Alimentação animal

Como escolher o melhor sachê para gatos renais? Veja o que olhar no rótulo do produto, segundo nossos especialistas

Publicado - 27 Novembro 2024 - 17h11

Atualizado - 27 Novembro 2024 - 17h11

Foto da Andresa Esteves - Médica Veterinária

Andresa Esteves / Médica Veterinária

CRMV-SP: 29.424

Médica Veterinária, Mestra em produção animal pela Universidade Camilo Castelo Branco, com foco na Nutrição de Cães e Gatos, Atualmente, atua na indústria de pet food como Representante de Informação Veterinária na Nestlé Purina.

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O sachê para gatos foi por muito tempo visto como um grande vilão na dieta felina. No entanto, essa concepção mudou completamente quando os veterinários começaram a destacar os vários benefícios que esse alimento pode oferecer, especialmente para gatos com problemas renais. Isso porque, além de serem ricos em água, alguns sachês são formulados especialmente para gatinhos com Doença Renal Crônica (DRC), o que ajuda a prolongar e melhorar a qualidade de vida do animal.

Mas é claro que com tantas opções de sachê disponíveis, não é tão fácil decidir qual é a melhor ração úmida para gatos com problemas renais. Pensando em facilitar essa escolha, a médica veterinária Andresa Esteves contou o que observar no rótulo do produto para escolher o melhor sachê para gatos renais.

Como escolher o melhor sachê para gatos renais?

A doença renal crônica em gatos é uma condição super comum entre os felinos. Ela é caracterizada por lesões nas células renais que acabam comprometendo o funcionamento do órgão. Essa é uma doença muito comum em um gato idoso, pois conforme o bichano envelhece, é natural que as células deixem de funcionar adequadamente. Mas, apesar dessa doença não ter cura, existem alguns cuidados que os tutores podem tomar para controlar a evolução do quadro.

Imagem Quiz:Sachê para gatos: qual o nível de amor do seu bichano por ração úmida?

Sachê para gatos: qual o nível de amor do seu bichano por ração úmida?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

A oferta de sachês para gatos com problemas renais é um desses cuidados. Isso porque, segundo a médica veterinária Andresa, o sachê para gato ajuda a manter o sistema urinário do felino funcionando corretamente, graças à alta umidade do produto. A hidratação que esse produto oferece também facilita a eliminação de toxinas, mantendo os rins saudáveis e prevenindo a formação de pedras.

Mas como escolher o melhor sachê para gatos renais? “Existem diversas opções de rações comerciais formuladas especificamente para gatos com DRC. Essas rações são desenvolvidas com uma composição balanceada de nutrientes, levando em consideração a necessidade de proteínas de alta qualidade, redução de fósforo e inclusão de ácidos graxos ômega 3. Ao escolher uma ração comercial, é importante procurar marcas de qualidade e que ofereçam informações claras sobre os níveis de proteína, fósforo e outros nutrientes essenciais”, explicou Andresa.

Qual a diferença entre o sachê tradicional e o sachê para gatos renais?

felino comendo sachê para gatos
O sachê para gatos é um alimento rico em água

Embora possam parecer semelhantes, o sachê para gatos com doenças renais possui uma composição diferente dos sachês ‘normais’. De acordo com a veterinária, o sachê para gato renal possui uma quantidade reduzida de fósforo, nutriente que, em excesso, pode levar ao desenvolvimento da hiperfosfatemia, condição que pode ser tóxica e afetar negativamente as funções do organismo e que contribui para a diminuição da expectativa de vida do gato

Além disso, o sachê para gato renal contém menor quantidade de proteínas, já que esse nutriente pode sobrecarregar os rins. Uma dieta com baixo teor proteico proporciona um menor acúmulo de resíduos nitrogenados e toxinas nocivas ao organismo do animal, além da diminuição da proteinúria e a redução do estresse oxidativo renal. 

Para completar, a especialista também informou que os sachês para gato renais possuem uma quantidade adequada de ácidos graxos, como o ômega 3,  nutriente que possui propriedades anti inflamatórias que ajudam a proteger os rins.

Sachê para gatos renais costuma ser mais indicado do que a ração seca 

A ração para gatos com problemas renais pode ser encontrada tanto na versão seca quanto na versão úmida (chamados de sachês). No entanto, é muito comum que especialistas recomendem a ração úmida para gatos com problemas renais. Andresa Esteves explicou qual é a diferença entre esses dois alimentos e porque o sachê para gatos renais é indicado nesses casos:

“A ração seca e a ração úmida têm características diferentes que podem afetar a saúde dos gatos, especialmente aqueles com Doença Renal Crônica (DRC). A ração seca é geralmente mais conveniente e pode ajudar a manter os dentes limpos devido à sua textura crocante. No entanto, muitos gatos com Doença Renal Crônica tendem a não beber água suficiente, o que pode agravar a desidratação e a saúde renal. Por outro lado, a ração úmida contém uma maior porcentagem de água, o que ajuda a manter o gato hidratado e pode ser benéfico para a saúde urinária.”

Outro ponto importante é que os gatos costumam achar a ração úmida mais atraente devido a textura macia e o sabor agradável do alimento.  Quanto a isso,  a profissional explicou que uma combinação de ração seca e úmida na dieta felina pode ser uma abordagem eficaz para a manutenção da saúde do pet com problemas renais. Gato que segue essa dieta vai conseguir ter todos os nutrientes que precisa para se manter saudável, mas é importante que os tutores sigam a orientação passada pelo médico veterinário.

Problemas renais em gatos exige outros cuidados

Garantir uma alimentação adequada para o gato com problema renal é apenas um entre os vários cuidados que os tutores precisam ter com esses animais. Além da alimentação, a médica veterinária Andresa compartilhou um cuidado que é indispensável na vida de um pet com problemas renais: a hidratação. Gato que apresenta essa condição precisa estar bem hidratado no dia a dia, pois a água é fundamental para filtrar os rins comprometidos do pet, o que ajuda a diluir as toxinas.

Por isso, a especialista recomenda que os tutores incentivem os gatos a consumir líquidos, seja por meio das rações úmidas ou de outras maneiras. Uma dica para incentivar a hidratação felina é investir no filtro de água para gatos, um acessório que chama a atenção do pet e o estimula a beber água. 
 

Alimentação

Como escolher o melhor sachê para gatos renais? Veja o que olhar no rótulo do produto, segundo nossos especialistas

O sachê para gatos foi por muito tempo visto como um grande vilão na dieta felina. No entanto, essa concepção mudou completamente qu...

Cachorro

Vale a pena comprar um aspirador robô para casa com pets? Tutores opinam!

Quem convive com animais de estimação sabe que encontrar pelo de cachorro e gato espalhado por toda a casa é algo inevitável. Apesar...

Cachorro

Ração para cachorros cardiopatas: especialista desvenda como o alimento age no organismo de cães com insuficiência cardíaca

Já se perguntou quanto tempo vive um cachorro cardíaco? Embora essa seja uma questão difícil de ser respondida, existem vários fator...

Comportamento

Quantas horas os gatos dormem por dia? Essas são as principais curiosidades sobre os cochilos felinos

Uma das cenas mais comuns na vida de um pai de pet é chegar em casa e encontrar o gato dormindo. Parece que os bichanos têm um sono ...

Alimentação

Como escolher o melhor sachê para gatos renais? Veja o que olhar no rótulo do produto, segundo nossos especialistas

O sachê para gatos foi por muito tempo visto como um grande vilão na dieta felina. No entanto, essa concepção mudou completamente qu...

Cachorro

Vale a pena comprar um aspirador robô para casa com pets? Tutores opinam!

Quem convive com animais de estimação sabe que encontrar pelo de cachorro e gato espalhado por toda a casa é algo inevitável. Apesar...

Cachorro

Com quantos anos o cachorro fica idoso? Os sinais mais comuns e o que você precisa saber sobre a terceira idade canina

Quando o cão começa a desacelerar e apresentar mudanças no corpo e no comportamento, é sinal de que ele está entrando na terceira id...

Cachorro

Ração para cachorros cardiopatas: especialista desvenda como o alimento age no organismo de cães com insuficiência cardíaca

Já se perguntou quanto tempo vive um cachorro cardíaco? Embora essa seja uma questão difícil de ser respondida, existem vários fator...

Ver todas