Será que você sabe como dar banho em cachorro no frio? Essa é uma dúvida bastante comum quando as temperaturas caem. Também há quem pense que os doguinhos não precisam manter essa rotina de higiene no outono e inverno, mas a verdade é que pode dar banho no cachorro no frio, sim. Esse é um cuidado importante para deixar o animal limpinho, cheiroso e livre de impurezas e outros problemas.
A grande questão é que, nessas estações, devemos ter uma atenção redobrada para que o cãozinho não sofra com as baixas temperaturas. Veja abaixo algumas dicas de como dar banho em cachorro no frio para não errar mais!
1) O banho em cachorro no frio deve acontecer em ambientes fechados
Evite lugares abertos ou que tenham correntes de ar na hora de dar banho em cachorro. No frio, esses espaços acabam favorecendo o desenvolvimento de doenças respiratórias, como a gripe canina ou tosse dos canis. Além disso, aumenta a probabilidade de casos de hipotermia. Portanto, a melhor dica é sempre optar por ambientes fechados e livres de corrente de ar.
2) Se for dar banho em cachorro no frio, a água deve estar morna
Para não ter um cachorro com frio, é fundamental se atentar à temperatura da água durante os banhos. Ela não pode estar muito gelada, ou o cãozinho ficará bem incomodado. Também não pode estar muito quente, ou poderá queimar a pele do animal. O ideal mesmo é dar banho em cachorro no frio com uma água bem morninha.
3) A tarde é o melhor período para dar banho em cachorro no frio
Nem tão cedo de manhã, e nem à noite: a recomendação é que o banho de cachorro no frio aconteça nos horários mais “quentinhos” do dia. Ou seja, entre 11h e 15h. Se o dia estiver ensolarado, é melhor ainda, pois você garante que o cãozinho vai usufruir de alguns minutinhos exposto ao sol (o que pode melhorar a sensação térmica).
4) Como dar banho em cachorro no frio: não esqueça da secagem
Depois do banho, um cuidado que não deve ser deixado de lado é a secagem dos pelos. Além de ser uma forma de evitar um cachorro gripado e doente, essa é a melhor maneira de evitar problemas de pele, uma vez que ambientes úmidos favorecem a proliferação de fungos e bactérias.
Para secá-lo, você deve usar uma toalha limpa e seca, e também um secador para cachorro. O ideal é manter uma certa distância entre o secador e a pele do animal, para evitar queimaduras e outros problemas.
5) O banho à seco também pode ser uma opção no inverno
Até pode dar banho em cachorro no frio com água, sabão e shampoo apropriado para pets. No entanto, uma outra possibilidade que também pode ser considerada é o banho seco para cachorro. É possível encontrar produtos específicos para isso em pet shops e lojas especializadas. Geralmente, eles são disponibilizados em spray, mas também tem versões em pó e outros formatos.
Redação: Juliana Melo