O bicho do pé em cachorro é algo mais comum do que se imagina e que pode causar muito incômodo no animal, inclusive atrapalhando ele a andar. As larvas de cor marrom avermelhado chegam a medir 1mm de comprimento e alojam na pata do cachorro depois de perfurarem a pele. O parasita é mais comum em locais arenosos, quentes e secos - isto é, as áreas rurais e praias são mais propensas a casos de bicho de pé no cachorro, mas isso não quer dizer que animais de outras regiões estão livres do problema. Reunimos a seguir algumas informações sobre como cachorro pega bicho pé e como o problema afeta a vida do animal.
Quais os sintomas do bicho de pé de cachorro?
O bicho de pé em cachorro é causado por larvas fêmeas que se alimentam do sangue do animal enquanto libera ovos no intuito de se reproduzir. Em sete dias, uma única larva consegue expelir cerca de 150 ovos. O parasita sobrevive por pouco tempo no corpo do cachorro, mas como a reprodução é rápida e intensa, a infestação dificilmente será controlada se o animal não receber os cuidados devidos.
Para identificar um cachorro com bicho de pé, é importante prestar atenção em alguns comportamentos diferentes na rotina do animal, como coceira nas patas e dificuldade para andar. Ao observar bem a pata do cachorro, será possível perceber uma lesão aparente.
O bicho de pé de cachorro é ainda uma porta de entrada para outras infecções, já que a ferida fica aberta e outros micro-organismos podem se aproveitar da situação para "invadirem" o corpo do animal. Além do mais, o bicho de pé também representa um problema para os tutores, já que as larvas que se procriam no cachorro podem passar para o chão e, assim, entrarem em contato com pés humanos.
Como prevenir bicho de pé no cachorro?
Diferente dos humanos, os cachorros são mais expostos a esse tipo de problema. Isso acontece porque os doguinhos estão sempre com as patas em contato com o chão. Os cães que vivem em regiões ribeirinhas, praias e áreas rurais têm mais chances de serem acometidos pelo problema. Não importa o tempo em que o animal fica exposto, já que uma simples volta na praia é suficiente para o cachorro ter contato com o bicho de pé. É por isso que é indispensável limpar a pata do cachorro depois do passeio e checar se não tem nada anormal.
Caso encontre um bicho de pé na patinha do seu cachorro, o ideal é levá-lo a uma clínica veterinária para que a remoção seja feita do jeito correto.
Bicho de pé em cachorro: como tirar?
Tirar o bicho de pé de cachorro por conta própria está longe de ser o ideal: além de acabar machucando o pet, as receitas caseiras não garantem que o problema acabará de vez. Em uma situação de emergência, porém, saber como eliminar bicho de pé na pata de cachorro pode ajudar. Entre os tratamentos caseiros mais conhecidos estão o chá de calêndula e a solução em própolis. A imersão em chá de calêndula deve ser feita no pet duas vezes ao dia: basta deixar as patas dele de molho no líquido por aproximadamente 20 minutos. Misturar um pouco de vinagre no chá pode ajudar a eliminar o problema por conta da acidez do ingrediente.
O extrato de própolis para tratar bicho de pé no cachorro deve ter a concentração mínima de 11%. O recomendado é usar uma gota em cada ponto de infestação quatro vezes ao dia por pelo menos cinco dias seguidos. Lembre-se que as receitas caseiras só devem ser utilizadas em último caso ou em situações de emergência. O ideal é levar o pet a uma consulta com o veterinário para que o parasita seja retirado da forma correta.
Redação: Hyago Bandeira