O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro mais conhecidas do mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ideia, de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o Bulldog Francês ocupa a quarta posição das raças mais populares no Brasil. Com tantos admiradores espalhados mundo afora, espera-se que a convivência com esses peludos seja tranquila e prazerosa, mas será que é mesmo? Se você é fã da raça e sempre sonhou em ter um Bulldog, confira como é viver com esse cachorro pequeno e famoso.
O Bulldog Francês é um cachorro muito sociável e carinhoso
Se você está pensando em adotar cachorro da raça Bulldog Francês, mas não faz ideia de como é o dia a dia com esse peludo, pode ficar despreocupado, pois não há nada mais prazeroso do que dividir a vida com um cãozinho da raça. A convivência com o cachorro Buldogue é super tranquila e agradável, principalmente devido à personalidade do animal.
O Bulldog Francês é um cãozinho extremamente carinhoso, simpático e carismático. Geralmente, ele se dá bem com todo mundo, e por ser animado, não dispensa brincadeiras para cachorro divertidas e estimulantes. Inclusive, por ter esse perfil mais animado e brincalhão, o Bulldog é uma das raças de cachorro mais indicadas para quem tem criança em casa.
O Bulldog Francês pode ser um pouco ciumento
O único problema é que esse cão tende a ser territorialista, o que pode complicar um pouco a relação dele com outros animais da casa. Além disso, os Bulldogues são animais leais ao dono, valorizam momentos ao lado da família e costumam ser bastante apegados ao tutor. Por isso, também podem sentir um pouco de ciúmes do dono.
Para evitar que ele desenvolva um comportamento mais agressivo e ciumento com outros animais e pessoas, é importante estimular o Bulldog Francês filhote a se relacionar com outros pets. Dessa forma, o cãozinho vai se acostumar com a presença de outros bichos e aprender a se comportar ao lado deles. Vale dizer que o Buldogue Francês costuma ser um cachorro teimoso, por isso, é preciso ter um pouco de paciência durante o adestramento dele.
O que o Bulldog Francês mais gosta de fazer?
O Bulldog Francês é com certeza uma das raças de cachorro mais sociáveis que você vai encontrar, então é claro que esse peludo adora ser o centro das atenções. Eles valorizam momentos de interação com humanos, seja para receber um carinho, para brincar e até passear. Além disso, como são carinhosos, eles valorizam demais um tempo de qualidade ao lado deles.
Pode deixar o Bulldog Francês sozinho?
Uma das grandes questões do Bulldog Francês é que essa raça tem tendência a desenvolver um problema que pode fazer muito mal para o pet: a ansiedade de separação em cachorro. Esse é um transtorno causado pelo forte apego que alguns cães tendem a desenvolver em relação aos seus tutores, como se fossem dependentes da companhia deles o tempo todo. A ansiedade de separação prejudica o bem-estar do pet, já que deixa o animal mais ansioso, estressado, inquieto e infeliz na ausência do tutor.
O Buldogue, por ser um animal extremamente leal ao dono e apegado ao tutor, sofre com o problema. Os cães podem apresentar comportamentos indesejados quando os tutores saem, como roer móveis, destruir objetos e latir excessivamente. No entanto, existem algumas dicas que o tutor pode seguir para evitar que o pet desenvolva esse quadro, entre eles o adestramento e uso de enriquecimento ambiental.
O que o Bulldog Francês gosta de brincar?
Considerado brincalhão e divertido, o Bulldog Francês não resiste às brincadeiras de cachorro. Entre as brincadeiras favoritas desse pet, pode variar muito, mas alguns brinquedos para cachorro fazem o maior sucesso entre o Bulldog Francês: é o caso das cordas para brincadeiras de puxar, bolinhas e a pelúcia para cachorro. Eles também valorizam bastante brincadeiras ao lado do tutor, já que gostam muito de estar na companhia dele.
Como saber se o Bulldog Francês está feliz?
Identificar um cachorro feliz é algo super simples: basta observar atentamente o comportamento do pet que você vai descobrir se ele está se sentindo bem ou não. No caso do bulldog Francês, é mais simples ainda, porque cães dessa raça costumam apresentar um olhar alegre e um sorriso que deixa claro quando ele está animado. Mas outros sinais também podem indicar a felicidade do Bulldog Francês, como:
- Cachorro balançando o rabo
- Postura relaxada
- Apetite em dia
- Sono regular
Cães da raça que não apresentarem esses sinais citados acima podem estar tristes e precisando de estímulos para se manterem felizes. Para que o Bulldog se sinta feliz, você deve dar atenção a ele no dia a dia, estabelecer uma rotina de passeios, momentos de carinhos e muitas brincadeiras. Dessa forma, com certeza ele vai ficar super satisfeito de conviver com você.
Quanto custa um cachorro Buldogue?
Se você se interessou pela personalidade desse cãozinho, saiba que não é tão barato comprar um Bulldog Francês. Valor de um cão da raça pode variar entre R$3 mil a R$8 mil. O preço vai depender do sexo, cor, características físicas e o pedrigree do animal. Mas de maneira geral, as fêmeas tendem a ser mais caras que os machos.