) Dentro os principais barulhos que cachorros não gostam, está a gritaria
O ouvido do cachorro é super sensível a sons altos, então ao escutar o barulho de pessoas gritando, mesmo que não tenha relação com o pet, pode causar estresse e inquietação ao animal. Por isso não é nada recomendado gritar com o cachorro quando ele faz algo errado. Além de traumatizar e deixar o animal com medo, esse tipo de atitude não corrige comportamentos indesejados. Inclusive, não é nada incomum se deparar com um cachorro chorando ou latindo em ambientes com muita gritaria e barulho.
Qual a frequência que incomoda cachorro?
Descobrir qual o som que cachorro tem medo não é tão difícil de adivinhar. Como dito anteriormente, quando falamos em cachorro, fogos de artifício, trovões, eletrodomésticos, sirenes, balões de festa e gritaria, é evidente que eles não se dão muito bem. Todos eles possuem um som grave, de alta frequência, que incomoda bastante a audição do animal. Por isso é muito importante evitar a exposição dos cães a esses sons.