A campainha toca e, de repente, você se vê pensando em como acalmar cachorro para que o visitante que está na porta possa entrar tranquilamente na sua casa. Só quem já passou por essa situação sabe o quanto ela pode ser tensa! Afinal, todo tutor quer que seu pet seja querido por seus familiares e amigos, e que a convivência entre eles seja boa. Como fazer o cachorro parar de latir quando chega visita é importante, mas a situação inversa também pode ser um desafio: às vezes, os cães ficam tão eufóricos com uma pessoa nova em casa que se tornam carinhosos demais, tentando lamber ou até mesmo “cruzar” com a perna do seu convidado. A seguir, você vai ver um passo a passo simples que vai te poupar dessas situações constrangedoras envolvendo seu cachorro. Acompanhe!
Passo 1: o que fazer para o cachorro parar de latir?
Cães são animais territorialistas. Alguns vão demonstrar esse comportamento mais claramente, outros menos. Mas o fato é que, quando alguém que ele não está acostumado a dividir o espaço doméstico chega, ele vai se apressar em te avisar. É um comportamento natural, mas que pode ser extremamente incômodo para você, para o seu convidado e também para os vizinhos quando se torna compulsivo. O som da campainha, à princípio, é um estímulo neutro para os peludinhos. Mas, com o passar do tempo, ele aprende que logo após o ruído alguém diferente vai entrar em sua casa. E aí, basta ouvir o toque para ele começar com os latidos. O segredo de como fazer o cachorro parar de latir quando chega visita é fazer com que ele desaprenda essa associação. Peça a alguém que toque a campainha, sem a intenção de entrar em sua casa, e ignore os latidos que virão. Depois de algumas repetições - que podem ser feitas com intervalos de dias - o cão vai começar a ignorar a campainha. Nesses momentos, recompense o seu bom comportamento com elogios ou até mesmo petiscos.
Passo 2: entendendo por que cachorro late para algumas pessoas
Pode acontecer de o seu cachorro cismar com pessoas específicas, se mostrando contrariado com a presença delas por meio de latidos, rosnados ou até mesmo avançando e tentando morder. Nesse caso, é tão importante observar a postura do visitante quanto o comportamento de cachorro. Com seu olfato poderoso, um cão pode farejar o medo que uma pessoa sente dele, e também perceber expressões faciais e corporais que mostram desconforto. Nessas situações, os cães tendem a se sentirem mais confiantes para agirem como um líder de matilha, com postura dominante. Se você vai receber em casa alguém que tem medo de cachorro, peça para que essa pessoa faça o possível para ignorar os latidos do cão. Se o animal tentar avançar, uma boa ideia é deixá-lo em outro cômodo da casa, para que se acalme. Utilizar uma focinheira para cachorro pode deixar a visita mais segura, mas faz com que o dog faça uma associação negativa quanto às visitas, por isso é melhor deixar esse recurso para último caso.
Passo 3: como socializar cachorros na rua para melhorar seu comportamento em casa
Quando um cão não passeia na rua, ele acredita que sua casa é o mundo todo e que sua família são as únicas pessoas que existem. Imagina o susto do animalzinho ao ver outra pessoa, com cheiro nada familiar, “invadindo” seu território? Até dá para compreender o mau comportamento, não é mesmo? Para evitar que a percepção do doguinho seja essa, a socialização desde filhote é fundamental. Quanto mais o cachorro passeia na rua, mais ele se acostuma a outras pessoas, outros animais e situações fora da sua rotina. Quando o esquema vacinal do filhote estiver completo, lance mão de uma coleira ou peitoral e uma guia, e comece a andar pela vizinhança. Levar seu cachorro para visitar a casa de outras pessoas também é uma boa ideia, desde que o anfitrião concorde, é claro.
Passo 4: como ensinar cachorro a obedecer e se afastar quando ele gosta demais da visita
Alguns cães podem gostar até demais de receber visitas, demonstrando a alegria por meio de pulos, lambidas ou se agarrando às pernas dessas pessoas, o que não deixa de ser algo incômodo. A explicação para esse comportamento pode estar em um excesso de energia estagnada e no tédio, principalmente quando o cãozinho não brinca o suficiente, não recebe treinamento ou não passeia. Nesses casos, como fazer o cachorro obedecer vai um pouco mais além do que o comando “não”: é preciso criar uma rotina estimulante para o pet, para que ele esteja relaxado quando as visitas chegarem e demonstre sua alegria apenas abanando o rabo.