O xixi de cachorro fora do lugar costuma ser um problemão na vida de muitos tutores. Geralmente isso acontece quando o cãozinho ainda não aprendeu a fazer suas necessidades no lugar certo, seja ele filhote ou adulto, e os principais alvos costumam ser os sofás e tapetes. Muitos tutores recorrem ao repelente para cachorro não urinar em determinados lugares, mas será que realmente funciona? Separamos algumas informações sobre o uso do produto.
Repelente para xixi de cachorro: como ele funciona?
O repelente para xixi de cachorro nada mais é do que uma mistura com substâncias que são desagradáveis para o olfato dos cães, mas que ao mesmo tempo não são prejudiciais para a saúde deles. Para fazer um repelente para xixi de cachorro geralmente se usam cheiros que o cão não gosta e que, como consequência, acabam afastando o animal daquele lugar em específico. Exemplos disso são os cheiros de vinagre, pimenta e álcool - mas, claro, os produtos vendidos nos pet shops podem vir com diferentes composições e fórmulas específicas.
A aplicação do repelente não tem mistério: basta borrifar a mistura para cachorro não urinar nos locais considerados “proibidos” para isso - como camas, estofados e tapetes. Vale destacar que não adianta simplesmente borrifar em toda a casa, porque o cachorro vai acabar se sentindo muito incomodado e isso pode prejudicar a convivência de vocês, então escolha os lugares certos para evitar a urina.
Alguns cuidados são necessários antes de usar o repelente para cachorro não urinar no lugar errado
Os tutores normalmente vão em busca do repelente para xixi de cachorro só depois que o animal já teve alguns incidentes e urinou onde não deve. Antes de tudo, é necessário limpar muito bem o local em questão, pois a urina dos cães contém uma substância chamada amoníaco que serve para marcar o território. Depois dessa marcação, o cachorro passa a identificar aquele ambiente como um lugar adequado para fazer suas necessidades, então a melhor forma de evitar que isso aconteça é higienizando tudo e retirando qualquer resquício de cheiro de xixi dali. Não esqueça de que alguns produtos são considerados tóxicos para os cães e, portanto, não devem ser utilizados. A água sanitária também está incluída nessa lista, pois ela contém amoníaco e pode atrair o cachorro para fazer xixi no local em vez de repelir.
Aprenda a fazer um repelente caseiro para cachorro não urinar em locais inadequados
Se você gostou deste produto e acha que ele vai ser vantajoso para o seu amigo, então que tal aprender a fazer um repelente para cachorro não urinar caseiro? É muito simples, e a receita a seguir só precisa de três ingredientes: uma fruta cítrica (pode ser limão, laranja ou até mesmo tangerina), água e bicarbonato de sódio.
O primeiro passo é espremer o suco da fruta escolhida, recolhendo pelo menos 100 mL. Em seguida, é só misturar com mais 50 mL de água e adicionar uma colher de bicarbonato até obter uma consistência homogênea. Despeje tudo em um borrifador e, por fim, é só usar essa mistura para cachorro não urinar no lugar errado. O melhor de tudo é que você pode usar quantas vezes você quiser no dia a dia até que seu peludo de quatro patas aprenda que não deve mais fazer xixi ali. O ideal é repetir o processo diariamente.
Redação: Juliana Melo