Saber como dar comprimido para gato não costuma ser nada fácil. Os bichanos se estressam e muitas vezes rejeitam o medicamento, principalmente por causa do gostinho ruim. Mas sabia que existem algumas técnicas que facilitam esse processo? “Zero estresse é impossível pois ninguém gosta de ser forçado a nada, especialmente os gatos. Mas podemos minimizar esse estresse com algumas dicas”, é o que diz Vanessa Zimbres, médica veterinária especialista em gatos. Veja a seguir que dicas são essas!
1) Como dar comprimido para gato: o tamanho da cápsula é importante
Uma das melhores dicas de como dar remédio para gato é se atentando, principalmente, ao tamanho do comprimido. Isso porque, segundo Vanessa, o ideal é que os comprimidos — especialmente os mais amargos — não encostem na língua do gato. A ideia é evitar que o animal sinta o gosto, que não é agradável para o paladar felino, e nem tenha salivação excessiva por causa disso.
2) Usar cápsulas gelatinosas faz diferença na hora de como dar comprimido para um gato
O que deixa o gato estressado na hora de tomar um remédio é ter que ficar abrindo a boca várias vezes para tomar várias medicações ao mesmo tempo, conforme a médica veterinária explica. “Eu recomendo que, se for possível, o tutor adquira capsulas gelatinosas vazias em farmácias de manipulação ou mesmo na própria clínica veterinária, abra as cápsulas e coloque dentro delas o máximo de medicamentos que couber para administrar várias medicações de uma vez.”
A ideia aqui é evitar que o gatinho tenha que abrir a boca muitas vezes seguidas, o que pode ser cansativo e estressante para ele. No entanto, também é necessário saber se é possível fazer isso com os medicamentos administrados. “É muito importante verificar com o veterinário responsável se a interação entre as medicações podem ser feitas de uma vez”, orienta.
3) O aplicador de comprimidos para gatos pode ser um aliado, mas exige cuidado
Uma das formas de como dar comprimido para gato é com o auxílio de um aplicador de comprimidos. Ele parece uma seringa e vem com uma ponteira de silicone acoplada na extremidade, que é onde o remédio vai ser inserido.
Sobre esse acessório, a profissional diz: “[O aplicador de comprimidos] pode ajudar, mas é muito importante tomar cuidado para que a parte de borracha do aplicador não se desprenda e o gato engula.” Geralmente, o aplicador de comprimidos é indicado para gatos mais bravos que podem morder a mão do tutor na hora de tomar remédio.
4) Como dar remédio para gato: você pode misturar o comprimido com algo palatável
Outra dica valiosa de como dar comprimido para um gato é macerar e misturar o medicamento com algo palatável (mas não necessariamente a ração do gato nem petiscos que ele gosta). De acordo com Vanessa, a ideia é: “Fazer uma “massinha” e “sujar” o cantinho da boca do gato ou a patinha para que ele se limpe e lamba a mistura com a medicação (sempre medicamento palatável).”
5) Recompensar o animal no final ajuda bastante no processo
Não importa qual estratégia você tenha usado, um dos pontos mais importantes é a recompensa no final. Isso porque, além de saber como dar comprimido para gato, o tutor deve estimular o bom comportamento do animal e dar um agradinho a ele como forma de recompensar o estresse gerado. Você pode fazer isso dando um pouquinho de sachê para gatos, ou então o petisco preferido do pet.
Bônus: na hora de medicar seu pet, nunca coloque o comprimido junto da ração
Diferente de dar remédio para cachorro, que muitas vezes pode ser ‘camuflado’ na ração, não se recomenda colocar misturar nenhuma medicação na alimentação do gato. De acordo com a veterinária Vanessa, isso é totalmente contra indicado porque o gato pode criar aversão ao alimento ou ao petisco que ele gosta. Isso, consequentemente, pode causar ainda mais estresse ao animal, além de não conseguir fazer com que ele tome o remédio.
“Gatos não se enganam com medicações misturadas ao alimento, salvo pouquíssimos medicamentos que são palatáveis e feitos para gatos. E, nesse caso, eles devem ser macerados e misturados em algo novo que o gato ainda não conheça e não o que ele já gosta de comer”, orienta.
A especialista ainda destaca que, para quem se pergunta como dar remédio líquido para gato, essa não é a melhor opção (a não ser que ele seja palatável). “Mesmo sendo palatável, deve ser em pouco volume e, ao administrar, colocar de meio em meio ml para que o gato vá engolindo de pouquinho”.
Ainda assim, vários remédios em gotas, especialmente dipirona e tramadol, são impossíveis de serem administrados sem que o gato tenha salivação e se sinta incomodado com o gosto forte. “E pior, [eles] não vão ingerir a dose adequada da medicação, comprometendo a eficácia do tratamento”, alerta Vanessa. Por esse motivo, é melhor aprender como dar comprimido para gato do que medicamentos líquidos.