Gato castrado foge e um cão assustado pode escapar durante as comemorações de final de ano, principalmente no momento dos fogos. Mas isso não quer dizer que os eventos são motivos de estresse para os pets e a família. Saiba que é possível celebrar com segurança e tanto o Natal, quanto a virada de ano, na companhia dos animais de estimação. Se você não quer ver o cachorro fugindo de casa ou quer evitar fuga de gato, veja agora algumas medidas importantes que devemos tomar com os pets no fim de ano.
Como impedir o gato de fugir durante as festas? E o cachorro?
Cartazes dizendo que o cachorro fugiu de casa são mais comuns após as festas de fim de ano. Os gateiros também sofrem com isso: como achar gato perdido pode ser uma tortura. As duas situações são muito chatas para os donos de pet, mas a boa notícia é que é possível aproveitar a farra de forma segura (e convenhamos, ninguém quer começar o ano procurando o cachorro na rua ou vendo formas de como achar um gato perdido, não é mesmo?).
Primeiro: evite um ambiente estressante. Eles precisam se sentir confortáveis, se não farão o possível para fugir dali. Como solução, basta separar um espaço só para eles. Reservar um quarto adaptado, com brinquedos e espaço para dormir, é fundamental - principalmente para deixar o gato feliz nas comemorações de fim de ano. Os cães podem até ser mais sociáveis, mas também vão precisar de um descanso nesse lugar em algum momento.
O respeito ao espaço do animal doméstico também é imprescindível. A interação das pessoas com o pet deve ser mediada pelo tutor, ainda mais se tratando de crianças. Então, observe se o ele está afim de brincar ou receber carinho e acompanhe esse contato. Já os comandos, como “fica” e “vem” são importantes para controlar o cachorro e a casa telada evita fuga do gato o ano inteiro. Seguindo isso, o animal não vai querer sair de casa e você não precisa aprender como encontrar um cachorro perdido.
Como evitar fuga de gato ou cachorro durante os fogos com espaço só para eles
Como encontrar um cachorro perdido ou roubado, ou procurar um gato que sumiu, é muito difícil Só que ver eles apavorados durante os fogos de fim de ano também é assustador. Mas você sabia que é possível assistir às luzes com o animal tranquilo? Um cachorro com medo de fogos, por exemplo, precisa de muito estímulo auditivo para abafar todo o som: deixar ele no local mais silencioso da casa, ligar o rádio ou a TV e usar o método de amarração Tellington Touch são só algumas soluções.
Isso também funciona com os felinos. Para acalmar um gato com medo de fogos, experimente colocá-lo dentro de alguma caixa que vai abafar o barulho. Mas se ele quiser ficar debaixo da cama ou dentro do guarda-roupa, respeite essa decisão (é muito melhor ter esse cuidado do que buscar formas de como encontrar gato perdido). Interagir bastante com eles durante o dia também é interessante, pois eles podem dormir na hora dos rojões.
A cerca para evitar fuga de gatos ou cães também é uma medida de segurança
Nas festas de fim de ano, tudo pode acontecer: é gato fugindo de cachorro, criança correndo pela casa e por aí vai. Todo cuidado com animal é pouco e uma boa dinâmica durante todo o ano vai ajudar. Então já veja formas de como fazer seu cachorro parar de fugir, e coloque redes de proteção em janelas para não ter que pesquisar como encontrar um gato perdido. Cerca para gatos e cachorros também é uma acessório que ajuda a deixá-los dentro da festa em segurança, sejam eles Maine Coon, Labrador ou vira-latas. E o calmante para cachorro também pode ser um aliado, bem como o floral para gatos.
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes