Cachorro

Como agir ao encontrar um filhote de cachorro abandonado na rua? É isso que os especialistas recomendam fazer

Publicado - 25 Dezembro 2024 - 15h00

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Encontrar um filhote de cachorro abandonado nas ruas é uma situação que mexe com o coração de qualquer um, especialmente para os amantes de pet. É muito difícil ver um ser tão pequeno e indefeso exposto a uma série de perigos na rua, vulnerável ao frio, à fome, a doenças graves e até acidentes. 

O instinto de ajudar e proteger o cãozinho acaba surgindo inevitavelmente. No entanto,  para que esse resgate não ofereça nenhum risco, tanto para o animal quanto para a pessoa que o resgatou, é fundamental seguir alguns cuidados importantes.  Veja o que especialistas recomendam fazer ao encontrar um cachorro abandonado nas ruas.

O que fazer quando achar um cachorro abandonado?

Se deparar com um cachorro abandonado pelas ruas é uma cena de partir o coração, mas infelizmente isso é muito mais comum do que parece. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 30 milhões de cachorros e gatos abandonados no Brasil, um número excepcionalmente alt. Por isso, com tantos cães abandonados por aí, é preciso estar preparado para lidar com casos como esse. 

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Veja como fazer o resgate de um cachorro abandonado:

  • O primeiro ponto e um dos mais importante é tomar cuidado ao se aproximar de um cachorro de rua. É importante que você se aproxime delicadamente do animal para não assustá-lo e nem se colocar em perigo. Para fazer isso de forma segura, você deve ficar abaixado na altura do pet, a alguns metros de distância, e falar de forma afetuosa e carinhosa para ganhar a confiança dele. Se ele se aproximar e começar a abanar o rabinho, é sinal que ele é um cachorro manso e está aberto à interação. 
  • Ao ganhar a confiança do animal, fica mais fácil ajudá-lo a sair dessa situação perigosa. Ao se aproximar, verifique se ele não tem nenhuma coleira com identificação. Se não tiver, especialistas recomendam levá-lo até uma consulta veterinária para verificar se o animal tem um microchip para cachorro e como está a saúde dele. Eles também recomendam que o manuseio do pet seja feito preferencialmente com o auxílio de luvas ou cobertores para evitar a transmissão de doenças perigosas para os humanos.
  • Por outro lado, se você perceber que o animal abandonado é um cachorro bravo, tenha MUITO cuidado. Infelizmente, muitos cachorros abandonados já viveram experiências traumatizantes nas ruas, então podem apresentar um comportamento agressivo como forma de proteção. Nesses casos, jamais coloque sua vida em risco se aproximando contra a vontade do animal. O que especialistas recomendam fazer em situações como essas é ligar para as autoridades e aguardar próximo ao pet até eles chegarem.
  • Após todos esses passos, é hora de decidir o que fazer com o cachorro abandonado. Se ele já tiver dono, você deve contatá-lo o mais rápido possível para que o tutor saiba que o pet foi resgatado e está seguro. Agora, se o cãozinho não tiver nenhuma identificação, você deve tentar buscar pelo verdadeiro dono do cão. Afinal, imagine a angústia que ele pode estar sentindo sem saber onde o pet está. Uma forma de tentar encontrá-lo é divulgando fotos do cachorro nas redes sociais para que outras pessoas compartilhem até a informação chegar ao tutor. Você também pode visitar clínicas veterinárias pela região onde o animal foi encontrado para ver se alguém conhece o animal.

Esses são os principais cuidados ao encontrar qualquer cachorro adulto abandonado por aí. No entanto, ao encontrar um filhote de cachorro sozinho nas, especialistas recomendam alguns cuidados extras.

O que fazer quando achar um filhote de cachorro na rua?

Ao encontrar um filhote de cachorro abandonado nas ruas, não se engane com a fofura dele. Assim como um cachorro adulto, o filhote também pode atacar quem se aproximar, especialmente se ele estiver se sentindo amedrontado e ameaçado.  Como ainda são muito novinhos e não tiveram muitas experiências nas ruas, é natural encontrar o filhote de cachorro com medo e assustado. Em situações como essa,  eles oferecem os mesmos riscos de transmitir zoonoses aos humanos. Por isso, não se deixe levar pela fofura do cão e ligue imediatamente para as autoridades.

Agora, se você se aproximou do cachorro filhote e ele não demonstrou nenhum tipo de agressividade, você deve levá-lo imediatamente ao veterinário, assim como o recomendado com cachorros adultos. Lembre-se que a imunidade dos filhotes de cachorro é bem mais frágil que a de cães adultos. Afinal, eles provavelmente não tomaram nenhuma vacina, então ficam mais suscetíveis a desenvolver doenças perigosas.

filhote de cachorro na rua triste
O filhote de cachorro abandonado precisa ser levado ao veterinário 

 

Ao ser levado para uma clínica,  o veterinário vai examinar o filhote de cachorro para ver como está a saúde dele e definir quais passos seguir. O primeiro passo é examinar o animal para ver se ele está infectado com alguma doença. Caso não esteja, é fundamental aplicar a vacina para cachorro filhote para proteger o pet e fortalecer a imunidade dele. Além disso, é importante checar se o animal não está infestado de carrapatos, pulgas e vermes, pois esses parasitas podem ser extremamente perigosos para a saúde dele.

Depois desses cuidados básicos, é hora de decidir o que fazer com o animal.  Algumas das opções recomendadas por especialistas é adotar cachorro ou buscar por famílias de confiança que estejam em busca de um filhote de cachorro para adoção. Caso você não tenha esse interesse, o melhor a se fazer é contatar alguma ong de animais abandonados. Eles fornecem abrigo temporário aos animais até encontrarem um lar definitivo para eles. 

Para quem ligar quando encontra um cachorro abandonado?

No Brasil, o abandono de animais é considerado crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605. A pena para quem abandona um cão ou gato pode chegar a 5 anos. Além disso, maus-tratos contra os animais também estão enquadrados nessa lei. Por isso, se você identificar alguém abandonando um animal, você pode ligar para o disque denúncia pelo telefone 181, de forma totalmente gratuita. Outra opção é ligar para o 190, número do departamento de polícia. Eles podem auxiliá-lo no resgate ao animal ou informar o número de algum serviço de controle de animais próximo da região.

O que dar para cachorro filhote abandonado?

Ao encontrar um adulto filhote de cachorro abandonado da rua, também é importante oferecer alguns cuidados para o bem-estar do animal. Como eles ficam sozinhos na rua, podem estar passando sede e fome, então é importante oferecer água ao cachorro o mais rápido possível. Depois de levá-lo para a consulta veterinária, você também pode comprar uma ração para cachorro que seja específica para a fase de vida do animal. 

Cachorro

Milagre de Natal: cachorro da Anitta é resgatado por bombeiros em um lugar inusitado e artista se emociona

A cantora Anitta passou um verdadeiro susto na véspera de Natal com o seu cachorro Charlie. O cão desapareceu no dia 24 de dezembro ...

Cachorro

Seu cachorro tem medo de fogos? Veja 5 dicas de experts para ajudá-lo

O cachorro com medo de fogos é uma situação muito mais comum do que imaginamos, especialmente durante as festas de final de ano. A a...

Cachorro

Como agir ao encontrar um filhote de cachorro abandonado na rua? É isso que os especialistas recomendam fazer

Encontrar um filhote de cachorro abandonado nas ruas é uma situação que mexe com o coração de qualquer um, especialmente para os ama...

Adote um animal

Há 16 anos era lançado um clássico filme de cachorro que fez o mundo se apaixonar pela raça do protagonista. Você sabe qual é?

Há exatos 16 anos atrás, foi lançado um filme de cachorro que encantou - e continua encantando - o coração de milhares de espectador...

Cachorro

Milagre de Natal: cachorro da Anitta é resgatado por bombeiros em um lugar inusitado e artista se emociona

A cantora Anitta passou um verdadeiro susto na véspera de Natal com o seu cachorro Charlie. O cão desapareceu no dia 24 de dezembro ...

Cachorro

Seu cachorro tem medo de fogos? Veja 5 dicas de experts para ajudá-lo

O cachorro com medo de fogos é uma situação muito mais comum do que imaginamos, especialmente durante as festas de final de ano. A a...

Cachorro

Como agir ao encontrar um filhote de cachorro abandonado na rua? É isso que os especialistas recomendam fazer

Encontrar um filhote de cachorro abandonado nas ruas é uma situação que mexe com o coração de qualquer um, especialmente para os ama...

Alimentação

Colocar água no sachê ou não? Essa é a opinião do seu gato e a dos especialistas sobre a prática

Durante muito tempo, o sachê para gatos era visto com desconfiança pelos tutores. Na visão deles, esse alimento estava associado a p...

Ver todas