Em casos de adoção animal, em que a maioria dos cães são resgatados da rua, é inevitável surgir a curiosidade de qual é a idade do pet. Contudo, decifrar a idade de cachorro nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente se ele já passou da fase de filhote. Mas existe um segredo bem simples e surpreendente que pode te ajudar nessa missão. Talvez você não saiba, mas ao examinar a arcada dentária do cachorro, é possível adivinhar mais ou menos quantos anos o peludo tem. Quer descobrir por quê e como? Confira as informações que o Patas da Casa reuniu para você.
É possível determinar a idade de cachorro?
Resgatou um cachorro de rua e quer descobrir a idade dele? Calma que há solução! Embora não seja possível descobrir exatamente quantos anos, meses e dias de vida um pet de rua tem, alguns sinais permitem chegar a uma resposta bem próxima da idade de cachorro. A coloração dos pelos, os olhos e o porte do cachorro são algumas das dicas que ajudam a revelar quantos anos o peludo tem. Contudo, analisar os dentes do cachorro também são uma ótima forma de identificar a idade aproximada do pet.
Os dentes de cachorro ajudam a revelar a idade do pet
Assim como nos humanos, a tendência é que ao longo da vida o dente de cachorro sofra alterações, o que pode ser um um indicativo de quantos anos ele tem. Um filhote de cachorro, por exemplo, possui dentes de leite bem pequenos e afiados, que caem quando o peludo completa uma certa idade. Já cachorros jovens, que já passaram pela troca dentária, apresentam dentes bem branquinhos e delimitados, como se fossem novinhos em folha.
O dente do cachorro adultos, por sua vez, tende a ser mais gastos e pode apresentar problemas bucais, como o tártaro. O desgaste natural ocorre devido a alimentação do cachorro e brincadeiras envolvendo mordidas. O mesmo acontece com o cachorro idoso. Com o passar dos anos, é natural que ocorra um desgaste dentário. Além disso, os cães velhinhos podem sofrer com a redução da densidade óssea, o que pode enfraquecer os dentes do cachorro, tornando suscetível a fraturas e até queda.
Como decifrar a idade de cachorro pelos dentes?
Para descobrir a idade de cachorro pelo dente, o tutor vai precisar ter um olhar bem atento para os dentinhos do animal. Em cada fase de vida do cachorro, os dentes apresentam características que ajudam a chegar em uma conclusão próxima da idade do pet. Veja algumas dicas para descobrir:
- Recém nascido: até 15 dias, o filhote de cachorro não possui nenhum dentinho na boca.
- Até 6 meses: é fácil identificar um filhote. Durante esse período, eles possuem 28 dentes de leite, caracterizados por serem bem finos, pequenos e branquinhos. Eles podem parecer inofensivos, mas muitos tutores reclamam dos arranhões que esses dentinhos provocam. Geralmente, eles costumam cair entre o quarto e sexto mês de vida do cachorro.
- Até 1 ano: após a queda dos dentes de leite, começa a nascer os 42 dentes permanentes na boca do cachorro. Durante esse período, é natural que os cães sintam um desconforto e coceira na gengiva provocado pelo crescimento do dente. Se você não quer que o peludo destrua móveis de casa, o recomendado é oferecer brinquedos para cachorro de morder, assim como fazem com os bebês.
- Entre 1 e 3 anos: já com todos os dentinhos na boca, esse é o período em que os dentes mais aparentam estar saudáveis. Eles são branquinhos, fortes e possuem um formato bem delimitado, sem desgastes.
- Entre 3 e 5 anos: nesse período, se o dente for bem cuidado, é provável que ele ainda esteja em boas condições. Contudo, é natural que ele comece a ficar mais amarelado e a acumular tártaro. Ele também pode apresentar um leve desgaste arredondado nas pontas.
- Após 5 a 7 anos: durante esse período, o tártaro em cachorro costuma ser bem comum. Além disso, os dentes podem apresentar uma coloração marrom próximo a gengiva.
- 7 a 10 anos: esse é o período em que o cão está entrando na velhice. Em média, o cachorro é considerado idoso quando completa 7 anos, mas isso pode variar dependendo do porte do animal. É muito comum o cachorro perder dente na velhice, especialmente se ele não recebeu os cuidados necessários com a boca ao longo da vida. Os dentes apresentam uma coloração mais escura e são bem mais frágeis.
Para uma conclusão mais assertiva sobre a idade do cachorro, o recomendado é sempre levá-lo ao veterinário. Lá, não só o dente será examinado, mas todo o corpo do cachorro. Dessa forma, vai ser possível descobrir a idade aproximada do pet e também os cuidados necessários de acordo com a fase de vida.